ARTIGOS

Crianças vacinadas contra a gripe têm maior risco de hospitalização por gripe, diz estudo

vacina[ratings]

Eu não gosto muito de falar sobre vacinas aqui no site Crianças na Cozinha.

São muitas linhas de pensamento diferentes, muuuuuuita polêmica, muita desinformação e muita confusão a respeito desse assunto. Mas acabo de ler uma notíca no site Boa Saúde que me surpreendeu o suficiente para querer reproduzi-la aqui.

Leiam, reflitam e tirem suas próprias conclusões.

Faz pensar…

A vacina com o vírus da gripe inativo, que deveria proteger contra o problema, aumenta significativamente os riscos de as crianças serem hospitalizadas com gripe, segundo estudo apresentado esta semana na conferência da Sociedade Torácica Americana, em San Diego, EUA. E, apesar de a vacina parecer ineficaz particularmente em asmáticos, seus efeitos ainda são desconhecidos.

“As preocupações de que a vacinação pode estar associada a exacerbações da asma foram desmentidas com vários estudos no passado, mas a eficácia da vacina não é bem estabelecida”, explica o pesquisador Avni Joshi, da Mayo Clinic, destacando os objetivos do estudo.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos e a Academia Americana de Pediatria recomendam a vacinação anual contra gripe para todas as crianças dos seis meses aos 18 anos de idade. E o Programa Nacional de Prevenção e Educação em Asma do país também recomenda a vacinação anual de crianças asmáticas com mais de seis meses.

Para avaliar se a imunização com a vacina inativada trivalente reduz as hospitalizações por gripe, 263 crianças foram acompanhadas por pesquisadores da Mayo Clinic dos seis meses aos 18 anos – todas elas com gripe confirmada em laboratório no período entre 1996 e 2006.

E os resultados indicaram que crianças que haviam recebido a vacina da gripe tinham três vezes maior risco de serem hospitalizadas, comparadas às crianças que não haviam recebido a imunização. Além disso, entre os asmáticos, a aplicação da vacina também foi associada a maiores chances de hospitalização.

“Enquanto essas descobertas levantam questões sobre a eficácia da vacina, elas, na verdade, não a (a vacina) implicam como uma causa das hospitalizações”, ressaltou o pesquisador. “Mais estudos são necessários para avaliar não apenas a imunogenicidade, mas também a eficácia de diferentes vacinas de influenza em sujeitos asmáticos”, completou o autor do estudo.

Fonte: American Thoracic Society. News release. 19 de maio de 2009.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

21 comentários

  1. Não vacinamos meu filho contra a gripe tem tempo.
    Ele fica pior quando toma do que quando não…
    Desde quando paramos de dar ele nunca mais teve problema de gripe.

  2. sobre crianças não sei mas sobre adultos da dita 3 idade é uma tragedia. É tomar a vacina e ficar com gripe um mês como ainda estou. um beijo Pat, adoro o seu site.

  3. Prefiro remedios caseiros e meu sorinho no nariz da minha filha,que logo,logo passa…..

  4. Agora fui pega de surpresa!! Saí ontem do hospital com minha filha de 5 anos. Ela é asmática e teve uma crise. Precisei interná-la, mas felizmente desta vez ficamos apenas uma noite. O pediatra que a atendeu me falou que talvez fosse interessante eu vaciná-la para termos 30% de proteção (já que a vacina não imuniza para todos os virus da gripe), e assim evitar um número maior de internações (as crises dela geralmente aparecem depois de uma gripe). Nunca a vacinei e também a mais velha nunca foi vacinada. Vou pesquisar mais para entender e questionar outro pediatra. Depois te conto!

    Abraço

    Milene

  5. Pat,

    Muito oportuno esta informação de que crianças têm maior risco de hospitalização, após tomar injeção para gripe.

    Pat,

    Olha só que coisa incrível!!! Conheço pessoas amigas que não podem tomar a vacina oferecida pelo Ministério da Saúde para idosos.
    A vacina dá efeito contrário: ficam gripados e de cama, no mínimo por 15 dias.
    Li na Folha de São Paulo, que está em estudo a diminuição das doses desta vacina.

    Grata por mais esta informação de utilidade pública. Diva Falcão

    1. Pois é Diva, uma notícia como esta devia mobilizar as pessoas e no mínimo cancelar as tais vacinas. Mas o que acontece é exatamente o oposto: ninguém parece se importar e as doses da vacina cada vez aumentam mais e cada vez abrangem um número maior de pessoas…

  6. Olá, bom dia, li o artigo e realmente é muito questionável essa vacina para gripe. Mas estava lendo os comentários, e falam de sorinho caseiro para o nariz. Como faz isso, podem me dar a receita para fazer esse soro caseiro?
    Pat, vc tem essa receita desse soro caseiro?
    Abraços!!!!
    Marisa

    1. Marisa, eu não conheço essa receita do soro caseiro, porém aqui em casa, ao menor sinal de gripe, eu coloco meu filho na banheira para tomar banho e birncar. Água morninha e uma boa porção de óleo de coco dentro. Ele mergulha, brinca e eu aproveito para lavar bem o nariz e boca dele com essa água cheia de óleo de coco. Na imensa maioria das vezes basta para a gripe não pegar, e de quebra ele ainda fica feliz por ter brincado tanto na água!

      Não tendo banheira, você faz a mistura de água morna com óleo de coco num copo ou jarra e usa para limpar o rosto e as mãos dele na hora do banho. Aliás, em caso de gripe é importante lavar as mãos com frequência!

  7. Pat,

    Por favor, explique melhor essa estória de óleo de coco no banho. Quais as propriedades medicinais do óleo?

    Obrigada.

    Bjos!

  8. olá!onde acho o óleo de coco?minha filha tem um ano e quatro meses ,posso usa-lo nela?
    bjs ,valeu a dica!

  9. Obrigada Pat, por suas dicas, são maravilhosas, vc já me ajudou muito com suas dicas e ensinamentos. Apesar de não deixar muitos comentários, faz algum tempo que acompanho quase que diariamente, seu site. E com minha enxaqueca, então, foi a única coisa, que consegui fazer diminui muito, com a dieta do Livro “Enxaqueca, finalmente uma saída”, e o chá de gengibre. Desde então, acompanha Tb o seu site. Obrigada por tudo.
    Abraços,

    Marisa

  10. Pat, minha sogra ficou muito mal recentemente por conta dessa vacina para gripe. Eu, que já sou pé atrás com a indústria farmacêutica, fiquei mais ainda.

  11. Eu, minha filha e minhas avós (90 anos) tomamos todo ano e adoramos! minha avós nunca mais tiveram gripe, minha filha de 4 anos tb e eu que nunca tinha mesmo ,continuei ótima! acho que algumas pessoas tem a imunidade baixa, ou já estavam com o vírus e culpam a vacina, aqui no meu Eestado (MS) os idosos tomam e gostam, sei lá isso é muito relativo.
    eu acho muito válido!
    beijos

  12. Eu tenho 2 filhos, um c/16 anos e um c/8, ambos tomam a vacina contra gripe anualmente, o menor toma desde que tinha um ano, e posso garantir que nenhum dos 2 teve gripe nesse periodo, raramente tem um leve resfriado, acho importante a vacina por estarem em idade escolar e terem contato com muitas crianças que muitas vz estão gripadas e ficam em salas de aulas fechada aumentando o risco de contagio.Pra mim está sendo eficaz.

  13. minha mãe, com enfisema e asma, tem gripe todo ano depois de ter tomado a tal vacina uma vez, mesmo depois de anos sem ter ficado sequer resfriadinha. chegou a ter pneumonia duas vezes. mandaram ela tomar vacina pra pneumonia. acha que ela tomou? nem a pau!

    pra ela, distribuir vacina pra 3ª idade no sus é tentar acabar com os velhinos de uma vez, pra gastar menos com a previdÊncia. não duvido.

    bjo, parabéns pelo ótimo blog.

  14. nem eu, ando tão decepcionada com o sistema. Por que antes de conher o seu site Pat, achava a soja o máximo, e todo mundo fala por uma boca só, inclusive os nutricionistas, nooossa, muuita proteína, baixa caloria, o ideal. Ninguém toca no assunto daquela substânciazinha prejudicial contida nela. Depois vem o apelo aos industrializados nooossa como é gostoso, danoninho, ainda bem que o pediatra dos meus filhos sempre me alertou, nada de danoninho, tem muuuito dos antes(corantes, conservantes, espessantes, estabilizantes…), a coca-cola nem se fala é um vício total entre as pessoas, eu mesma pensei nunca deixaria, graças a Deus consegui. Então pra mim desconfiadíssima, tem muita coisa não dita ou mal dita e muita que fazem questão de dizer, mãs não é 100%.

  15. Pat, já voltou a ter óleo de coco extra-virgem?
    Só encontrei um da Thera Herb, mas bem mais caro que o usual.
    Obrigada,
    Iana.

    1. Iana, é bem o que estou usando atualmente, masestou também testando uma nova marca nacional orgânica. Em breve mando notícias!

  16. TENHO DUAS FILHAS UMA DE 5 ANOS E OUTRA DE 2 , A TRES ANOS DOU A VACINA ANUALMENTE , E DEPOIS DISSO ELAS DIMINUIRAM AS GRIPES EM 90%.

Comentários estão encerrado.