Não importa o seu paladar, se você gosta mais de sopa, salada, risoto, carne ou peixe, mas o que mais faz diferença na qualidade do que você come é saber se você come comida de verdade ou produtos alimentícios – coisas fabricadas e ultra processadas que imitam comida.
Um mesmo prato pode ser muito saudável ou nada saudável, dependendo apenas dos ingredientes que você usa.
Aí eu me lembrei de mais uma coisa que facilmente identifica comida de verdade. Plantinhas comestíveis brotam, se reproduzem e nos oferecem gentilmente mais comida.
Você com certeza já experimentou brotar um feijão no algodão molhado – não sei se as escolas de hoje ainda fazem, mas no meu tempo era praticamente uma regra! A semente do abacate pode ser colocada na água que brota também, e cresce rapidinho, coisa bonita de se ver. Sementinhas de tomate bem cuidadas resultam em tomatinhos fofos e perfumados. Lentilha também brota, arroz integral brota, grão de bico brota. Chuchu brota e dá uma trepadeira pesadíssima e carregada, que justifica bem aquela expressão “dá mais que chuchú na cerca”…
E é na feira, conversando direto com os produtores orgânicos, é que eu aprendo coisas ainda mais interessantes!
Você sabia que ovo tem época? Quer dizer, galinha dá ovo o ano inteiro, mas quando chega na quaresma elas fazem greve, botam muito pouco ou nenhum ovo!!! A ciência por trás disso? Não tenho ideia, mas o fato é que depois de mais de 10 anos frequentando a feira de orgânicos, pude comprovar o quanto isso é verdade!
Outra coisa bacana que aprendi um dia desses na feira, com a Dona Inês dos ovos felizes, é que cebolinha adora água, e quando a gente usa ela todinha e bota as raízes na água, ela cresce tudo de novo, fresca e perfumada para temperar a nossa comida. A Dona Inês que avisou de que a cebolinha cresce mais fininha, mas cresce sim, e eu pude comprovar isso. Agora você pode comprovar também, primeiro conferindo a foto que ilustra esse texto, e depois experimentando fazer em casa. As crianças com certeza vão gostar da brincadeira!
Nessa foto, do lado esquerdo você a cebolinha recém cortada para eu usar. Do lado direito você vê a mesma cebolinha, apenas 3 dias depois!!
Eu escolhi um potinho transparente, simples, que me deixa ver o jeitão da água. Se ela fica turva, eu troco.
Que tal essa brincadeira de brotar cebolinha nesse final de semana?
Pat, que bacana seu relato sobre as comidinhas que brotam. Uma delicia seu jeito de contar.. me vi na feira…
É muito bacana o jeito que as plantinhas brotam sim… é um presente da natureza.. é só descobrir com “donas Inês” da feira…
Você falou sobre a escola. Sim, as crianças ainda fazem essa experiência. Minha menina fez com sementinha de feijão, não deu certo pq talvez não soubemos fazer. Colocamos sementinhas de agrião que cresceram até certo ponto…
Enfim, tudo dá certo mesmo se insistirmos e é tudo muito mágico. Adoro a natureza.
Como assinei o campo para receber por e-mails suas novidades, venho aqui desfrutar das suas riquezas na minha página do facebook “Bolhinhas de Sabão para Maria”. E essa com certeza vai sair… um charme e boa pedida para as crianças..
Se quiser conferir, será as 12hs.. hora do almoço (vou incentivando as mamães com boas coisas) link abaixo.
Obrigada..beijos grandes e sucesso sempre.
https://www.facebook.com/bolhinhasdesabaoparamaria
Ah.. sou Teresinha Nolasco.. prazer!
Interessante, nunca pensei em germinar mais cebolinha porque eu uso a planta quase inteira para temperar. Sobra só mesmo a base com as pontinhas das raízes. Vou separar umas tantas da próxima vez :)
Pat, quando eu crescer quero ser igual a você… =D
Oi Pat!
Nosssa, como vc escreve lindamente. Quando vc falou do feij?o voltei a minha infância por alguns minutos, que delícia!!
Quero ensinar tudo isso para meu filho. P at, para germinar gr?o de bico e tentilha o processo é o mesmo do feij?o?
E o abacate, como funciona, é só colocar o caroço na àgua? E o sementinha do tomate, como eu faço para germinar?
Eu tb vou à feira de orgânicos no sábado.. Onde fica a banca da D.Inês?
Desde já muuuuuito obrigada por tanta informaç?o boa.
Mirella.
.
Brotam mesmo, eu tenho a mania (herança de minha mãe) de plantar esses toquinhos de cebolinha no vaso, elas brotam rapidinho e se multiplicam, coisa linda de ver. E nem precisa terra boa, cebolinha é sem vergonha :o)