Sucos de caixinha podem não ser tão saudáveis quanto parecem

by Pat Feldman on 11/02/2010 · 25 comments

in Alimentação, ARTIGOS, Lancheira da escola e dos passeios

Eu já sei faz tempo que sucos de caixinha não são nada saudáveis – cheios de açúcar, corantes, conservantes, aromatizantes, etc. Para o meu paladar também não são nada gostosos.

Agora a revista Época publicou em seu site uma ótima matéria sobre o assunto. Entrei em contato com a redação e eles me autorizaram a reproduzir o texto completo aqui. Acho que vale a pena ler, vale a pena refletir e vale a pena lembrar que água, pura  fresca, é a melhor fonte de hidratação para o nosso organismo. Água, água, água!!!

Suco de caixinha não é bom, não é nada bom!

Sucos de caixinha são bons? Médio. Certamente são piores que os naturais. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) com 12 bebidas à base de fruta, vendidas em caixinhas tetrapak ou garrafinhas de plástico em supermercados de São Paulo, elas contêm alto índice de açúcar, corantes e aromatizantes. O instituto avaliou a qualidade nutricional das bebidas, baseando-se na presença ou não dessas substâncias e as informações contidas nas embalagens, conforme manda a legislação.

Na análise do Idec, o poder da publicidade e do marketing é tão grande que uma simples embalagem pode nos levar a crer que determinada bebida é tão saudável quanto a fruta in natura que originou o produto. Mas apenas o consumo de frutas pode proporcionar o aproveitamento total dos nutrientes, conforme explica Vera Barral, sanitarista e coordenadora da pesquisa. “Os processos de fabricação dos sucos eliminam nutrientes. As fibras, por exemplo, raramente são encontradas neles”, explica ela.

As bebidas industrializadas tendem a conter altos teores de açúcar. É o caso dos néctares, que, segundo a legislação, devem respeitar um limite de adição de sacarose. Apesar de práticos, porque são vendidos em embalagens de um litro, os néctares são diluições açucaradas de sucos concentrados. “Chegam a ter cerca de 20 gramas de açúcar por porção de 200 ml, o equivalente a duas colheres de sopa cheias”, alerta Vera.

Outro detalhe importante é que um dos corantes contidos nas bebidas. A tartrazina, pode causar reações alérgicas, como asma brônquica, em pessoas alérgicas ao ácido acetil salicílico. Por decisão da Justiça Federal de São Paulo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve editar em até 30 dias uma norma obrigando que seja mencionado, com destaque na embalagem do produto, os efeitos adversos deste corante.

Adição de Açúcar:

O único suco adoçado, o suco tropical de manga Jandaia, traz essa informação apenas na face da caixa escrita em inglês, contrariando o Decreto nº 6.871/09, que determina que a palavra “adoçado” seja acrescentada no rótulo principal do produto, junto ao seu nome. O mesmo deve ocorrer quando o adoçante usado for artificial.

Além disso, segundo esse mesmo Decreto, a quantidade de sacarose adicionada à bebida deve ser expressa à parte (separado da frutose). Por exemplo, o suco Jandaia de manga informa apenas que uma porção de 200 ml do suco contém 23 g de açúcar (ou seja, são 115 g por litro). No entanto, é impossível saber quanto dessa quantidade é proveniente da própria fruta e quanto foi adicionado.

Para o Idec, a presença dessa informação em local visível ajuda o consumidor na hora da escolha. Segundo a consultora técnica, vale conferir se os açúcares adicionados estão discriminados na tabela de nutrientes, para avaliar qualidade nutricional do produto.

O Idec não o reprovou nesse quesito porque a bebida foi produzidas antes de 2 de dezembro de 2009, antes da aprovação do decreto e não precisava seguir tal determinação. Mas vale a dica para o consumidor ficar atento às bebidas fabricadas depois dessa data.

O excesso de açúcar causa prisão de ventre, dificulta a digestão e favorece a obesidade. Deve ser consumido com parcimônia.

Aromatizantes Corantes e Conservantes:

Em relação aos aromatizantes – aditivos que realçam ou conferem aroma aos alimentos –, três bebidas foram reprovadas por não informar a presença desses aditivos no rótulo, o que contraria o Informe Técnico 26/2007 da Anvisa. O suco tropical de manga Su Fresh fit, néctar de uva Disfrut e, novamente, o suco Jandaia de manga. As duas primeiras têm aromas naturais em sua fórmula e a terceira, aroma idêntico ao natural (isto é, sua molécula é quimicamente idêntica à do aroma natural, mas obtida por síntese).

Apenas dois dos produtos avaliados continham corantes: bebida mista de frutas verdes Skinka, que continha tartrazina; e bebida de frutas sabor uva Del Valle Frut, com maranto, tartrazina e azul brilhante. O rótulo de ambos trazia essa informação, conforme prevê o Decreto-Lei nº 986/69.

O conservante benzoato de sódio está presente em quatro das bebidas analisadas: suco tropical de maracujá Carrefour, suco de abacaxi Maravilha, suco tropical de manga Jandaia e bebida de frutas verdes Skinka.

Os corantes tartrazina (INS102) e amaranto (INS123) e o conservante benzoato de sódio (INS211) são apontados como causadores de reações alérgicas e estão ligados ao aumento de distúrbios de atenção e hiperatividade infantil.

Novo Decreto: Suco, néctar e refresco

Os produtos, classificados como suco, néctar e refresco, têm características distintas e devem seguir padronização, conforme determina o Decreto nº 6.871, de junho de 2009, válido, para as bebidas que foram produzidas a partir de 02 de dezembro de 2009.

Uma das principais diferenças entre as bebidas à base de frutas é o teor mínimo de polpa de fruta (isto é, da fruta em si) que cada uma precisa ter. O suco é o que tem a maior concentração. Em seguida vem o néctar e, por último, o refresco (também chamado de bebida de fruta). Mas esses percentuais mínimos variam caso a caso, já que cada fruta tem uma particularidade. Por exemplo, quando você faz um suco caseiro, provavelmente adiciona mais água a um de goiaba do que ao de laranja. O teor mínimo de cada fruta é previsto por Instrução Normativa do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Um problema detectado pelo Idec na legislação é a não obrigatoriedade de se informar o teor de polpa de fruta nas embalagens.

Sugestões de recipientes e bebidas caseiras, que podem ser prearados com alguma antecedência e podem substituir os sucos e achocolatados de caixinha ou refrigerantes na hora do lanche:

  • Invista numa boa garrafinha térmica. Hoje em dia existem várias até com motivos infantis, que podem estimular a criançada. Guarde-a sempre aberta no seu congelador. Isso, aliado ao fato dela ser térmica, ajudará a manter a bebida fresquíssima até a hora do lanche.
  • Acostume seu filho a apreciar uma água filtrada, pura e simplesmente. Seja gelada ou sem gelo, água é sempre água e é sempre tudo de bom!!
  • Bebidas caseiras, lacto-fermentadas possuem um sabor instigante, que algumas crianças podem estranhar se já estiverem acostumadas a sucos industrializados super adoçados, mas são uma excelentes opção, inclusive por serem riquissimas em mineirais e probióticos. Anote algumas sugestões: root beer, “vinho” quente, ginger ale, refresco de verão, refresco de laranja, “sucos ao contrário” (excelente e divertida opção para as crianças que não querem abrir mão dos sucos), gatorade caseiro, yakult caseiro, etc…

As bebidas lactofermentadas ou à base de iogurte e/ou kefir se conservam muitíssimo bem à temperatura ambiente por várias horas, algumas até por vários dias. Minha sugestão de garrafa térmica para elas é simplesmente porque geladas ou pelo menos frescas, são muito mais agradáveis de tomar!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 25 comments… read them below or add one }

michelle February 11, 2010 at 23:04

Caramba demais esta matéria!
Gostei de saber sobre isso!
Bjim

Reply

Flavia February 12, 2010 at 7:17

E os sucos de uva que sao vendidos em garafas de vidro, que não tem açucar, nem conservantes, são 100% suco de uva, eles também fazem mal? Costumo beber misturado com água.

Reply

Andréa February 12, 2010 at 9:35

Nossa Pat, pior que na pressa, a gente manda suco de caixinha de lanche.
mas tenho evitado.
Tenho comprado muita polpa congelada…
O que vc acha?

Reply

Pat Feldman February 12, 2010 at 13:58

Andréa, as polpas congeladas são totalmente pasteurizadas, o que significa praticamente sem propriedade alguma.

Reply

Carla February 12, 2010 at 9:37

Oi Pat,
eu vivo um dilema em relação aos sucos: aqui em casa não tommos, mas na vida lá fora é o que rola, né? Marina voltou a estudar e TODOS OS COLEGUINHAS LEVAM SUCO. Seja de caixinha, seja da cantina da escola que faz suco da fruta na hora, mas coloca açucar depois. Dai estou sem saber o que fazer com ela, pois ela quer beber algo que não água, como os coleguinhas… pensei em mandar iogurte batido com fruta… mas o lanche é às 16 horas e faço o iogurte às 12. Isso ia prestar?

Reply

Pat Feldman February 12, 2010 at 13:57

Carla, acrescentei umas dicas de bebidas caseiras que podem ser ótimas para substituir as caixinhas. Dá uma lida no final desse artigo mesmo!

Reply

Mara Temer February 12, 2010 at 10:00

Pat,

Há alguma restrição com relação aos sucos de uva integral da Aurora,Salton e os orgânicos?

Reply

Pat Feldman February 12, 2010 at 13:06

Mara, esses sucos também são bastante oncentrados, e para aguntarem tanto tempo de envase sem estragar, são completamente pasteurizados, o que faz com que a maioria de suas vitaminas se percam. É uma delícia, eu gosto deles, mas por essas e outras, prefiro tomar bem de vez em quando. Já provou ele bem diluído e batido com algumas folhas de manjericão? Fica divino!!!

Reply

Katia Moscon February 17, 2010 at 15:05

Sabe Pat, que eu parei de tomar sucos (de todos os tipos) desde que li o livro “Enxaqueca, só tem quem quer”, mas agora lendo isso, acho que não vou conseguir tomar esses sucos industrializados nunca mais… (ainda bem, né!)

Vou começar nos sucos aos poucos, com frutas frescas e bem diluídos…
Bjos

Reply

Pat Feldman February 17, 2010 at 16:46

Eu nunca tomei muuuuuuito suco, mas sempre gostei. Depois de tanta pesquisa, me habituei a tomar sucos mais diluídos, ou refrescos, como gosto de chmá-los, e quando tomo suco integral, ianda que fresco, acabo estranhando…

Reply

veronica June 10, 2010 at 9:10

nossa!! criei meus filhos tao errado em relacao a alimentacao, sempre evitei muitas coisas ms mesmo assim eh muito dificil ser 100% organica/natural. Depois que li seu livro e encontrei seu site ando sem querer dar nada indusrializado pra minhas criancas mas eh dificil mesmo. :)

Reply

Pat Feldman June 10, 2010 at 13:10

Difícil por causa de hábito antigos e mídia, mas não impossível! Uma vez que novos hábitos são criados e incorporados, fica ate fácil!!

Reply

Isabel Resende November 15, 2010 at 9:52

Oi Pat,

O que você acha do suco verde/suco da luz do sol (ingredientes mais usados: maçã, cenoura, couve, inhame, pepino, grama de trigo, gengibre e sementes germinadas)? Estou super curiosa pra saber sua opinião.

Obrigada

Reply

Pat Feldman November 15, 2010 at 17:44

Isabel, eu já dei a minha opinião sobre sucos em geral, mesmo os naturais, aqui: http://pat.feldman.com.br/?p=1949 Claro que quaquer suco natura, feito na hora e de preferência orgânico é sempre melhor do que um refrigerante ou suco de caixinha, mas ainda assim não acho o ideal. Porém, se essa for a única forma de uma pessoa consumir certo alimentos, que assim seja!

Reply

Elaine January 1, 2011 at 19:44

OI Pat,
Trabalho fora e por ter uma vida muito corrida o suco de caixinha faz parte da vida do meu filho a um tempo.Ele só tem 3,5 anos e agora que eu me toquei que isto pode não fazer bem,lí a matéria e me deu um aperto no coração.Vou tentar mudar urgente esta atitude.

Reply

Pat Feldman January 1, 2011 at 20:49

Elaine, na verdade verdadeira, eu nem acho que crianças precisem de sucos, artificiais ou naturais! Crianças podem e devem comer frutas, muitas frutas, ue não leva tempo algum para preparar e é muito mais saudável!!! É só lavar e morder, ideal para quem tem o tempo curto, como você!

Reply

pauly January 28, 2011 at 10:10

Pat,

este ano quero ter um filho, entao eu ja começei a mudar minha alimentação, bom eu parei de tomar refrigerante, em casa eu tomo suco natural, mas quando vou a churrascos e almoços de familia eu estou tomando suco de caixinha, suco de caixinha é melhor que refrigerante???
Eu sei que suco natural é melhor.

abraço

Reply

Pat Feldman January 28, 2011 at 12:37

Pauly, sucos de caixinha são tão ruis ou até piores que refrigerantes!! Será que você se importa de beber água? Se quer incrementar o sabor, rodelas de limão ou laranja ou ervas frescas perfumam e dão um sabor suave à água, que pode ser com ou sem gás. Dá uma olhada nesse artigo sobre sucos: http://pat.feldman.com.br/?p=1949 , e nessas idéias de águas perfumadas: http://pat.feldman.com.br/?p=689

Reply

Danielle Lemos March 31, 2011 at 0:31

Olá Pat
Costumamos seguir uma alimentaçao mais saudável, consumindo inclusive alimentos organicos, mas entramos na onda tb dos sucos de caixinha…..apesar de nao sermos tao a favor, mas sim pela necessidade ja que nosso filhinho está na escolinha e lá oferecem alem dos naturais (laranja e limao) ..os de caixinha del valle. Mas consultando um homeopata ele nos orientou que cortassemos de vez os sucos de caixinha, tanto pelos conservantes como tb pelo alumínio, pois nosso filho de 3 anos tem rinite e essas substancias para os alergicos são terriveis. Agora estou eu num mar de duvida de como irei substituir os sucos do dia a dia de meu filho!! Pensei nas polpas, mas li que vc respondeu que sao pasteurizados e por isso perdem nutrientes, pensei no natural…mas acredito que conservando na garrafa termica por 2 horas que seria a hora do lanche….os nutrientes ja foram embora? Enfim vou procurar soluçoes, nem que eu tenha que retornar a escolinha do meu filho bem no horario do lanche só para levar seu suquinho!!! pois sem duvida prefiro correr da escola pra casa, da casa pra escola para fazer isso a recorrer após aos remedios de alergia, antibióticos e tudo mais! cansei de allegra, desalex…e afins! vou procurar seguir a risca as orientaçoes do homeopata, dar um bom tchauzinho aos sucos de caixinha, e acompanhar seu site que tb é mto esclarecedor. Claro nao sou radical, vez ou outra que precisar recorrer aos remedios (alopatia) é obvio q vou seguir, inclusive mantenho os dois pediatras…alopata e homeopata. Ah sim vale dizer que balas, salgadinhos de pacote tb tem esses terriveis corantes que tanto fazem mal aos pequenos e tb a nós. Elma chips e afins nunca dei ao meu filho, mas fico de cara qdo vejo pais falando de boca cheia que o filho come de tudo….mostrando um pacote de FANDANGOS! Pena mta gente nao saber o mal q isso faz, isso deveria ser mais divulgado, pois é comum de ver maes oferencendo esse tipo de salgadinho a crianças e até a bebes de 1 ano! como tb refrigerantes na mamadeira! e quando a gente fala: ” isso faz mal…nao dou ao meu filho”….somos tachadas de louca, ou neurótica ou chata mesmo!!! Sem duvida a falta de informaçao do povo e a ansiedade pela praticidade só atrapalha, daí o crescimento de pessoas alergicas pelo mundo a fora e tb de doenças. Parabens pela matéria postada, mto bom ter pessoas como vc que nos esclarecem assuntos tão importantes! um abraço! e se puder nos dar mais dicas ainda sobre substituiçoes de sucos agradecemos!!!!

Reply

Pat Feldman March 31, 2011 at 8:07

Danielle, vou te sugerir outra leitura aqui no site, porque sinceramente não acho que sucos em geral, mesmo os naturais, sejam necessários na nossa alimentação: http://pat.feldman.com.br/?p=1949

Reply

Eduarda August 13, 2011 at 10:36

Gostei deste site, parabéns!

Reply

Alessandro December 7, 2011 at 16:43

Nunca tomo suco de caixnha puro; geralmente misturo com água pq acho forte, e estava certo.

Reply

Pat Feldman December 7, 2011 at 17:45

Alessandro, suco de caixinha não é bom nunca, nem diluído e muito menos puro!

Reply

Angela March 13, 2013 at 23:28

Pat
Gostaria de saber se os sucos de caixinha a base de leite de soja tbm fazem mal a saúde das crianças. Sempre ofereci sucos naturais a minha filha, mas agora q ela esta na escolinha tenho recorrido ao de caixinha.

Reply

Pat Feldman March 14, 2013 at 5:34

Angela especialmente os sucos à base de soja, não só porque são cheios de aditivos, mas também porque são à base de soja!!! Leia aqui: http://pat.feldman.com.br/2010/11/30/soja-%E2%80%93-a-historia-nao-e-bem-assim/

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

Previous post:

Next post: