Carnes DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Lasanha de Berinjela (é sem massa!!!)

Eu nunca gostei de berinjela e sempre adorei lasanha. Eu aprendi rápido a preparar pratos com berinjela, mas continuo não sabendo preparar uma boa e tradicional lasanha. Até o dia em que eu TIVE que comer berinjela…

Estávamos passando o fim de semana prolongado na casa de campo de um casal de amigos e adivinhem o prato único servido no almoço de sábado??

Berinjela à parmegiana…

Para não ser mal educada (e não passar fome!!), provei um pedacinho minúsculo – assim dava até para repetir e fazer de conta melhor ainda! Provei e não achei tão horroroso assim, mas também não posso dizer que caí­ de amores… Posso apenas dizer que bem disfarçada no meio de uma apetitosa lasanha, a berinjela poderia se tornar parte do meu cardápio de vez em quando…

E lá fui eu criar a minha receita!!

Massa de lasanha não podia ter no meio – era sempre na massa que eu errava as lasanhas convencionais e eu não me arriscaria. Resolvi fazer alguns testes cortando a berinjela bem fininha, no sentido do comprimento. Da primeira vez foi com casca, mas a casca me fazia lembrar que ali tinha berinjela, e não massa. tirei a casca.

O resultado foi tão satisfatório, para falar a verdade, tão delicioso, que eu não parei mais de fazer esse prato aqui em casa!!

Gosto de prepará-la num dia não tão quente e num dia em que eu tenha tempo, porque apesar de ser um prato de preparo muito simples e fácil, requer algum tempo entre preparo e montagem. Ou então preparo numa noite e deixo na geladeira para assar para o almoço do dia seguinte.

Ingredientes

2 berinjelas;

300-400 g de queijo muzzarela fatiado;

400 g de carne moí­da ou molho bolonhesa pronto;

2 cebolas médias finamente picadas;

sal e pimenta a gosto;

8 tomates orgânicos lavados;

2 dentes de alho;

1/2 xí­cara de salsinha fresca

1 colher de chá de mostarda em pó;

sal e pimenta a gosto;

200 mL de leite de castanhas ou nozes ou amêndoas;

2 colheres de sopa de farinha de trigo integral (opcional, você só usa se o leite de castanhas ficar fino demais)

200 g de ricota ou queijo minas padrão ralado;

2 dentes de alho;

sal e pimenta do reino a gosto;

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado.

Modo de Preparo

Aquecer ligeiramente uma colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem e juntar a cebola bem picada;

Quando a cebola começar a dourar, juntar a carne moí­da, mexendo sempre. Manter o fogo alto e mexer até que a água seque completamente e a carne comece a escurecer.

Descascar e fatiar as berinjelas finamente no sentido longitudinal;

Colocar as fatias em uma panela grande com bastante água fervendo e deixar aquecer em fogo baixo, durante todo o tempo em que se prepara os demais componentes da lasanha. Pode-se colocar nesta água o suco de um limão, assim a berinjela não escurece tanto.

Enquanto isso, colocar os tomates inteiros (tirar só a extremidade), os dentes de alho, mostarda em pó e sal e pimenta a gosto no copo do liquidificador, com 1/2 copo de água para ajudar a bater; (pode colocar três ou quatro sementes de urucum, que vão dar uma cor mais viva ao molho – eu coloco até mais, o gosto não se altera!)

Bater bem, até que não haja mais sólidos;

Adicionar a salsinha e bater ligeiramente.

Quando a carne moí­da estiver bem seca, começando a ficar escura, adicionar o molho de tomates batido no liquidificador. Mexer sempre e manter o fogo médio para que o molho engrosse um pouco.

Montar a lasanha

Num prato que possa ir ao forno, alternar camadas de carne moí­da, fatias de berinjela e queijo muzzarela, nesta ordem até que se acabem os ingredientes, sendo que a última camada deverá ser do queijo muzzarela.

Preparar o molho branco

Bater no liquidificador todos os ingredientes, menos o queijo parmesão, até que a mistura fique completamente homogênea;

Colocar a mistura em uma panela em fogo baixo, mexendo sempre até que o molho engrosse, parecendo quase um mingau;

Colocar o molho sobre a lasanha montada e salpicar o queijo parmesão ralado;

Assar a lasanha em forno médio pré-aquecido durante cerca de 30-40 min, ou até que ela esteja dourada por cima.

Leia mais

Quer receitas incríveis para o seu dia a dia, organizadas em 30 dias de cardápios super variados? O livro 30 dias de Comida de Verdade vai te ajudar! Disponível em versão impressae-book Kindle ou em PDF – escolha o formato mais conveniente e compre já!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

34 comentários

  1. Ola Pat,

    sou mais uma enxaquecosa com intolerancia a leite o que dificulta bastante a dieta alimentar. Ja li e sigo relativamente os livros de voces, tem muitas dicas boas e fazem me sentir melhor.
    A receita da berinjela me parece muito boa, mas um pouco indigesta com berinjela escrita com g. Me desculpe, é mania de professor.
    Alexandra.

  2. Alexandra, super obrigada pela dica!!!

    Eu confesso que detesto cometer erros de português, por mais bobos que sejam e a berin”j”ela ou berin”g”ela era uma dúvida de longa data!!

    Vou ver se consigo corrigir todas as vezes em que a palavra aparece, e agora acho que pelo menos berinjela eu não erro mais!! (espero…)

    Um abraço,

    Pat

  3. Pat, já fiz essa receita, mas não coloco as berinjelas na água fervendo, vou tentar fazer desse jeito (tb não gosto de “saber” que tem berinjela na receita!).

    Minha mãe fazia parecido, mas com as berinjelas a milanesa, fritas e cheias de óleo (confesso que eu até gostava assim, mas além de fazer uma sujeira enorme, também era uma coisa que eu não teria coragem de dar p/ o baby, então aprendi a fazer de um jeito diferente).

    Só uma perguntinha: você não deixa a berinjela de molho antes de cozinhar? Eu sempre deixava de molho na água com sal, e trocava a água várias vezes, assim ela não fica tão amarga… será que cozinhando não tem esse problema?

  4. Algumas importantes observações: Eu utilizo berinjelas japonesas que não tem sementes e são mais moles. Retiro as cascas por causa do agrotóxico. Corto em fatias redondas com 5 mm de espessura. Faço montagens de porções individuais (uma rodela sobre outra como se fosse um hamburguer). Utilizo molho bechamel com bastante noz moscada ralada. Para o molho de tomates utilizo lata de tomate pelado importado (italiano). O queijo é o mussarela de búfula. Aí é só comer feliz da vida. Não esquecer de afrouxar antes o cinto.

  5. Pat faço uma “lasanha” parecida com essa mas com molho de cogumelos ao invés da carne moída. Fica deliciosa e como sei que você é fã de cogumelos ai vai a dica! :-)
    Seu próximo passo é experimentar um(a?) Moussaka! Leva iogurte….

  6. Pat ainda bem que conseguiu ficar a gostar mais de beringela. Achei estranho não gostar …mas isso é porque eu sou completamente viciada em beringela, cozinho de todas as maneiras e sempre com casca, porque acho que é um legume muito versátil.Até tenho plantada uma fileira na minha horta biológica.
    Quanto à palavra, em português (de Portugal), escreve-se mesmo BERINGELA.

    PS: Claro que provavelmente estou a “ensinar a missa a um padre” mas se precisar de receitas (já experimentadas por mim) com beringela não hesite em pedir-me.
    bjs

  7. Pat, parabéns pela receita detalhada, e para a moça que fez a correção, antes de te corrigir poderia ter feito um texto um pouco melhor já que ela é “professora”.

  8. Não é lasanha de Beringela, chama porta do céu, é uma comida Russa,
    minha mãe faz muito e é uma delicia, pena que tenho que comer bem pouquinho, tenho alergia da beringela, mais vale a pena fazer e apreciar o sabor desta receita.

  9. Eu fiz e ficou muito boa. Só que vale o alerta de não fazer molhos muito “aguados”, pois sobrou água na travessa…

    1. Emerson, eu coloco molho na carne moída porque ‘da um gosto todo especial, mas você tem razão: o molho precisa secar bem na panela antes da lasanha ser montada!

  10. Adoro lasanha de beringela!! Minha mãe faz uma bastante prática. Une duas coisas que eu adoro beringela e molho de tomate “cru” (sem deixá-lo cozinhar e “secar”, depois de ferver já desliga o fogo). É bastante simples, fatia as beringelas e sem cozinhá-las monta numa travessa de vidro, uma camada de molho, beringela e queijo branco. Fica bastante suave, adoro.

  11. Oi Pat!

    Eu adoro esta receita e faço muito aqui em casa. Mas um dia, por curiosidade, substitua a berinJela por abobrinha.
    Juro que você não vai se arrepender e todos vão gostar. :-)

    ps.: A berinjela solta muita água mesmo, mas se você tirar do fogo e esperar uns minutinhos antes de servir, ela “chupa” a água de novo.

    Beijos!

  12. Pat,

    Achei a receita muito cheia de frescura – leite de nozes, castanhas ou amêndoas, ricota (eita queijinho safado!)… Será que dava para substituir essas coisas? Eu simplesmente adoro berinjela de qualquer jeito. Gostaria muito de tentar essa.

    Super obrigado e feliz 2011!

    Mario Imori

    1. Poxa Mario, não precisava ser tão bravo com a coitadinha da ricota!!!! Substitua pelos queijos da tua preferência!

  13. Pat, você indica algum tipo de massa/polpa de tomate que possa ser comprada pronta, no supermercado? Lógico que sem aqueles conservantes e corantes todos. Isso existe?
    Obrigada,
    Joseli

    1. Joseli, existem algumas que vem em garrafas de vidro, chamadas “passatas”, que eu compro de vez em quando. Se encontro da orgânica, é a minha preferência!

  14. Oi Paty,

    Eu comecei a dieta do Dr Feldman ha 2 semanas. Pelo que vi dos infredientes eu posso comer essa lasanha, certo?

    Att,
    Aline

    1. Aline, a lasanha comum é proibida por causa da massa, mas você pode fazer lasanha de beringela ou abobrinha e se deliciar!

  15. Pat, tudo bem?
    A mussarela é um queijo que podemos comer (quem faz a dieta anti-enxaquecca)? Aproveitando, quais queijos podemos comer e quais não podemos?
    Obrigada pela ajuda!

    1. Joseli, dos queijos você pode todos, desde que sem aditivos (aqueles tipo polenghinho são péssimos) e desde que não sejam desencadeantes pra você!

  16. Oi Pat,

    Fiz essa lasanha esse fim de semana e ficou simplesmente divina!!

    Eu achei penne feito com farinha arroz integral aqui na Australia numa loja de produtos organicos. Esse eu posso? Ou a farinha de arroz integral tb vira acucar na digestao? Fiquei na duvida e resolvi te perguntar antes de comprar.

    Muito obrigada pelas receitas deliciosas!! Abs

    1. Aline, a massa de arroz é menos mal, mas ainda assim é melhor evitar simplesmente para que você perca o hábito das massas e comece a achar outras boas opções para sua alimentação.

  17. Acho que eu ainda nao entendi… Tem problema comer massa de vez em quando?…

  18. Oi Pat,
    essa receita é pra quantas pessoas? Quantas berinjelas eu devo usar para servir 6 pessoas?
    Obrigada!
    Abraco,
    Denise

    1. A receita rende bastante. Com 2 berinjelas grandes, bastante carne e queijo você faz uma lasanha bem farta, que serve até 6 pessoas

Comentários estão encerrado.