Hoje almoçamos em casa, só para variar. Meu marido adora comer fora nos finais de semana – o que eu geralmente agradeço, assim economizo trabalho – mas hoje eu estava inspirada, tinha todos os ingredientes e resolvi encarar, afinal não há nada mais gostoso e saudável do que uma comidinha preparada em casa, com ingredientes super selecionados.
O cardápio hoje foi simples: lasanha de beringela. Aproveitei o trabalho e fiz receita dupla: uma para o almoço e outra que foi direto para o freezer, para ser usada num dia de preguiça ou correria. Congelei já no pirex onde ela será assada, então no dia em que for usar, só preciso me lembrar de tirar umas horas antes do freezer.
Saí da mesa doida por uma sobremesa, e dessa vez não valia fruta, eu queria um sorvete, ou bolo, ou torta, mas a preguiça de sair me venceu. Com um barrigão de 9 meses e muita ansiedade até uma volta no quarteirão é exaustiva DEMAIS!
Com a geladeira e a despensa cheias, fui atrás de receitas e ingredientes. Muitas peras amadurecendo mais rápido do que conseguimos comer, então fui tratar de procurar alguma gostosura para fazer com elas. O mais óbvio e rápido seria refogá-las na manteiga, com um pouco de rapadura ralada, canela e limão e servir com chantilly. A preguiça de sair hoje está grande, mas não a preguiça de cozinhar, então fui espiar meus livros para ver se achava algo de bom e diferente, mesmo que fosse mais elaborado.
Quer saber? Acho que queria mesmo relaxar!! Não vejo a hora desse bebê chegar e se não arrumar (muito) o que fazer, o dia demora demais a passar e a ansiedade fica ainda maior. Cozinhar sempre foi para mim uma grande terapia, então era só o que eu poderia fazer no dia de hoje. Cozinhar, e muito!
Saiu esse bolo, diretamente de um livro de receitas vegetarianas (mas não vegans) que eu definitivamente preciso explorar mais. Além do livro ser lindíssimo, as receitas são super apetitosas e saudáveis!!!
Nesse bolo eu pulei o molho do fubá e troquei a farinha integral por branca, já que não tive tempo de adaptar a receita para deixar tudo pré-fermentando. Num outro dia, com ainda mais inspiração e criatividade, pretendo adaptar essa receita a todos os meus conceitos de anti-nutrientes e pré-fermentação de grãos e farinhas. Por hoje, fica uma receita para ser feita ocasionalmente. A receita já sofreu algumas alterações da original, simplesmente para fazer cabê-la na assadeira que eu tinha em casa – uma daquelas de cerâmica, para pães. O resto das assadeiras da casa ainda são antianderentes, e cada dia eu as uso menos – preciso renovar as assadeiras urgentemente por aqui!
Ingredientes:
4 colheres de sopa cheias de rapadura ralada
2 peras maduras
3 ovos
1 colher de sopa de extrato natural de baunilha
1/2 xícara de manteiga
1 xícara de farinha de trigo branca
1/3 de xícara de fubá
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de Preparo:
Unte a assadeira com bastante manteiga e polvilhe com farinha. Salpique 2 colheres de sopa da rapadura ralada sobre a assadeira separada e reserve.
Pré-aqueça o forno (médio).
Numa panelinha pequena, derreta a manteiga em banho maria, misturada ao fubá. Mexa ocasionalmente.
No recipiente da batedeira junte os ovos, o extrato natural de baunilha e o restante da rapadura ralada.
Bata essa mistura até que ela fique completamente homogênea e vá, lentamente, acrescentando a mistura e manteiga com fubá.
Junte a farinha de trigo vagarosamente, batendo sempre na velocidade média. Junte o fermento e bata por mais 2 a 3 minutos
Fatie as peras (a receita original pede para descascá-las, eu usei com casca) e espalhe-as pela assadeira untada e açucarada.
Transfira a massa bem batida para a assadeira, derramando-a sobre as peras.
Leve ao forno por cerca de 50 minutos ou até que você enfie um palito e ele saia limpo.
Deixe o bolo esfriar por 10 minutos e desenforme.
Sirva morno ou frio. Fica uma delícia com uma colher de iogurte natural integral como guarnição.
Nossa que bolo lindo Pat!!
Qual eh o liver vegetarian q vc mencionou no post?? Eu adoro cookbooks, ainda maid vegetarianos e recomendacoes sao sempre bem vindas!
Obrigada
Bjs
Ana
Eu quis dizer “livro”, e ” ainda mais”…
Desculpe os erros, estou usando o iPod do meu marido e o treco muda as palavras conforme eu as digito, q horrivel, detestei esse feature do negocio.
Ana