Uma dieta bem balanceada, aliada a exercícios físicos regulares e adequados podem proteger o seu cérebro e evitar doenças.
As gorduras ômega 3 em particular trazem benefícios excelentes, incluindo uma melhora no aprendizado e na memória, além de ajudar a combater problemas mentais, tais como depressão, esquizofrenia e demência. Crianças com dietas ricas em ômega 3 tendem a se sair melhor na escola, leitura e fala e costumam apresentar poucos ou nenhum problema de comportamento.
O ômega 3 tipo ácido decosahexaenóico – DHA – é especialmente importante. Ele reduz o stress oxidativo e melhora a plasticidade do cérebro (as conexões entre os neurônios se tornam mais eficientes), melhorando assim o aprendizado e a memória. Este é o ômega 3 mais abundante nas membranas celulares do cérebro.
O ácido fólico e a cúrcuma (açafrão da terra) também são benéficos ao cérebro. Já os alimentos processados e as “fast foods” afetam negativamente o funcionamento do cerebro. Dietas de má qualidade afetam comprovadamente o humor, memória e o aprendizado.
Fonte: Science Blog
Prezados,
Gostaria de saber como faço para obter receitas de alimentação com nutrientes / vitaminas, inclusive o ômega 3 ???
Sou avó de uma criancinha de 4 anos, que possivelmente seja portadora da síndrome do x frágil (estamos pesquisando)… e fiquei muito interessada quando li seu artigo sobre os benefícios e essa alimentação pode trazer ao cerebro.
Sei que a semente de linhaça moída na hora (contém ômega 3, 6 e 9)e ingerida em sucos ou com outros alimentos podem ajudar na reposição.