Alimentação ARTIGOS Aulas de Culinária Dicas de Cozinha

Aprenda a gostar de cozinhar

Se você já acompanha o meu trabalho há algum tempo por aqui e pelas redes sociais, eu suponho que já exista um interesse pela cozinha, receitas gostosas e práticas. Interesse, mas não necessariamente gosto, prazer em cozinhar. Hoje eu vim de dar um dica preciosa: aprenda a gostar de cozinhar, e sua vida na cozinha ficará muito mais fácil!

Para muitas pessoas cozinhar é tudo, menos um prazer, e eu compreendo e respeito isso, mas se você PRECISA cozinhar, gostar de cozinhar ajuda a tornar a obrigação um prazer, a não ser tão cansativo. Você pode não gostar de cozinhar porque simplesmente não gosta, pode ter tido alguma má experiência na cozinha, pode não ter tempo ou disposição, mas se precisa, eu vou te ajudar a tornar a tarefa mais leve e divertida.

Cozinhar em casa é mais barato e pode ser muito mais saudável e só isso já é razão suficiente para preparar sua comida em casa e para isso você não precisa de cursos complexos, receitas mirabolantes ou ingredientes exóticos. A cozinha do dia a dia pode ser caprichada e simples ao mesmo tempo. Comida feita do zero tem valor nutricional e afetivo – quem não lembra daqueles deliciosos almoços na casa da vó, onde logo pela manhã a cozinha já exalava um perfume apetitoso? Comida de verdade é recheada de carinho, só faz bem!

Menos esforço, mais benefícios

Encontrar motivação para cozinhar em casa é o primeiro passo para gostar de cozinhar. você é recém casada e quer agradar seu parceiro, tem filhos pequenos e quer o melhor para eles, quer economizar e prefere chamar a turma para comer em casa a ir a restaurantes, quer seguir alguma dieta específica. Os motivos só importam para você, mas encontre uma boa razão para te motivar a cozinhar mais em casa, e gostar disso.

Faça uma listinha das vantagens de cozinhar em casa, coisas que soem vantajosas para você. Para mim cozinhar em casa é bom por algumas dessas razões:

  • Eu sei exatamente os ingredientes que estou ingerindo
  • Os utensílios onde meu alimento é preparado são os mais saudáveis
  • Eu meço os temperos de acordo com o meu paladar e o da minha família
  • Gasto menos e como melhor
  • Faço do momento do preparo da comida uma ótima atividade em família
  • Meus filhos ganham um ótimo exemplo e aprendem a se virar

Essas são algumas das minhas razões. Pense nas suas, faça uma listinha e me conte nos comentários as suas motivações para gostar de cozinhar.

Cozinha fácil

Você pode gostar de cozinhar, eu adoro, mas existe vida além da cozinha, então no dia a dia, nada de passar o dia todo por lá, só cozinhando e não tendo tempo para mais nada. Tenha uma lista de receitas simples e gostosas, daquelas que você prepara num piscar de olhos, não suja muita louça e que agrada a família toda. Reserve a cozinha trabalhosa para datas especiais, quando passar o dia na cozinha será uma escolha gostosa, um programa de família e/ou amigos. A minha receita prática favorita é a quiche sem massa, que além de fácil, é super versátil – quem já provou, sabe do que estou falando!

Outra dica que facilita a vida na cozinha é preparar os pratos mais complicados em maiores quantidades e congelar em porções para usar quanto o tempo estiver curto.

Como começar a gostar de cozinhar

Você já viu um bebê aprendendo a andar? ele vai cair, levantar, cair de novo, chorar, levantar de novo, até pegar a prática, até cair cada vez menos, até conseguir correr. Na cozinha não é muito diferente. Quando você começa, pode queimar a comida, errar o tempero, desandar a receita, e tudo bem, faz parte. Se você não começar e não treinar, não pega o jeito! Sim, às vezes os erros desanimam, mas você não pode desistir. Insista, persista, pegue prática e o tempo ajuda!

Comece com receitas simples, e siga essas receitas à risca – a chance de errar é menor. Conforme for ganhando prática e confiança, conforme gostar de cozinhar mais e mais, comece a dar o seu “toque especial”, acerte o tempero ao seu gosto, invente moda.

Quando você é iniciante na cozinha, e mesmo depois, leia a receita inteira antes de iniciá-la. Confira se tem todos os ingredientes e equipamentos para prepará-la, pense se a porção preparada não será demais ou de menos para o grupo que vai provar.

Utensílios

Eu já fiz uma lista enorme de utensílios úteis e fúteis para a cozinha, mas já aviso que você não precisa ter uma cozinha super incrementada para cozinhar bem. Claro que quem gosta de cozinhar acaba investindo mais em utensílios, e realmente muitos deles facilitam a vida na cozinha – mas definitivamente não são imprescindíveis.

Inspiração para gostar de cozinhar

Livros de receitas são minha paixão, mesmo que eu pouco siga suas receitas. Não sigo quase nunca, mas me inspiro quase sempre! Quem já cozinha faz tempo, se inspira. Quem está aprendendo a cozinhar, aprende! E eu tenho diversos livros para te inspirar e te ajudar. CLIQUE AQUI para conhecer todos os títulos.

Aproveite também sites, blogs e redes sociais que falem de cozinha, que publiquem receitas vídeos, sugestões, dicas, etc. Todo conteúdo para te ensinar a gostar de cozinhar, como cozinhar, o que fazer e o que não fazer.

Com o tempo você vai se identificar com alguns chefs, algum tipo de receita e vai achar o seu caminho na cozinha. Mas não se esqueça, comece sempre com receitas simples, onde a chance de errar (e desanimar com o erro) é menor!

Faça ficar divertido

Sim, você vai me dizer que não gosta de cozinhar, que não tem tempo e que nada vai mudar isso, mas se você PRECISA cozinhar, fazer um esforço para tornar a tarefa divertida vai aliviar o peso da obrigação! De vez em quando faça suas compras em um supermercado mais bacana, tenha um ou outro utensílio especial, compre um avental engraçado, eventualmente convide família ou amigos para cozinhar com você.

Eu nunca vou dizer que você tem a obrigação de amar cozinhar. Tente apenas pensar nas vantagens. Tente gostar um pouco, porque eu garanto que fica mais fácil!

Ah, só pra contar, eu tenho um monte de blogs e sites culinários salvos nos meus favoritos, que olho de vez em quando para me inspirar e aprender mais. Dá uma espiada na minha aba:

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.