ARTIGOS

Prevenção do Câncer??

Imagem: Everyday Repartee
Imagem: Everyday Repartee

Estou aqui na frente da televisão, Jornal Nacional ligado, nem estava prestando muita atenção, até que se iniciou o tema saúde da mulher, prevenção ao câncer de mama… Não muito a ver com Crianças na Cozinha, mas tudo a ver com as mamães dessas crianças!!

Eu fiquei completamente abismada com a matéria, como o texto da repórter e com a fala do médico (de quem nem gravei o nome, infelizmente).

Definição de prevenção segundo a matéria: auto-exame mensal, mamografia anual, visitas periódicas ao ginecologista e eventuais medicamentos “preventivos”.

Legal, tudo isso deve ter lá a sua importância (e com certeza tem MUITA importância principalmente se você já tem casos na família ou histórico de outros tumores), mas com certeza não na PREVENÇÃO!!! Essas medidas são no máximo importantes na detecção precoce de um problema já existente, de uma doença que já está lá!!!!!!! E quanto aos “medicamentos preventivos”, para¡ mim não cola, remédio é para quem está doente!!

Como PREVENÇÃO eu entendo um estilo de vida saudável, onde se incluem bom sono (em quantidade e qualidade), boa alimentação, relaxamento, felicidade, bons amigos à nossa volta, prática de atividade física regular, equilíbrio hormonal (e não o falso equilíbrio hormonal causado pelos hormônios artificiais…), entre outras coisas. E essa prevenção começa ainda na infância. E na cozinha! No passeio no parque. No sol. Ao ar livre.

Mais um desabafo sobre os absurdos que escuto “aqui e ali”. Espero que vocês não se importem, e se concordarem com o meu pensamento, ajudem a divulgar esse texto para,quemsabe, as pessoas aprenderem a REALMENTE se prevenir de doenças.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

8 comentários

  1. Pat,
    concordo contigo, remédio é para quem está doente. O povo consome carnes cheias de hormônios, jogam água de esgoto cheias de restos de anticoncepcionais nos mares e rios e nao se preocupam com nada, mas acreditam que se tomarem a pílula XYZ vao se safar de todos os males.
    Um horror!

  2. Pat,
    Sugiro que escrevamos para contato do jornal, a fim de motivá-los a estenderem a reportagem explicando realmente o que é prevenção. Se a gente começar a botar a boca no trombone, quem sabe em pouco tempo as “pautas do jornalismo” se tornem realmente didáticas para a maioria da população e fidedignas à realidade.
    Inté : )

  3. Complementando…
    Acho que a gente tem que começar a reclamar com insistência quando algo nos desagrada ou não condiz com nossos princípios (seja na política, na mídia e etc).
    Aqui no bairro eu não tolerava a musiquinha do gás (era umas 10 vezes por dia, sem brincadeira).
    Reclamei tanto que há dias que nem tocam mais.

  4. A definição de prevenção nos sistemas de “saúde” tem a ver com tudo q. possa gerar mais dinheiro. Prevenção de verdade, como vc. bem diz, Pat, significa responsabilidade pessoal na escolha de estilo de vida de fato saudável.
    Às vezes fico também de saco cheio de escutar tanta baboseira de alguns “profissionais de saúde” (ou será “da doença”?)

  5. Postei seu artigo no Blog do meu site.
    Nossa, lembro de quando estava grávida no orkut, seu filho esta lindo, parabéns!
    Beijo, Maria

  6. concordo com tudo o que disse mas mas falta o mais importante a meu ver.hoje as mulheres fazem do corpo um parque de diversões comessam nas escolas com os apalpões e por ai a diante os peitos são orgãos pelos quais deveriam ter mais respeito porque qualquer aprtão a longo prazo pode ser fatal mas disso não se fala não se encina as crianças a respeitarem o proprio corpo mas a fazerem de negocioas mulheres de hoje porderam o respeito por elas proprias e os males não perdoam.

  7. Oi Pat,
    o que você falou é a mais pura verdade.
    Todos os métodos que “eles” chamam de prevenção são, na verdade, métodos de diagnóstico PRECOCE do CA de mama.
    Há alguns anos foi feito um estudo nos EUA e várias mulheres SEM tumores detectáveis pelos métodos normais foram triadas para os BRCA1 e BRCA2 (genes ligados ao CA de mama). Numa atitude “radical”, 100% do grupo de mulheres que apresentou as mutações nestes genes fez mastectomia total. Mas, o mais interessante foram os achados anátomo-patológicos: 100% das análises revelaram células tumorais nas amostras analisadas das mamas retiradas.

    O conceito de prevenção de CA de mama precisa mudar ONTEM!
    Prevenção de CA de mama é muito diferente de prevenção de cancer de colo de útero, quando o médico ainda consegue diagnosticar uma mera displasia.

    Abraços e parabéns pelo seu site!
    ADORO (apesar de detestar cozinhar, rs). Uma pena não ter uma PAT aqui em BH! :)

Comentários estão encerrado.