O louro tem um sabor adocicado, com notas de noz moscada e cânfora e uma adstringência refrescante. As folhas frescas são ligeiramente amargas, amargor que é amenizado à medida que secam. As folhas completamente secas possuem um sabor potente, mas são melhores quando recém-secas.
Eu adoro usar louro no meu feijão, seja ele preto, carioca ou azuki. Uso muito em pratos com lentilha e nos meus caldos caseiros.
Partes utilizadas:
Folhas frescas ou secas
Como comprar e armazenar:
As folhas frescas podem ser usadas diretamente após tiradas do pé, mas elas serão menos amargas com o tempo, conforme secam. Você pode comprar folhas de louro frescas e secá-las em casa em local escuro e ventilado. Quando guardadas em potes fechados, as folhas secas de louro mantém seu sabor e aroma por pelo menos um ano!
Você já encontra louro orgânicos em algumas feiras e supermercados – ervas orgânicas costumam ser ainda mais perfumadas e saborosas.
Uso culinário:
As folhas de louro liberam seu sabor lentamente, por isso são tão usadas em caldos caseiros, sopas, ensopados, molhos, marinadas e conservas.
Coloque uma ou duas folhas de louro sobre uma terrine caseira antes de assá-la. Use o louro em sopas à base de caldo de peixe. Misture louro, limão e erva doce para rechear peixes inteiros antes de assar. O louro sempre faz parte do “bouquet garni”, uma interessante e saborosa combinação de ervas sobre a qual falarei mais tarde.
Quando fizer molho de tomates em casa, não deixe de acrescentar uma filha de louro no início do cozimento.
Os turcos costumam usar o louro em cozimentos lentos ou no vapor de carne de carneiro. Os marriquinhos usam em tagines de frango ou carneiro. Os franceses também são adeptos o louro em diversas receitas.
Duas ou 3 folhas de louro são suficientes para aromatizar deliciosamente uma porção que servirá até 6 pessoas. Não use mais do que isso para não deixar o sabor acentuado demais – nada em excesso é bom. Os sabores num prato bem preparado devem ser equilibrados, nada deve sobressair demais.
Pat.
E além de aromatizar e dar sabor, não é à toa que se põe o louro na comida, ele tem propriedades digestivas.
E na antiguidade greco-romana era símbolo de glória, com as coroas feitas da erva.
Sou estudante de gastronomia e adorei esse site de culinária infantil.
Eu não sei as propriedades terapéuticas do louro, mais a minha tia me recomendou beber cha, e cuando eu tenho dor de estómago faço um chazinho de louro e a dor passa.