Quem acompanha o Crianças na Cozinha há algum tempo e presta atenção às minhas receitas de bebidas, já deve ter notado a completa escasses de sucos de frutas, mesmo naturais e mesmo sem açúcar. O forte aqui em casa é água mesmo, filtrada, geladinha. Uma água de coco tirada na hora vez por outra (tem um sacolão aqui pertinho que tira, uma sorte!) e mais de vez em quando ainda, pra fazer bonito, alguns refrescos e “águas perfumadas” servidos em jarras bem caprichadas.
Ah, tem também os refrescos lactofermentados, deliciosos, refrescantes e ricos em lactobacilos, que são ótimos para o sistema imunológico e a saúde intestinal.
Não é que eu NUNCA tome sucos, até tomo vez ou outra, num lanche com amigas, num dia de gula ou quando bate a vontade. Meu filho toma muito pouco, quase nunca toma e na verdade aprendeu o que era suco há menos de um ano. Nós aqui em casa apenas evitamos tomar com frequência.
Em quase todas as minhas receitas de refrescos eu falo rapidamente as razões sobre as quais evitamos os sucos, mesmo os naturais, mas sinceramente, nunca achei as minhas próprias explicações completas e claras o suficiente.
O excesso de suco também pode trazer muitos problemas para quem sofre de enxaqueca, e sendo meu marido um dos maiores conhecedores do assunto no Brasil, ele resolveu dar a explicação definitiva, e eu tenho certeza de que vale a pena vocês lerem. CLIQUE AQUI para acessar o artigo completo, no blog Enxaqueca.
engraçado Pat, depois que cortei o uso do açúcar aqui em casa os sucos de frutas praticamente foram extintos…não que fosse algo proposital, mas é que eles são o principal meio de ingestão de açúcar que é um veneno! COmemos frutas ao natural, como vitamina (mix), e muita água! Durante as refeições nem pensar… me causa má digestão, inclusive. =)
Oi Pat!
Engraçado vc falar sobre isso hj. Fomos ao pediatra pesar e medir o Benedito e ele perguntou dos habitos alimentares do bebê. Eu respondi frutas amassadas e papinha salgada. Nada de suco (pois não temos hábito aqui em casa, mesmo) nada de minguau (leite por aqui só o materno ou p/ fazer iogurte caseiro). O pediatra ouviu e não falou nada. Benedito foi medido e pesado e ganhamos um belo parabéns com um bebê que se desenvolve a olhos vistos e nem precisava ir ao pediatra p/ gente saber disso (um dia eu me livro desta obrigação mensal sem sentido)heheheheheheh.
Ótima matéria Patrícia, parabéns!
Sucos, tomar ou não? http://bit.ly/7MQIED
Sucos, tomar ou não? http://bit.ly/7MQIED
RT @patfeldman: Sucos, tomar ou não? http://bit.ly/7MQIED
Pat
mas para crianças com alergias ao leite de vaca (caso do meu filho), considerando que outros leites vegetais não foram bem aceitos e que o leite de soja não é adequado nem para nós adultos, resta poucas opções de bebidas que não os sucos…
eu tento dilur sempre em água, mas meu filho toma suco no café da manhã e no lanche da tarde… nunca adoçado… é difícil…
bjus
Fabiola, mas você acha mesmo que a gente precisa de algo além de água para se hidratar? O suco pode ser uma farra, uma coisa ocasional, mas na rotina água purinha é sempre a melhor opção. Fácil de achar e barata!
Os pediatras americanos realmente nao recomendam a introdução do suco de frutas para bebes. Ou oferece-se água ou a fruta. Minha cunhada mora lá e essa foi a recomendação do pediatra das criancAs.
@PatFeldman RT Sucos, tomar ou não? http://t.co/34vBY7Qv