Alimentação

A receita premiada é…

[ratings]

No dia 1o. de agosto eu dei início a um concurso que premiaria a melhor receita com óleo de coco extra-virgem (algumas pessoas chamam também de gordura de coco) enviada para mim através dos comentários no artigo. Eu tinha dito que publicaria o resultado vencedor somente no dia 18 de agosto, mas estou aqui me mordendo de ansiedade para contar a ganhadora (e o feminino nem é dica, tá – só mulheres enviaram receitas!)

Será que eu conto hoje?????????????????

Fiquei super contente com o número de receitas que recebi e com as mensagens de carinho que acompanharam todas elas. Com a maioria das participantes eu inclusive já tive o prazer de conversar algumas ou muitas vezes por e-mail e/ou por MSN – adoro nossos papos, sempre me divirto, aprendo,e tenho novas idéias com as nossas conversas, ainda que rápidas.

Pude notar que a enorme maioria das receitas já segue muitos dos meu princípios, muito do que falo aqui: comida saudável e deliciosa. Fico exultante em perceber que tenho conseguirdo passar minha mensagem, um pouco do que aprendi ao longo dos últimos anos de leituras e pesquisas.

Este foi o primeiro consurso, mas gostei tanto da experiência que logo, logo vou pensar em mais algumas coisas interssantes para aumentar a interação entre todos nós. Eu aprendi muito com as receitas que recebi, adorei todas e a escolha final foi dificílima.

O prêmio vai para uma receita só, mas todas as receitas, a partir da próxima 2a. feira, serão publicadas em artigos exclusivos aqui no site, com os meus comentários à rspeito dos ingredientes e modo de preparo – não adianta, por mais perfeita que seja uma receita, por mais apetitosa que ela pareça, eu não consigo evitar um palpite!! As participantes que quiserem enviar suas fotos e/ou fotos da receita preparada, me enviem as imagens em formato JPG o quanto antes para que eu possa enexar ao artigo.

Eu adoraria realmente premiar todas as participantes com um livro, mas se eu fizer isso agora, não sobram livros para próximas vezes e a brincadeira perde a graça! Então eu quebrei a cabeça, pedi ajuda ao marido (um comilão de muito bom paladar e bom gosto!!), pensei mais um pouco, estudei alguns detalhes de cada receita e acabei escolhendo uma:

CASQUINHA DE SIRI, da Cláudia Gomes

Todas as receitas merecem o prêmio, eu já disse, mas uma só levaria – é a regra!

A Casquinha de Siri ganhou porque casquinha de siri é uma delícia, porque a receita que a Cláudia enviou é riquíssima em ingredientes, sabores e aromas – desconfio que o simples fato de prepará-la, apreciando cores e aromas, já seja bom para a saúde!

Gostei demais da versatilidade deste prato: servido em casquinhas ele fica um aperitivo e tanto. Preparado num refratário grande, porção única, vai muito bem à mesa como prato principal.

A receita:

Casquinha de Siri
Você vai precisar:

Suco de 3 limões
800g de carne de siri (aqui, crab meet e você pode encontrar em peixarias, nos refrigeradores)
3 cebolas médias bem picadas
3 dentes de alho picados
1 pimentão vermelho bem picado
3 tomates maduros bem picados
Bastante cheiro verde, salsa e cebolinha, bem picados
Gordura de coco.
1 lata de leite de coco, de preferência biológico, sem açúcar e sem concervantes. Muito mais saboroso. Você encontra em lojas com produtos naturais, orgânicos ou mesmo em alguns supermercados. (Comentário da Pat: O leite de coco também pode ser feito em casa, para ver como, CLIQUE AQUI)
2 folhas de louro
1 colher cheia de farinha de trigo dissolvida em uma xícara de leite
Farinha de rosca (Comentário da Pat: Você pode obter farinha de rosca caseira, torrando qualquer pão – de preferência algum integral preparado em casa – e batendo o pão torrado no liquidificador até que ele vire pó. A impressão que dá é de que o copo do liqüidificador vai quebrar, mas aqui nunca aconteceu!)
Queijo parmesão, de preferência ralado grosso
Sal e pimenta a gosto.

Em uma travessa, separe bem a carne do siri, coloque o suco de limão, um pouco de sal e pimenta do reino. Deixe pegando gosto, se possível, deixe por uma hora.

Coloque em uma panela grande para aquecer a gordura de coco. Coloque a cebola para refogar no azeite e quando começar a ficar transparente, junte o alho. Refogue um pouco e junte o pimentão. Refogue mais um pouco e coloque o siri. Mexa bem.

Coloque as folhas de louro, o tomate picadinho, um pouco de sal e pimenta do reino. Deixe refogar, mexendo de vez em quando. Coloque o cheiro verde, o leite de coco e deixe refogar mais um pouco.

Coloque a farinha de trigo dissolvida em uma xícara de leite e deixe engrossar um pouco. (Comentário da Pat: Claudia, você já tentou usar uma gema de ovo dissolvida no leite ao invés da farinha para engrossar o molho? Aqui em casa eu tenho usado para engrossar muitos molhos e o resultado é delicioso e muito nutritivo, sem contar que o amarelão da gema de ovo caipira dá um colorido especial ao prato) Se desejar, coloque também um pouco de molho de pimenta.

Em uma travessa refratária, coloque o siri e polvilhe com farinha de rosca e o queijo ralado. Se tiver as casquinhas, coloque uma porção até preencher a casquinha. Leve ao forno até dourar.

Para enfeitar a travessa, coloquei um pure de batatas nas bordas.

Pronto!! Divirta-se e bom apetite!

Como vocês puderam ver, nem na receita vencedora eu conseguir deixar de dar palpites…

Cláudia, se você puder nos enviar uma foto sua e uma foto da gostosura vencedora, fico esperando para publicar no site!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

4 comentários

  1. Parabéns, Cláudia, realmente a receita dá água na boca!!!

    E parabéns a Pat pelo concurso… acho que todas nós ganhamos receitas ótimas para variar…

    Comecei a usar o óleo de coco há pouco tempo, e adorei, pretendo continuar usando sempre…

  2. Achei a escolha acertada, e justissima ja’ q eu mesma tambem amei essa receita!
    PARABENS

    Abraço

Comentários estão encerrado.