Caldo de Peixe
O caldo de ossos está na moda, e isso é maravilhoso, já que este é um alimento riquíssimo e super versátil.
Menos usado, menos conhecido, porém igualmente incrível é o caldo de peixe caseiro. Que você pode e deve incluir na sua rotina alimentar como parte de uma alimentação variada e nutritiva.
Hoje você vai ler sobre alguns dos benefícios do caldo de peixe, e acho que depois disso, você vai correr na peixaria pedir algumas carcaças e preparar seu caldo de peixe em casa!
IODO: o caldo de peixe é uma ótima fonte de iodo, substância super importante para manter a saúde da tireóide, e dizem por aí que melhora a nossa inteligência (as avós não diziam que peixe era bom para a memória?)
ALIMENTO PARA O CÉREBRO: o caldo de peixe fornece boas gorduras, vitaminas e minerais, excelente para o bom funcionamento do cérebro. Já foi demonstrado que o peixe, em todas as suas formas é ótimo para diminuir o declínio cognitivo, e melhorar a memória.
CÁLCIO: o caldo de peixe é preparado com carcaças, os ossos do peixe. E o que tem lá? Cálcio! Dentre tantos nutrientes, o cálcio é super importante no nosso organismo!
TIREÓIDE: o hipotireoidismo é um problema cada vez mais frequente na população, e o caldo de peixe caseiro pode ser a solução.
GELATINA: tanto quanto o caldo de ossos, o caldo de peixe é rico em gelatina, colágeno puro, excelente para a saúde das unhas e cabelos, articulações.
GORDURAS E VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS: todo mundo já sabe que o peixe tem ótimas gorduras, e para ajudar mais ainda, é rico em vitaminas que precisam de gordura para serem bem aproveitadas no nosso organismo. Não precisa falar mais nada, né?
ISOTÔNICO: você sabia que um bom caldo de ossos ou de peixe é um ótimo isotônico? Para atletas é uma ótima opção pós treino, já que hidrata e repões eletrólitos.
DELICIOSO: além de tantos benefícios, o caldo de peixe é uma delícia e vai enriquecer inúmeras receitas na sua cozinha!!
DESPERDÍCIO: todos os anos mais ide 250 mil toneladas de carcaças e cabeças de peixe são jogadas fora!!! Tudo isso, ou pelo menos uma parte, poderia ir para as panelas do mundo virar um alimento super nutritivo e barato. O caldo de peixe além de tudo é um dos que fica pronto mais rápido – o que significa uma conta de gás menor.
No meu livro sobre caldos e sopas você aprende a preparar o caldo de peixe do jeito certo e ainda conhece algumas das deliciosas receitas onde usá-lo.
Quem quer?