Com o friozinho chegando, lá vou eu novamente me aventurar nas sopas. Eu confesso que adoro a enorme maioria das sopas que já preparei, e vivo com vontade de repeti-las, mas ao mesmo tempo o tema sopa aguça tremendamente minha criatividade e eu estou sempre inventando uma novidade. A sopa de cogumelos com coco é uma combinação inusitada que deu muito certo.
A receita de hoje é inspirada numa revista que andei folheando num café, não me lembro que revista foi, desculpem! Alterei alguns detalhes, provei e aprovei!
Anota a receita
Ingredientes:
1 xícara de caldo de carne caseiro aquecido
500g + 250g de mix de cogumelos frescos sem talos e fatiados (use aqueles da sua preferência)
2 cebolas médias finamente picadas
4 dentes de alho finamente picados ou esmagados
1/2 colher de chá de tomilho desidratado (se for usar o fresco, dobre a quantidade)
1 colher de sopa de sal não refinado
1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora (ou mais, à gosto)
1 folha de louro
4 xícaras de caldo de carne caseiro
1 xícara de leite de coco caseiro
4 colheres de sopa de óleo de coco extra-virgem
Modo de Preparo:
Deixe as 250g cogumelos descansando em uma xícara de caldo de carne aquecido por 30 minutos. Escorra e reserve o líquido. Seque os cogumelos em papel toalha. Reserve.
Refogue as 500g cogumelos em uma colher de sopa do óleo de coco em fogo médio. Cozinhe até que eles amoleçam e comecem a secar. Retire-os da panela e reserve.
Na mesma panela, ainda em fogo médio, adicione as 3 colheres de sopa do óleo de coco que restaram e junte as cebolas e mexa bem até que elas amoleçam e comecem a ficar transparentes. Adicione os cogumelos, o alho, tomilho, sal e pimenta e cozinhe tudo, mexendo sempre, por um minuto.
Baixe o fogo ao mínimo e junte a folha de louro, o resto do caldo, o leite de coco e o caldo onde os cogumelos ficaram de molho. Mexa bem e tampe.
Deixe cozinhar por cerca de 2 horas, em fogo baixo. Após este período, descarte a folha de louro.
Bata a mistura da panela no liquidificador, junte os 250g de cogumelos que ficaram reservados e sirva. Você também pode enfeitar a opa com um pouco de cebolinhas ou salsinhas picadas.
Observação
Se você prefere uma versão vegana, troque o caldo de carne por caldo de legumes ou caldo de alho
As receitas dos caldos caseiros e de muitas outras opções de sopas você encontra no meu livro Sopas e Caldos, disponível em versão impressa ou PDF.
Receitinha nova, Sopa cremosa de cogumelos com coco, https://pat.feldman.com.br/?p=1447