Alimentação ARTIGOS

E você com medo da gema de ovo…

ovoA gente cresce ouvindo sobre o perigo de comer gemas cruas e contrair Salmonella – e o risco realmente pode existir, mas o risco de se contrair Salmonella está em qualquer alimento, inclusive naqueles alimentos “considerados totalmente seguros”, como processados e pasteurizados.

Será que a salmonella realmente deve ser uma preocupação importante ao consumirmos ovos crus? Sim, é claro! Mas a preocupação deveria ser em relação a muitos outros alimentos desde inocentes alfaces e tomates como outros com certeza bem menos inocentes e bem menos nutritivos, como os exemplos que cito a seguir, de industrializados que tiveram sua venda suspensa após a detecção de salmonella em uitas unidades.         

Vou contar algumas coisinhas aqui sobre esses casos e contaminações por salmonella que até saem na mídia, mas que não se dá a devida atenção provavelmente porque não interessa às grandes empresas alimentícias… Do produto alimentício não se pode falar mal, já do “pobre coitado” do ovo caipira, que não dá muito lucro e de quebra pode atrapalhar as vendas, aí se falam “cobras e lagartas” e o ovo virou o vilão da história toda.

Notícia de 14 de janeiro de 2009: Kellog nos Estados Unidos alerta consumidores para que evitem seus produtos à base de manteiga de amendoim. Os produtos estão com suspeita de contaminação por Salmonella. Segundo a nota, a contaminação já afetou 434 pessoas em 43 estados.

Outras notícias mais antigas, reunidas no site da Fundação Weston A. Price (em inglês) citam casos de Salmonella em leite pasteurizado (porém nenhum caso entre os consumidores de leite cru) e diversas contaminações por Salmonella em restaurantes variados.

A salmonella pode estar presente na casca dos ovos.Uma chance maior nos ovos de granja, onde as galinhas ficam completamente amontoadas umas nas outras. Basta um ovo contaminado para contaminar todo o resto, já que é tudo muito fechado e muito apertado. Use a lógica. Já numa criação extensiva, onde as galinhas pastam livres e têm espaço para colocar seus ovos, mesmo que aconteça de um ovo ser contaminado, as chances deste contaminar outros fica bem menor.

Aprendi que uma lavagem cuidadosa da casca do ovo no momento de consumi-lo pode eliminar quase 100% dos riscos de contaminação. A salmonella não fica dentro do ovo e isso nem faz tanto tempo assim que eu descobri – mas já tinha o hábito de lavar os ovos antes de consumi-los.

A salmonella está em todo lugar, muito mais do que imaginamos, porém nosso organismo quando está em ordem, a manda embora sem nem mesmo notarmos que ela apareceu. Já uma pessoa que só ocme bolachas e industrializados em geral, QUE PODEM CONTER SALMONELLA DO MESMO JEITO, estão com o organismo possivelmente mais deficiente em nutrientes, o que facilita o aparecimento de qualquer tipo de doenças, daí a salmonella se instala e pode realmente fazer um belo estrago…

O cosumo regular de alimentos probióticos também fortalece o organimo como um todo e particularmente o sistema imunológico, então não deixe de ter sempre um potinho de iogurte na sua rotina alimentar. Se você não gosta, encare como um remédio azedo que você tem que tomar três vezes ao dia e o faça, uma colher de sopa de iogurte a cada refeição.




Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

3 comentários

Comentários estão encerrado.