Alimentação

O pão e o frio

[ratings]

Finalmente parece que a primavera – quase verão – resolveu dar as caras aqui em São Paulo. Ontem tivemos um domingo muito agradável e hoje uma segunda feira bem quente e radiante de sol.

Alto astral lá em cima com essa luz toda! Eu adoro os dias ensolarados!!

Pois nos últimos dias de frio eu descobri uma coisa da qual já deconfiava…  A temperatura e umidade ambiente influem muitíssimo no resultado final do pão caseiro! Com os dias mais frios eu simplesmente não consegui fazer nem um pão gostoso de verdade. Nem bonito eles ficaram…

Eu tentei em temperatura ambiente normal, “embalando” o recipiente com uma toalha grossa e guardando no forno. Tentei aquecer a cozinha (usei até aquecedor!), mas aí o ar seca e o pão dá errado…

Notei também que a temperatura do iogurte quando eu o misturo à farinha (estou falando aqui da minha receita de massa multiuso, que no fim é a que eu sempre uso aqui em casa, com eventuais variações, de acordo com o qe a imaginação mandar) faz toda a diferença. Tirar o iogurte da geladeira e misturar direto `massa é pedir para a receita dar errado! A temperatura baixa da geladeira inibe a ação dos lactobaillus, portanto inibe a fermentação da massa. Hoje usei o iogurte morninho, recém-preparado, antes dele ir para a geladeira. Se o seu iogurte já está na geladeira, sugiro tirá-lo cerca de uma ou duas horas antes de começar o preparo da masa. Frá diferença no resultado final!

Isso tudo que eu falei não tem nada de técnica culinária. São apenas observações minhas, na minha rotin na cozinha e especificamente no preparo dos meu pães, mas acho que é principalmente observando, tentando, errando e acertando sem medo, que aprendemos de verdade os segredos de uma boa cozinha!

Hoje aproveitei o calor e coloquei massa para fermentar. Amanhã venho contar a vocês o resultado. Tenho a impressão de que finalmente vou saborear de novo um pão bem gostoso feito por mim!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

4 comentários

  1. Pat,

    Hoje eu assei o pão, só que dessa vez eu usei 1 1/2 xícaras de farinha de trigo branca e 2 xícaras de farinha de centeio. Ficou uma delícia!!!
    Essa sua receita é tão fácil de fazer e fica muito saborosa.

    Já fiz também só com só farinha de trigo integral e só com farinha de centeio, fica todos uma delícia mas meu preferido é a de centeio.

    Beijos.

  2. Olá, gostaria que me fornecesse a receita deste pão , é possivel?

    Fico no aguardo.

    Sheila

  3. Olá Pat,comecei fazer seu pão a alguns meses,faço duas ou três receitas por semana, pois em casa comemos mto pão,mas apesar de delicioso não crescia mto,agora eu amornei o iogurte antes de misturar na farinha e misturei centeio com a farinha integral,ficou maravilhoso ao assar dobrou de volume,ficou mesmo mto bom não quero saber de outro pão…continue passando essa dicas maravilhosas pra gente Bjos

    1. Viviane, eu nunca me lembrei de falar para amornar o iogurte porque normalmente faço o pão no dia em que faço o iogurte, antes de colocá-lo na geladeira depois de pronto. Nessa hora ele ainda está morninho e, é claro, funciona muito melhor!

      Fazer pão é um exercício de paciência e persistência. E é extremamente recompensador perceber que a cada fornada ele sai mais gostoso!

Comentários estão encerrado.