Aperitivos e entradas Lancheira da escola e dos passeios RECEITAS

Bolachinha integral de alecrim

Cursos CRIANÇAS NA COZINHA
CLIQUE AQUI e saiba mais!

Toda a comida que posso preparar em casa, eu preparo. É uma das minhas melhores garantias de estar colocando só o melhor na minha boca, é uma das melhores formas de garantir que aquilo que você e sua família comem é realmente saudável e sem conservantes!

Bolachinhas e torradinhas salgadas acompanham muitíssimo bem os melhores patês e podem fazer parte de aperitivos e coquetéis deliciosos ou ainda fazerem parte de um delicioso lanche para comer em casa ou levar na lancheira da escola.

Testando “aqui e ali”, cheguei a esta receita, muito simples e muito saborosa, que merece estar presente nas cozinhas mais exigentes! Essa receita rende bastante!

Ingredientes:

3 1/2 xícaras de farinha de trigo integral (se tiver como moer o trigo na hora, melhor ainda!)

1/4 de xícara de óleo de coco extra-virgem ou manteiga de palma

1 xícara de água misturada com o sumo de meio limão ou 2 colheres de sopa de soro de iogurte

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de bicarbinato de sódio

2 colheres de sopa de alecrim desidratado e triturado (você pode também não usar erva nenhuma ou ainda variar usando orégano, tomilho ou qualquer outra erva seca de sua preferência)

Modo de Preparo:

Na noite anterior ao preparo junte a farinha de trigo ao óleo de coco e a água com limão ou soro de iogurte e misture bem para que todos os ingredientes formem uma massa homogênea. Use as mãos para isso, peça ajuda às crianças. É uma delícia! A massa deve ficar firme, não muito grudenta e não muito seca. Se achar necessário, adicione mais água ou farinha para acertar a consistência.

Deixe a massa descansando em local abrigado, coberta por um pano úmido, por 12 a 24 horas (eu deixei 12 horas)

Passado o período de repouso, abra a massa um pouco com as mãos – use mais farinha se ela estiver grudenta. Junte o bicarbonato de sódio, o sal e o alecrim triturado. Sove a massa por alguns minutos, para que todos os ingredientes se misturem bem.

Abra a massa com a ajuda de um rolo de abrir massa até que ela esteja bastante fina. Aconselho abrir 1/4 da massa por vez, porque senão você vai precisar de uma superfície muito grande. Quanto mais fina a massa, mais crocante fica a bolacha.

Pré aqueça o forno a 200 graus e polvilhe um pouco de farinha na(s) assadeira(s) que for usar.

Corte a massa aberta em quadrads ou no formato que achar mais divertido, bonito e atraente (se for para crianças, use cortadores em formatos lúdicos) e transfira cuidadosamente para as assadeiras enfarinhadas. Espete cada bolachinha algumas vezes, delicadamente, com um garfo.

Asse as bolachas por cerca de 10 minutos e verifique se estão boas. Elas estarão boas quando estiverem ligeiramente coradas. Cuidado para que não assem demais, senão ficarão amargas – eu já cometi esse erro e perdi uma fornada inteira!

Deixe esfriar na própria assadeira e depois se delicie!

O que sobrar (se sobrar) você pode armazenar num pote de vidro hermeticamente fechado.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

13 comentários

  1. Adicionei um moedor de trigo a minha wishlist…ta dificil encontrar um por aqui, so acho moedores de cafe e acho que nao dao conta…saudade da Zoropa :(

  2. Pat,

    encontrei em uma lojinha perto de casa um óleo de palma orgânico.
    Não sei se extra-virgem.
    Vc sabe alguma coisa?
    É a mesma coisa do que a manteiga de palma?

    Beijos

    Flá

    1. Flá, é isso mesmo. A diferença é que ele não tem sabor, como o óleo de coco. De vez em quando eu compro na Santa Luzia. Uso para fazer uma rara fritur aqui em casa. Para fondue de carne, é perfeito, já que não faz fumaça!

  3. Ai meus sais!

    Procurar trigo sarraceno por São Sebastião já foi traumático – na falta dele posso usar os flocos de quinua no bolinho de peixe?
    Meu óleo de coco acabou e obviamente que não vou nem arriscar sair pela cidade perguntando por manteiga de palma, então podemos combinar que manteiga simples pode substituí-la?

    1. Estou aqui morrendo de ri, Chris!! Desculpa, não pude evitar!!!!

      O trigo sarraceno, confesso, é difícil de achar até aqui em SP… Se você fizer os bolinhos de peixe com farelo de quinoa, depois me conta se deu certo? Minha cozinha é quase smepre assim: tentativa e erro (ou, de preferência, acerto!).

      Nas bolachinhas você ocm certezapode usar manteiga, a única coisa é que com manteiga eles ficam crocantes por menos tempo, porém inegavelmente deliciosos!!!

  4. Pat, e se eu colocar açúcar no lugar do sal? Assim posso acrescentar aveia ou amêndoas. Será que fica bom?

    1. Eu pensei em rapadura ou melado. A aveia você tem que deixar fermentando, não esqueça! As amêndoas devem passar antes pelo processo de molho e secagem para que se tornem mais digestivas.

      Fora essas observações, acho que as substituições podem resultar em mais gostosuras!

  5. Fiz com tomilho e ficou muito boa! Tenho um pezinho de alecrim em casa, será que posso usá-lo verde ou tem que ser desidratado? Flávia

  6. oi Pat feldman.
    estou com um problema estou fazendo um curso de tecnica em nutrição e preciso fazer tcc e inventar um produto nutritivo HELP kkkk preciso de uma opinião.

    desde já obrigada!!!!!

    um abraço!!!

    1. Eu não consigo achar algum produto alimentício realmente nutritivo, mas você pode criar uma gostosa receita, que seja prática, e que seja feita totalmente a partir de ingredientes frescos e integrais.

Comentários estão encerrado.