Eu não me lembro exatamente em que época do ano costumo encontrar aspargos frescos – do orgânico nunca encontrei, mas como eu acho esse ingrediente simplesmente delicioso, preparo em casa de vez em quando para acompanhar carnes grelhadas, num risoto, sopa ou omelete. Um dia ele veio para a papinha!
Até que um dia resolvi apresentar o aspargo ao meu filho numa de suas papinhas (isso já faz tempo, né! Agora, como ele mesmo diz, é um menino grande, não é mais bebê!)
Essa papinha é ideal para quando o bebê já começou a dominar um pouquinho melhor a “arte” de mastigar os alimentos, quando ja ganhou uns poucos dentinhos na boca, já que o aspargo verde fresco tem consistência ligeiramente rígida e fibrosa, mesmo quando cozido.
Ingredientes:
1 beterraba grande (de preferência orgânica) descascada e picada
1 xícara de caldo de carne caseiro
2 colheres de sopa de bife de fígado
1 + 1 colher de sopa de manteiga (ou óleo de coco extra-virgem, caso queira variar o sabor)
1/2 xícara de aspargos verdes frescos cortados em rodelas fininhas
sal e pimenta do reino à gosto
Modo de Preparo:
Cozinhe a beterraba e o bife de fígado no caldo de carne – primiero em fogo alto, quando ferver, aie o fogo ao mínimo – até que a beterraba esteja bem macia e o caldo tenha evaporado quase todo (caso o caldo evapore antes da beterraba estar bem mole, acrescente mais água filtrada ou caldo de carne e continue cozinhando)
Amasse a beterraba com um garfo, passe pela peneira ou bata no liquidificador (o jeito que for mais fácil e prático para você, e de acordo com a capacidade de mastigação do seu filho). Junte uma colher de sopa de manteiga ou óleo de coco extra-virgem, mexa bem e reserve.
Pique miudinho ou processe o bife de fígado e junte à papinha de beterraba (também faça a opção de acordo com o que for mais prático para você e de acordo com a capacidade de mastigação do seu bebê). Mexa bem e reserve.
Refogue os aspargos em uma colher de sopa de manteiga ou óleo de coco, em fogo médio, até que fiquem bem macios, mexendo sempre – não demora muito para que cozinhem.
Junte a papinha de beterraba já com o fogo desligado, mexa muito bem e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Nas primeiras vezes eu não coloquei praticamente nada de sal e pimenta, nesta e em outras papinhas, nas vezes seguintes eu aumentei mais o tempero gradativamente.
Caso você tenha em casa, pode juntar um punhado de salsinha fresca orgânica bem picadinha após desligar o fogo. Dá um sabor incrível e a salsinha é rica em vitamina C e uma erva ótima para auxiliar a digestão.
Se você já tiver a papinha básica de beterraba pronta e congelada, apenas refogue os aspargos, e junte a papinha já descongelada ou congelada mesmo e mexa bem até atingir uma temperatura agradável ao paladar do bebê.
Quer mais receitas deliciosas para alimentar o seu bebê? Confira o meu livro As Primeiras Papinhas do Bebê, disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF.
Adorei a receita!!
Oi Pat, eu adoro aspargos, e eu os consigo organicos de uma vizinha q planta aspargos na horta! É uma delicia! Mas fiquei meio em duvida, vc não descasca os aspargos antes de refogar? Eles tem uma casquinha bem fibrosa e o “miolo” é bem mais macio. Eu sempre ganho uns q são “gigantes” e cozidos no vapor ficam divinos!!!
Que sorte, Cristina!!
Eu não os descasco, apenas desprezo aquela ponta inferior, que é meio rosada. Como eu os fatio bem fininho, a parte fibrosa acaba cortada e fácil de mastigar.
Pode cozinhar a beterraba e a carne na panela de pressão? Há alguma desvantagem de usar a panela de pressão neste caso?
Fernanda, não recomendo. Se você cortar a beterraba em pedaços menores, ela cozinha num instante.
BOA TARDE
TENHO UMA BEBEZINHA DE 8 MESES E PRECISO ALTERNAR A ALIMENTAÇÃO, PODEM ME AJUDAR ENVIANDO RECEITAS PARA QUE POSSAMOS MUDAR A COMIDA DELA…
AGUARDO RETORNO
OBRIGADA
PAULA
Ana, aqui no site já existem diversas receitas de papinhas, e logo publicarei mais!!