Eu nunca fui muito boa em idéias para aproveitar talos e folhas de verduras e legumes. meu marido algumas vezes se aventurou por essa “arte” com ótimos resultados – eu me confesso preguiçosa… (um desperdício na verdade, porque muitos talos e folhas não só são muito nutritivos, como também super saborosos)
Hoje para o almoço tivemos arroz integral, brócolis no vapor com manteiga e medalhões grelhados na pimenta. Uma delícia! Mas ao preparar o brócolis, orgânico, fresquinho, vindo da feira no sábado, comecei e pensar sobre os talos, que estavam frescos e até perfumados. E por que não utilizá-los para uma sopa hoje à noite?
Ainda tinha um últim pote congelado de caldo de galinha, e como o caldo de carne da semana passada já foi todo embora, esta foi a minha opção. Em princípio a sopa seria muito simples: os talos cozidos no caldo ligeiramente diluído, sal e pimenta, e depois que eles estivessem bem macios eu bateria tudo no liquidificador.
E assim eu fiz, mas lá “nos finalmentes”, resolvi que uma pitadinha de noz moscada cairia muito bem, assim como 2 colheres de sopa de creme de leite fresco e uma colherinha de mocotó – que ajuda muito na digestão sem alterar em nada o sabor do prato. Quase levando a sopa para a mesa, achei perdido no fundo da geladeira um pedaço peqeuno de queijo brie. Descasquei, piquei e juntei na panela.
A sopa ficou deliciosa e foi muito simples de preparar!!
Meu filho ainda aproveitou os brócolis inteiros do almoço, acompanhando arroz integral e bife de fígado grelhado. Depois da sua primeira tarde de aula da vida, ele chegou em casa cansado e com muuuuuuuuuuita fome!!!