Eu adoro aprender sobre a culinária brasileira, mas sem ir aos locais de origem de cada receita, confesso que por vezes dá preguiça de testar uma receita, dá um medinho de não gostar… Mas olha como foi interessante a maneira que o escaldado cuiabano apareceu para mim: uma cliente precisava consumir rotineiramente esse prato por recomendação médica. Ela não estava com muita disposição para prepará-lo, me passou um link com a receita e me pediu para fazer!
Sem industrializados!
A receita que ela me passou indicava o uso de caldo industrializado, mas justamente a necessidade dela era o caldo natural de frango, como os que eu faço na minha cozinha há anos! Fiz as minhas adaptações e a receita ficou deliciosa! Anota, e não deixa de preparar na sua casa!
Ingredientes
4 xícaras de frango desfiado (aproveite o frango do preparo do seu caldo caseiro)
2 litros de caldo de frango caseiro
1 xícara de passata de tomate
2 tomates grandes sem sementes e picados
1 cebola grande finamente picada
1 pimentão vermelho sem sementes e finamente picado
Salsinha, cebolinha e coentro frescos a gosto (minha sugestão é cerca de 3-4 colheres de sopa de cada)
Sal e pimenta do reino a gosto
1-2 colheres de sopa de manteiga
¾ de xícara de farinha de mandioca fina (quantidade aproximada)
8 ovos caipiras (opcional)
Modo de preparo
Leve o caldo de frango à fervura e junte o frango desfiado.
Mexendo sempre, junte também a passata de tomates e a manteiga. A seguir, junte os tomates, cebola e pimentão picados, mexendo delicadamente.
Em fogo baixo, comece a adicionar farinha de mandioca aos poucos, mexendo vigorosamente, até que o líquido fique cremoso como um pirão. Isso não demora a acontecer, e é importante mexer sem parar para que a farinha não empelote.
Desligue o fogo, junte a salsinha, cebolinha e o coentro, mexa bem e sirva imediatamente.
Caso queira incluir os ovos, eles devem ser acrescentados imediatamente antes das ervas, e o fogo desligado em seguida. Eles cozinham apenas com o calor do caldo.
Como servir o seu escaldado cuiabano
O mais comum é servir o escaldado cuiabano em pratos fundos, acompanhando de torradas de fermentação natural. Por aqui optamos por servir sem os ovos da primeira vez e sem as torradas. Apenas o escaldado fumegante e saboroso!
Leia mais
Se você quer enriquecer a sua cozinha de maneira saborosa, saudável e prática, leia os meus e-books de receitas. CLIQUE AQUI para conhecer os títulos disponíveis.