Alimentação ARTIGOS MAIS...

Comida de adulto x Comida de criança

Screen Shot 2013-03-26 at 07.54.17Costuma frequentar restaurantes de vez em quando? Já foi pesquisar cardápios de buffet para festas para adultos ou crianças? Já parou para prestar atenção nos seus cardápio e nas suas compras de supermercado quando vai comprar e preparar comida de adulto ou criança?

Já reparou que alguém inventou que comida de adulto tem que ser diferente de comida de criança??

Outro dia li no blog Mulher 7×7 um texto falando sobre uma pessoa que tentou pedir um prato do menu infantil no restaurante. Não sei se a situação do texto aconteceu mesmo, mas ele foi escrito de forma inteligente e engraçada e mostra claramente o “engessamento”na opinião das pessoas no que diz respeito à comida de adulto e comida de criança. Eu passo por isso direto, só que ao contrário do texto citado acima, eu raramente cogito pedir para mim pratos do menu infantil, mas é meu filho de 7 anos que nem pensa em olhar o menu infantil, porque ele simplesmente não gosta de nada daquilo que alguém decidiu que deve ser a “comida da criança” no restaurante.

Existe diferença?

Na verdade pra mim é muito estranho esse conceito de “comida de criança” ou “comida de adulto”. Para mim comida de verdade é comida e pronto, simples assim! No máximo, num dia de mais inspiração, a gente pode se dar ao trabalho de brincar com a comida e montar carinhas, bichinhos ou casinhas para dar um toque lúdico ao prato, mas sempre com comida de verdade!

Pode olhar no cardápio do seu restaurante favorito – a maioria tem o “cardápio infantil”, ou “cardápio kids”, ou qualquer outro nome infantil. As opções desse cardápio variam muito pouco e são sempre uma variação sobre o mesmo tema: hambúrguer, nuggets ou macarrão. Isso quando não inventam mil variações sobre a salsicha… De chorar!!!!

Eu sou super a favor do hábito das refeições domésticas. Comer em casa, comida preparada na hora, de forma cuidadosa e com ingredientes de boa procedência que VOCÊ escolheu é o melhor jeito de garantir a qualidade daquilo que você come, mas eu também sei que idas a restaurantes podem ser muito divertidas e saborosas, e também sei – porque sinto isso de vez em quando – que existem dias em que a gente simplesmente não quer cozinhar e pronto! Nessa hora, escolha o melhor restaurante e aproveite a ocasião para fugir dos tais cardápios infantis.

Comer no restaurante

Screen Shot 2013-03-26 at 07.52.38Aproveite a empolgação com a novidade do local e das opções para estimular seu filho a experimentar algo de novo, algo que você não prepararia normalmente em casa. Não precisa pedir nada muito exótico, mas vale a pena fugir do “lugar comum”, do tal cardápio infantil cheio de porcarias que alguém decidiu que é a única coisa que uma criança pode gostar. Se o eu filho gosta de macarrão, troque a bolonhesa básica por um molho um pouquinho diferente. Risotos costumam ser bem vindos para as crianças, que se preferirem podem chamar o prato de “arroz enfeitado”. Num bom restaurante, o risoto será preparado com caldos artesanais, legumes e/ou verduras frescos e pode ser um prato bem nutritivo, além de delicioso!

Ah, mas aí você vai argumentar que “Poxa, é só um dia, só de vez em quando, para relaxar!!”. E eu vou te responder: CUIDADO ao associar comidas ruins com momentos bons! A probabilidade de que isso dê problemas no futuro é grande! LEIA AQUI o que eu já escrevi sobre o assunto e pense melhor sobre o assunto.

Se você acha a porção “de adulto” farta demais para o seu pequeno, peça meia porção ou divida a sua porção com ele – uma boa idéia para nós adultos também não passarmos da conta na mesa!

Reflita!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

7 comentários

  1. Pat e como tá a alimentacao do teu pequeno vi várias vezes que ele é probelmatico e nem carne come. que coisa pra vc que é nutricionista deve ser bem dificil lidar com isso né meu filho tambem é assim e eu sofro quais suas dicas? ele ainda toma aquela mamadeira fortificada?

    1. Primeiro de tudo, vou deixar uma informação bem clara, pra não dar confusão: eu sou culinarista, e não nutricionista!!!

      Luzia, eu vou improvisando coisas saudáveis no meio do que ele já gosta. Na farofa sempre tem ovo, um pouco de caldo de carne ou alguma verdura bem picadinha. Ele continua tomando a “super mamadeira”, adora muito iogurte, e eu coloco gema de ovo em tudo o que ele gosta!!! O menino tá forte e saudável, apesar de não gostar muito de comida… É um pouco frustrante, mas eu ou levando, porque ele é muito carinhoso e alegre!!

  2. Parabéns pelo artigo. Não tenho filhos e raramente vou a restaurantes, então, à exceção de redes de fast food, não sabia que existia cardápio infantil. Que tenebroso!
    A alimentação infantil é vista sem responsabilidade e sempre partindo das mesmas coisas, em geral, porcaria ou feito com porcaria. Bom texto!!

      1. também adorei… e implementei várias dicas aqui em casa, como servir a refeição em partes (entrada, principal, às vezes um queijinho, fruta e se tiver, algum docinho ou chocolate amargo). Também o lance de fazer questão que a criança experimente de tudo, e mudar o preparo se não agradar logo de cara, funciona muito bem. Aqui em casa Clarissa não gosta de tinguensai. E só. O resto ela come de tudo, fico super orgulhosa. Quando terminar de ler, faz um review aqui no blog!

  3. Oi Pat, adorei e concordo com suas palavras. Sou nutricionista em Brasília, atendo crianças no meu consultório, tenho um casal de filhos com 8 e 10 anos, adoro cozinhar e levar meus filhos para a cozinha. Uso muito suas receitas e admiro principalmente seu modo de pensar. Normalmente no restaurante as crianças dividem o prato comigo ou com o pai, é uma oportunidade muito interessante para “apresentar” novos alimentos. Meu filho de 10 anos fica impressionado com as opções do menu infantil e colocou apelido de “menu imbecil”, já que as opções do menu adulto são sempre mais interessantes e gostosas. Beijos e bom trabalho, continuo de olho nas suas publicações.

Comentários estão encerrado.