Alimentação ARTIGOS

Hambúrguer Industrializado – Conheça a composição

Screen Shot 2014-10-24 at 17.55.34Tenho passado muitas das minhas tardes mergulhadas em pesquisas para um novo projeto, e hoje estava comparando versões industrializadas e caseiras de um mesmo produto, dando atenção especial ao que mais atrai as crianças, como o hambúrguer, por exemplo.

Fiquei completamente CHOCADA com a composição de um hambúrguer industrializado!!!! Você com certeza consegue conferir a lista de ingredientes abaixo indo em qualquer supermercado e lendo a embalagem de inúmeras marcas. Pode haver uma pequena diferença entre elas, mas a maioria é carregada de química!

CLIQUE AQUI para se cadastrar e receber novidades da minha cozinha em primeira mão!!!!

A composição do hambúrguer “ET”

Ninguém precisa ser tão entendido, para saber que hambúrguer de verdade deveria só conter carne, pitadas de sal e no máximo, pra quem gosta, uma pimenta ou outros temperos naturais.

Olha isso:

Ingredientes:
CARNE BOVINA, ÁGUA, GORDURA BOVINA, PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA, GORDURA VEGETAL HIDROGENADA, MALTODEXTRINA, SAL, CONDIMENTOS NATURAIS, PIMENTA, PROTEÍNA VEGETAL HIDROLISADA, REGULADOR DE ACIDEZ LACTATO DE SÓDIO (INS 325), ESTABILIZANTE POLIFOSFATO DE SÓDIO (INS 452I), REALÇADOR DE SABOR GLUTAMATO MONOSSÓDICO INS 621, ANTIOXIDANTE ERITORBATO DE SÓDIO (INS 316), CORANTE VERMELHO DE BETERRABA (INS 162) E AROMAS NATURAIS. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Aí mais uma vez eu insisto, FAÇA EM CASA!!!!!!!

Modéstia a parte, a minha receita tem feito bastante sucesso Brasil afora. CLIQUE AQUI para conferir!

Eu adoro fazer hambúrguer de picanha, mas se você acha caro, tem outras opções bem deliciosas, tais como a fraldinha, que resulta em um hambúrguer pra lá de saboroso, desde que com alguma porcentagem de gordura (recomendo 20% a 30%).

Além da carne, não deixe de conferir o meu livro Fermentação Para Principiantes e aprenda a fazer seu próprio ketchup, mostarda e maionese em casa, todos eles naturais e probióticos. Aquele lanche “criminoso” pode passar a ser uma opção muito saudável se você preparar do jeito certo, com ingredientes de qualidade.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

3 comentários

  1. verdade, Pat. Quando a gente lê os rótulos destas “comidas”, no supermercado, fica a dúvida se não está na sessão dos produtos de limpeza. Pois há pouca diferença entre os componentes de uns e outros! Dia desses, minha prima comprou um daqueles bolos industrializados e embalados individualmente, pra colocar na lancheira de sua filha de apenas 3 anos. Eu não me contive e perguntei se ela já tinha feito o experimento de deixar um destes “bolos” e os bolos de verdade, fora da geladeira, por mais de uma semana. Ela me perguntou: “por que”? Eu disse: o bolo de verdade, o bolo caseiro, vai estragar muito rápido. Enquanto esse outro pode durar meses. Ela ainda ficou sem entender. E eu arrematei: vc quer que sua filha tão pequena se “alimente” de produtos químicos? Porque é isso que permite a loooonga validade desses “bolos” industrializados. Ela respondeu assustada: eu nunca tinha parado pra pensar sobre isso! É mesmo. É melhor mandar uma fruta, né, já que ela gosta tanto. Esse pequeno exemplo mostra o quanto a gente pode ajudar alguma pessoa a refletir criticamente sobre a qualidade da alimentação. E nesse sentido, seu blog é realmente uma ótima fonte para alimentar esse delicioso debate!

  2. Pat,
    Pois é, também fico horrorizada. Aprendi que produtos vendidos em caixa de papelão e que tenham mais do que três ou quatro ingredientes que eu não saiba o que é e tenha dificuldade de falar sem ter de repetir mentalmente separando as sílabas, não levo. Ou pelo menos, não levo se não puder fazer em casa. levo apenas se for uma emergência.
    Beijo

  3. isso e o que vem escrito nas embalagem dos Hambúrguer? depois dos leites contaminados com formol e agua oxigenada vocês acham que e só isso que vem misturado nos hambúrguer.

Comentários estão encerrado.