Quando você pensa em sanduíche natural, em que ingredientes você pensa? Quando você lê revistas (pseudo)saudáveis, programas de televisão com recomendações (pseudo)saudáveis, qual é o principal ingrediente da maioria dos “sanduíches naturais”? PEITO DE PERU eu acho que vai ser a resposta da maioria. A maioria vai dar essa resposta com a maior certeza de estar correto, de estar plenamente saudável.
E se eu te disser que peito de peru, esses do supermercado, que vem em formatinho bonito e já fatiado é qualquer coisa, menos saudável??
Vamos começar do começo, o bichinho que dá origem ao tal “peito de peru” do supermercado. Quem já acompanha meu trabalho faz tempo, está cansado de saber que se é para comer carne, que seja carne de animais criados soltos, pastando/ciscando solto, ao sol, aquilo que a natureza coloca em seu caminho, e não animais criados confinados à base de rações completamente artificiais.
Eu duvido que os perus que viram essa pasta que eles chama de peito de peru venham de animais criados soltos… Então já começamos mal!
Composição do peito de peru fatiado
Agora vamos à composição do “peito de peru” que você encontra em formato e peso padrão nas geladeiras dos supermercados:
Lista de ingredientes:
Ingredientes:
Carne de peito de peru e salmora (sal, proteína isolada de soja, açúcar, estabilizante polifosfato de sódio (INS 452i), espessante carragena (INS 407), antioxidante eritorbato de sódio (INS 316) e conservador nitrito de sódio INS 250.
Ingredientes:
NÃO CONTÉM GLÚTEN.
Ingredientes:
NÃO CONTÉM GLÚTEN
Pense novamente!
Você realmente acha que esse monte de química pode ser chamada de “alimento natural” ou, pior, “opção saudável”??? Não precisa nem ser um grande gênio nutricionista especializado para entender que esse monte de química não pode ser natural e muito menos saudável!!!!!
Você quer preparar um lanche natural de verdade?
Nem precisa ter trabalho!!
As frutas são com certeza a opção número um e nada trabalhosas, é só lavar, descascar e/ou picar se for o caso, e tá pronto. Outra opção natural de verdade é um bom iogurte – natural mesmo, sem sabor e muito menos adoçado, e se quiser sabor, bata frutas e adoce com mel – Dá pra fazer uma quantidade maior de uma vez só e guardar na geladeira já separado em potinhos. Também se pode combinar iogurte com frutas!!
E não podemos esquecer dos queijos – hoje o mercado já oferece opções bem artesanais!!
Nozes e castanhas são tudo de bom!!
E se a ideia é um sanduíche, faça um sanduíche natural de verdade!!!! Nem vou falar muito do pão agora, mas só pra resumir, faça em casa ou compre de alguém que o prepare através de fermentação natural. O recheio é importante e ao invés do tal peito de peru, que vocês já devem ter entendido que de natural só tem a (errônea) fama, use a carne de boi ou de galinha usada no preparo dos seus caldos caseiros, aproveite o rosbife ou o lombinho assado que você fez em casa para o seu almoço. Incremente com umas folhas de alface ou rúcula, rodelas de tomate, fatias de queijo e muita manteiga!
Isso sim é natural de verdade, isso sim é sabor de verdade, com muita saúde de brinde!!!
Leia mais
Tem um livro inteiro dedicado aos melhores lanches e aperitivos, naturais de verdade, saudáveis de verdade!
Aperitivos & Lanches
PDF, Hotmart: https://hotm.art/aperitivo-lanche
Impresso Amazon: https://amzn.to/3iDwwIg
Kindle Amazon (e-book): https://amzn.to/3vqLVhE (grátis para quem assina o Kindle Unlimited)
Conheça também as nossas redes sociais:
Instagram: @pfeldman
Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman
Excelente texto! Simples e didático para qualquer um entender, obrigada pela aula!
Peito de peru comercial é uma cruza de cruz credo com ave maria… Além de ser horrível e salgado demais, tem mais proteína de soja e aditivos químicos do que carne de peru propriamente dita. Excelente artigo!
Parabéns pelo post!
Ler as embalagens e aprender a entendê-las é fundamental.
Obrigada pelas informações.
Risquei da lista, é incrível como a indústria homogeniza os alimentos dando cor e sabor, li um artigo que diz q os embutidos são grandes vilões no câncer de intestino, por isso consumo o kefir na coalhada
Cada dia mais fico horrorizada com a industria alimentícia. Desde que me tornei mãe e em seguida descobri a alergia alimentar de minha filha, tenho lido tantas coisas que eu nunca imaginava que existia… fica o sentimento de estar sendo enganada por tantos anos, estamos nas mãos de pessoas que só visam unicamente o lucro. É tudo muito triste! :(
Amei Pat!
Ando louca para fazer o tal Pastrami em casa, para minha filha poder levar um “sanduichinho” para a escola.
Posso colocar um link aqui, de uma receita, para você dar uma olhada?
Aproveitando, moro em Ponta Grossa-PR, e aqui temos uma feirinha de orgânicos em frente a Igreja São José (bairro São José, rs). Descobri por conta, pesquisando onde encontrar produtos orgânicos na cidade. Acho muito importante divulgar!
Bjs e parabéns, sempre!
Joyce/Pat
Alguma receita/orientação de Pastrami SEM SAL DE CURA?
Ia esquecendo, a feira acontece toda quarta, das 07:00 as 19:00!
Não devia estar escrito nas embalagens, mas todos os embutidos de carne cozida como os peitos de Perú, apresuntados, presuntos cozidos etc, levam a adição de transglutaminase. Esta enzima é na verdade uma cola de carne! Ela cola pedaços e aparas das carnes para formar aqueles pedaços perfeitos e geométicos que são vendidos.
Esta enzima não é tóxica para nós, mas deveria ser explicitada nas embalagens.
Felicitações pelo Blog
A. mello
Aroma de fumaça é o fim da picada..
Pat, qual sua opinião sobre as carnes de frango e vermelha vendidas? Tu são cheias de hormônios e afins, não?
Adorei este artigo.
Muitíssimo esclarecedor.
Pode ter certeza, não compro mais peito de peru e nenhum outro embutido.
Conhecimento é tudo. Saí da ignorância.
[…] como sempre que as pessoas pensam em sanduíche natural, elas ao mesmo tempo pensam em peito de peru, como se peito de peru vendido em supermercado fosse a coisa mais natural do […]
Olá, gostei muito das informações.
Gostaria de saber se é verdade que todas as mortadelas vendidas como de frango nos supermercados levam suínos na composição? Obrigado.