Quem leu as delícias que eu comi nas refeições do congresso, mês passado, talvez se lembre que no último dia uma das iguarias servidas era um patê de fígado. Lá tinha de fígado de galinha e de pato. Aqui eu só consegui o de galinha, e hoje resolvi me aventurar no preparo.
Esse aperitivo é super gourmet e suuuuuuuuper nutritivo. Você vai fazer sucesso ao servi-lo em qualquer ocasião.
Mas me lembrei de um detalhe importante: além de muito nutritivo, é uma comidinha pastosa que pode também pode ser oferecida a bebês muito novinhos, ainda sem dentinhos na boca. Pura saúde com um toque de sofisticação para os pequenos!!
Antes de contar o resultado final, deixem-me falar um pouco do preparo todo.
O fígado de galinha (eu comprei Korin, que não é a minha opção favorita, mas foi o que deu para achar assim rapidinho) é muito mais bonitinho que o de boi, não me pareceu tão “gosmento”…
Quando eu comecei a colocar os ingredientes na panela, uma mágica foi acontecendo na minha casa, tudo parou! Gente, vocês não imaginam que perfume fantástico se espalhou por tudo!!! Hoje, mais do que nunca, eu descobri que boa parte da gostosura de uma comida é o perfume que ela exala durante o preparo. Talvez por isso muitos restaurantes estejam perdendo a graça para mim…
Então o fígado ficou pronto, esperando apenas para ser processado. Mas aquela panela ficou tão apetitosa, que na próxima eu sirvo assim, como um prato principal mesmo, sem transformar em patê. Na hora das fotos do patê é que nos lembramos que a panela, com os fígados inteiros, deveria e merecia ter sido fotografada (a foto do patê pronto vem amanhã cedo!).
Foi lindo!
Para acompanhar a delícia, a mesa contava com pão de iogurte, queijos variados, uma boa manteiga e um bate papo muito agradável.
Nosso pequeno já dormia quando tudo ficou pronto, mas amanhã vai comer o pão no café da manhã. Esse pão ele come!
Ingredientes:
3 colheres de sopa de manteiga
450 g de fígado de galinha e/ou pato (você pode misturar os dois)
225 g de cogumelos, lavados, secos e picados
1 maço pequeno de cebolinha picada
2/3 de xícara de vinho branco seco (mas se você já tiver um vinho tinto aberto na geladeira, pode usar – o resultado também é muito bom)
1 dente de alho amassado ou finamente picado
1/2 colher de chá de mostarda em pó
1/4 de colher de chá de dill desidratado
1/4 de colher de chá de alecrim desidratado
1 colher de sopa de suco de limão
100 g de manteiga amolecida
sal à gosto
Modo de Preparo:
Derreta a manteiga numa frigideira (eu gosto de usar a de ferro).
Acrescente os fígados, cebola e cogumelos, mexendo ocasionalmente, por cerca de 10 minutos, até que o fígado ganhe uma coloração marrom.
Adicione o vinho, alho, mostarda, suco de limão e as ervas.
Leve à fervura e deixe cozinhar com a panela destampada até que todo o líquido tenha secado.
Deixe esfriar e passe para um processador junto com a manteiga amolecida.
Tempere à gosto e transfira para uma forma. Coloque na geladeira até esfriar muito bem.
Sirva com pães ou torradas integrais.
Aprenda mais
Quer mais receitas para o dia a dia? Não deixe de conhecer o meu livro 30 Dias de Comida de Verdade, disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF.
Puxa, Pat, isso me lembra minha infância…
Minha avó era húngara e usava bastante fÃgado de galinha na cozinha. Uma receita clássica é um patê feito com o fÃgado cozido batido com creme de leite e bastante páprica. Não lembro dos detalhes da receita, acho que vou pedir pra minha mãe!
Olá Pat
Gostaria de saber porque voce diz que o figado de galinha da Korin não é o seu preferido. sempre procuro comprar o frango da Korin , pois sei que os frangos são criados sem hormonios e sem antibioticos.
Voce tem algo contra ou indica alguma outra marca melhor?
Como faço para fazer o pão de mandioca que voce disse , na receita da massa de iogurte voce não cita a mandioca.
Obrigado desde já
Um abraço
Cida
Gostei muito da receita patê de figado galinha. É bem natural e só vai fazer bem aquem provar.
Olá, adoro fígado, mas estou com uma dúvida: não é um alimento com muito colesterol? Se puder me responder, ficarei mais tranquilo e poderei consumí-lo sem preocupação. Grato.
Não se preocupe com colesterol. Fígado é muito saudável! Leia mais sobre a minha opiniãoa respeito de colesterol neste artigo: https://pat.feldman.com.br/?p=41
Pat, da primeira vez que fiz não tinha a mostarda e não achei tão bom… Acabei de fazer de novo e ficou ótimo! Que sabor, comi uma colherada ainda morno rs Delícia!
[…] receita é meio inspirada na minha receita de patê de fígado, que muitas vezes eu fiz e acabei nem passando no processador, de tão apetitosa que ficou – […]
Adorei ! deve ser uma delicia estou louca para provar ..
Pat, essa receita é uma delícia! Mas fiquei com uma dúvida: como se conserva o patê, depois de feito? Tem que ficar na geladeira? Deixei o meu na geladeira, mas tem o inconveniente de ficar durinho, como manteiga que fica na geladeira, e fica difícil de passar no pão… Vc tem alguma sugestão?
Eu deixo na geladeira e tiro de lá cerca de uma hora antes de servir.
Maravilhosooo!! Nao consigo parar de comer! Obrigada Pat por compartilhar essa delicia! A proxima tentativa sera o pao de iogurte. Porcionei em potes pequenos de vidro na geladeira. Ate quantos dias posso armazena-lo assim? Monica
O máximo que já deixei foram 4 dias, Monica. Congela uma parte, é mais garantido!! Bom demais, né?
Obrigada Pat pelo retorno! Legal a idea de congelar. Estou comendo agora o meu :-) delicia!