[ratings]
[print_link]
Essa receitinha é internacional, vinda diretamente do Canadá, da cozinha da Mada. Resolvi já postá-la aqui para ficar com mais água na boca do que já estou e preparar o quanto antes.
Estou vendo que esse negócio de fazer blog, site, cozinha é uma verdadeira delícia, mas eu tenho que ficar menos no computador e mais na academia, porque mesmo o que é saudável, quando em excesso engorda!!!
E a cuca fica uma ótima opção para lanchinhos especiais para as crianças. Meu filho por enquanto não come. Não adianta, ainda não me sinto a vontade para dar receitas com farinha para ele!!!
Ingredientes
04 ovos
1 colher de óleo de coco
1/2 xícara de rapadura ralada (mais duas colheres de sopa a parte)
1 xícara de quinoa em flocos
uma pitadinha de sal marinho
2 xícaras e meia de farinha de trigo integral
10 colheres de sopa de compota de maçã sem açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
5-6 bananas maduras
canela a gosto
Modo de preparo
Bater numa boa batedeira em velocidade máxima os ovos, a rapadura e o óleo de coco ate ficar fofo e cremoso, acrescentar batendo em velocidade baixa a quinoa, a compota de maçã, o sal e a farinha. Depois de misturado, acrescentar o fermento.
Despejar tudo numa grande forma untada com óleo de coco e farinha. A receita é baixinha mesmo. Colocar em fileirinhas a banana cortatinhas em rodelinhas, cobrir ao maximo toda a superficie (deixando uns buraquinhos). Polvilhar a rapadura e a canela (a gente aqui gosta com bastante canela) e levar ao forno pré-aquecido em temperatura média.
Testar com um palitinho (30-40 minutos)
Pat, estou adorando acompanhar seu blog, embora ainda nao tenha me aventurado a testar nenhuma receita.
Como rapadura aqui (Italia) eu nunca vi, com o que voce substituiria? Açucar mascavo?
Beijins!
Julie, que bom que você gosta do blog!! Volte sempre prá acompanhar asatualizações e para deixar suas dicas e ocmentários.
Eu não sei muito sobre rapadura na Itália, mas sei que açúcar mascavo DE VERDADE nada mais é do que a rapadura ralada. Mas cuidado, porque hoje em dia se usa muito chamar de açúcar mascavo um açúcar branco que ganha um banho de melado da pior qualidade. O que deveria ser muito bom acaba sendo um grande veneno!!
Em muitas receitas eu substituo a rapadura por “maple syrup”, melado de cana e até mesmo mel de abelhas. Você pode ir tentando e er qual sabor te agrada mais.
De qualquer forma, vou ver o que posso ocnseguir de indicações de rapadura aà na Itália, se é que exista algo do tipo…
Pat, obrigada pela resposta. Volto sempre sim, recebo os novos posts por email. :)
Quanto ao açucar mascavo, eu jà tinha notado esse “falso”. O que compro aqui parece muito com rapadura ralada, sò um pouco ralada demais pro meu gosto (que saudade do que comprava no Brasil, cheio de pedaçoes sem ralar).
Mais um vez, obrigada.
Pat e Julie,
Qual seria uma quantidade legal de maple syrup ou mel que substituisse bem essa meia xicara de rapadura ralada nessa receita? Estou querendo tentar hoje a noite!
Beijos e obrigada,
Leticia.
LetÃcia, eu normalmente substituo nas mesmas quantidades, vou testando prá ser mais exata. Na primeira tentativa costumo usar a mesma quantidade, nas seguintes – caso não tenha gostado muito – vou acertando prá mais ou prá menos.
Tenta e depois vem contar prá nós!!
Gostaria de experimentar a receita mas não sei o que é quinoa. Onde posso encontrar?
Seu blog é ótimo, adorei! Esta receita parece ser excelente, não vejo a hora de experimentar… Qual a função da compota de maçã na receita? Como não gosto de compota de compota de maçã posso não acrescentá-la ou substituir por outro ingrediente?
Vou passar tua dúvida prá Mada!!! A receita é dela e eu ainda não testei!
Estou com a mesma dúvida da Karla – dá p/ substituir a compota de maçã???
Vou confirmar com a Madalena, autora da receita, mas acredito que você possa usar simplesmente maçãs cozidas e amassadas (sem casca elas ficam praticamente um creme)