Como se já não bastasse a matéria sobre chocolates, muito convenientemente publicada às vésperas da Páscoa e sobre a qual comentamos AQUI, e a matéria sobre fast food que deixa as crianças felizes AQUI (?!?!?!?!), agora mais essa “pérola”…
Eu gostaria de não ler esse tipo de coisas na grande mídia – uma grande irresponsabilidade -, mas o perigo é que “notícias” deste nível têm se tornado cada vez mais comuns… Azar nosso!
Essa matéria me doeu ler, tamanho o absurdo e a cara de pau!!! Vejam a manchete no Blog Boa Saúde (que eu, em geral, gosto muito e acompanho):
Mascar chicletes pode melhorar desempenho escolar, aponta estudo
CLIQUE AQUI para ler a matéria completa, mas não deixem de prestar atenção em quem patrocinou esta “pesquisa”: PRODUTOR de gomas de mascar Wrigley.
Preciso dizer mais alguma coisa??
Será que mascar chicletes cheios de açúcar, corantes e flavorizantes pode mesmo melhorar o desempenho escolar? Duvido! Ou será que mascar chicletes apenas aumenta os lucros da tal empresa e, de quebra, aumenta os pacinetes nas cadeiras dos dentistas.
O “press release” foi distribuído, a acessoria de imprensa cumpriu sua tarefa, mas o que me espanta é a mídia divulgar esse tipode informação tão obviamente manipulada, que obedece de forma tão evidente, aos interesses dos fabircantes de chicletes.
Que feio!!!
Como se compram opiniões, mais uma… https://pat.feldman.com.br/?p=5688 Socorro!!!!!
Oi Pat, entendo a sua indignação … dahi a importância de saber distinguir entre informação útil e inútil, tanto na internet como em qquer outro meio de informação. O que me dá mais raiva é que tentam utilizar as crianças para isso, e o pior é que tem pais que caem nessas … o McHorror é um grande exemplo disso …
Abraços e bom fds
Iv.
Hm, eu acho normal as empresas patrocinarem esse tipo de pesquisa. O problema é como elas são divulgadas. Eu já li antes e já sabia que mascar chicletes deixa o cérebro mais ativo e alerta, então é de se esperar que melhore o desempenho escolar. A questão é que não são os chicletes (e todos os produtos químicos nocivos que você citou) que fazem isso, e sim o próprio ato de mascar.
olá,
Pode parecer absurdo mas, durante minha infância e adolescência tinha dificuldade em me concentrar e o chicletes era uma alternativa que dava muito certo, principalmente para matérias de raciocínio!Nunca tive cáries e me formei em engenharia em 2°lugar na USP!