Alimentação ARTIGOS

Maioria dos alimentos direcionados às crianças têm pouco valor nutricional

[ratings]

Ao invés de comprar e oferecer “produtos alimentícios”, praticamente sem nutriente algum e cheio de químicas, cores e sabores “de mentirinha” aos nossos filhos e à toda a nossa família, que tal, para variar, comprar e oferecer alimentos DE VERDADE?

A maioria dos produtos alimentícios direcionados especificamente às crianças tem valor nutricional pobre, com quase 90% contendo altos níveis de açúcar, gordura ou sódio, segundo estudo da Universidade de Calgary, no Canadá. Os especialistas pesquisaram 367 produtos, incluindo aqueles com personagens de desenhos animados na embalagem. E, de acordo com os autores, quase 70% dos produtos, excluindo bebidas não-alcoólicas, confeitaria e panificação, derivam alta proporção das calorias do açúcar. Além disso, um em cinco tem altos níveis de gordura, e 17% contém excesso de sódio. O que mais preocupa, principalmente em relação à obesidade infantil, é que 62% dos produtos com má qualidade nutricional tinham, na frente da embalagem, alegações positivas sobre o produto.

Fonte: Blog Boa Saúde

A natureza oferece absolutamente todos os nutrientes que precisamos para ter uma boa saúde. Os nutrientes estão em toda a parte e em todos os alimentos. Os nutrientes estão até na luz do sol, importante para uma absorção adequada de vitamina D.

Uma alimentação natural, variada e livre de industrializados é muito mais saudável, muito mais saborosa e inclusive muito mais barata! Encha seu carrinho com frutas, verduras, legumes, ovos e carnes. Deixe de lado massas prontas, bolachas, biscoito, doces e chocolates. A conta bancária e a saúde agradecem!

As crianças só vão preferir os industrializados se alguém os mostrar a elas e mais ainda se alguém disser que é gostoso. Crianças vão preferir chocolates, balas e biscoitos se alguém mostrar a elas, se alguém ensinar que é bom e que é recompensa para alguma boa atitude Mostre ao seu filho a delícia de uma banana docinha, um abacaxi suculento ou uma manga bem “melecada”. A diversão de preparar em casa e comer um belo hamburguer. O conforto de uma sopa saborosa e quentinha num dia frio, feita do zero, só com ingredientes naturais (se puder ser orgânico, melhor ainda!)

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

8 comentários

  1. O uso de certas substancias em produtos infantis e a maneira como eles usam o marketing deveriam ser proibidos por lei. Assim como nos macos de cigarro hoje em dia no Brasil tem avisos sobre os males que isso pode provocar, acho que nao seria uma ma ideia um approach similar nesse tipo de produto infantil.
    Concordo que as criancas so vao gostar se alguem disser a elas que eh bom. No meu caso esse “alguem” foram os proprios amiguinhos, por exemplo os vizinhos, e a propria ESCOLINHA que estava oferencendo doces como recompensa de bom comportamento – eu surtei! Aqui em casa continuam os bons habitos, embora o Pedro nao seja proibido de comer nada, quando ve o amiguinho com chocolate ou sorvete, ele quer tambem, ok. Me frustra um pouco ter feito tanto esforco para uma alimentacao so organica e absolutamente sem industrializados desde a introducao dos alimentos e ver que a ma influencia nem sempre vem de dentro de casa, mas fico feliz em pelo menos manter os bons habitos dentro de casa. { }s

  2. Adorei esse artigo. É a pura verdade. Os pais têm que ser os primeiros a incetivarem os filhos para uma alimentação saudável, eles têm que ser o exemplo, senão não funciona. Minha filha gosta de todas as frutas e saladas, mas cresceu vendo a gente saborear isso. Claro que ela gosta de bolachas recheadas e cia, não a privo de nada, mas nunca deixei um pacote inteiro na mãe dela, sempre separava algumas num pratinho e ainda é assim. Ela acostumou a apreciar e não devorar ou matar a fome com guloseimas.
    Concordo plenamente com a Kátia, o apelo do marketing é abusivo em produtos infantis, concorrência injusta com a gente, mas vamos fazendo a nossa parte.
    Beijão a todas

  3. Ola, como vcs tem a capacidade de fazer um site muito interessante venho aqui lhe pedi ajuda. Pois estou muito desprerada p/ esta funcao e por favor me ajude!! E o seguinte eu moro nos Estados Unidos e ‘e muito dificil controlar a alimentacao dos meus filhos, pq todas as festas de aniversario tem pizza e a escola tem uma duracao de 7 hs e meia sendo que eu tenho que mandar dois lanches e um lanche p/o almoco. Eu nao sei o que mandar pq tudo que eu acho que seria bom p/eles teriam q comer quente. por exp: um arroz c/ frango nao seria bom comer frio or uma pasta a parmegiana. Qual o tipo de lanche saudavel que eu deveria mandar p/ a escola?
    Espero a sua resposta,
    obrigada
    Neuza Madureira

  4. Uau Neuza, este é um desafio e tanto principalmente nos EUA, em meio a tanto junk food!!!

    Vou pensar em algumas alternativas e escrever um artigo sobre o assunto. Será que você consegue esperar mais um pouquinho? Acho que já tenho algumas coisas em mente, resquícios do meu tempo de faculdade, quando passava o dia todo fora de casa, mas odiava comer fora!!

  5. Ola Pat
    Muita obrigada por responder-me rapido. Com certeza vou esperar a sua resposta. Agora sei que vou ter uma grande ajuda. Muitissima obrigada
    Sucesso,
    Neuza

  6. O meu filho leva lanche todos os dias na escola – algumas das coisas que ele leva: hummus ou mousse de salmao com torradinhas, cenouras e pepinos e tomates cerejas, sandwich integral de frango (que eu deixo numa marinada de azeite, limao e alho e frito na manha) com alface, pedacos de queijo com uvas. cous cous marroquinho feito geralmente com cenoura e abobrinha, pao pita com frango e pimentoes, pasta penne com pesto feito em casa.

    Ele come isso tudo frio mesmo.

    espero que tenha ajudado

    1. Xará, eu queria ser o tu filho para desfrutar de lanchinhos tão saborosos e saudáveis!! Parabéns e obrigada pelas dicas!

Comentários estão encerrado.