Alimentação ARTIGOS

Leite cru diminui o risco de asma em crianças

Eu já conhecia diversos benefí­cios do consumo de leite e laticínios em geral não pasteurizados, crus, e agora mais essa pesquisa trazendo mais um importante benefício: proteção contra asma e alergias.

leitecru1.jpg

Beber leite de fazenda pode diminuir o risco de asma

O consumo de leite cru de fazenda parece reduzir o risco de asma e alergias, de acordo com um novo estudo europeu.

“Todas as crianças que consomem leite não pasteurizado e outros laticínios mostraram o mesmo níel de proteção contra asma e alergias, não importando se elas viviam em fazendas ou não”, concluiu o autor do estudo, Dr. Marco Waser da Universidade de Basel, na Suíça. Ele acrescenta que os benefícios foram ainda maiores quando o consumo de leite cru se iniciou durante o primeiro ano de vida.

Entretanto o consumo de leite cru ou não-fervido em geral não é recomendado, a não ser que se conheça o produtor do leite, as condições de higiene em que vivem os animais, as condições de higiene com que se tira o leite e – principalmente – as condições de higiene e saúde de quem tira o leite, além das condições de armazenagem e transporte deste leite. Sem observar todos esses cuidados, corre-se o risco de contrair doenças bem desagradáveis.

As conclusões, que foram publicadas no Journal Clinical and Experimental Allergy, foram baseadas num estudo com 14893 crianças entre 5 e 13 anos de idade que viviam em fazendas, comunidades rurais e subúrbios espalhados pela Europa. O consumo alimentar habitual foi determinado por questionários dados aos pais.

O consumo de leite cru foi relacionado à redução dos riscos de asma e alergias, falou Dr. Waser. Conjuntamente ocm isso há que se fazer uma pesquisa sobre a forma de tornar o produto mais seguro para comércio e consumo sem perda das propriedades.

Dr. Waser também acrescentou que são necessários mais estudos para se determinar exatamente quais são as substâncias do leite cru que proporcionam a proteção citada.

FONTE: Clinical and Experimental Allergy, May 2007.

Para ler a notícia original, em inglês, CLIQUE AQUI

pparadox.gif

Depois, para quem lê inglês, uma crônica divertidíssima sobre o leite cru e sobre as desventuras estomacais do autor após consumir – quase por engano – um copão de leite ultra-pasteurizado (UHT).

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

28 comentários

  1. Pat, legal!!!!

    Obrigada por mais esta dica maravilhosa!

    Beijos…

  2. Boa Tarde Pessoal!
    Sou Zootecnista e trabalho com pecuária leiteira! Li o artigo acima e fiquei um pouco preocupado!
    É importante lembrar que a pesquisa foi realizada na Europa,em condições bem distintas das encontradas aqui em nosso país. O consumo de leite cru no Brasil preocupa órgãos Nacionais como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pois está havendo grande consumo desse tipo de leite em locais onde o rebanho tem a saúde comprometida, o que traz grandes riscos a saúde humana! O leite é cru é vendido sem ser resfriado, a proliferação de microorganismos a medida que a temperatura aumenta é surpreendente! E na maioria das vezes, os produtores que vendem este tipo de leite, após realizarem a ordenha, logo cedo, enchem garrafas pet e saem pelas ruas com o carro cheio, sem nenhum tipo de refrigeração para o produto! Além da salmonela, o consumo de leite cru, pode acarretar na ingestão de outros perigos biológicos como: Brucelose (Brucella spp.), Clostridium botulinum, Listeria monocytogenes, Shigella dysenteriae e os vírus das hepatites A e E.
    Então por favor pessoal, não saiam por ai servindo leite cru, principalmente à crianças! CONSUMAM BASTANTE LEITE pois é um excelente alimento, recomendado a todas as idades e traz surpreendentes benefícios! Mas comprem produtos processados!
    Espero ter ajudado

    Grande Abraço

  3. guilherme, concordo muitíssimo com você no que diz respeito à procedência do leite cru. Definitivamente não se pode nem se deve sair tomando qualquer leite cru por aí. Há que se conhecer muito bem o produtor e todos os cuidados que ele toma desde a hora em que o leite é tirado até onde será armazenado, como será armazenado, as condições de higiene do local, a higiene e saúde do animal, assim como as condições de saúde e higiene do funcionário que lida com a vaca.

    Todas essas questões são de fundamentel, vital importância para que o leite cru seja absolutamente seguro – e eu continuo afirmando que é! São mais de 5 anos consumindo esse tipo de leite na minha casa e jamais tivemos qualquer tipo de problema, porém tenho o memso fornecedor por todo esse tempo, e de outro eu não tomo leite cru de jeito nenhum!!!

    Leite processado, sinceramente, nem gosto de leite tem… Sem contar o quanto perde de enzimas e nutrientes importantes. Não preciso me alongar nesse assunto, já que o artigo acima fala tudo!

    De qualquer forma, muitíssimo obrigada pela lembrança no quesito higiene e saúde. Importantíssimo!

    Eu digo o seguinte: se você não tiver um fornecedor de confiança para o seu leite cru, fique sem leite!

    1. Pat, parabéns pela sua resposta. Está corretíssima. Essa neura a respeito do leite cru não tem fundamento científico. O mundo passou séculos e séculos consumindo leite cru. O que ocorreu em meados do século passado foi um tremendo lobby dos laboratórios de culturas lácticas. Claro que todas as condições de higiene devem ser observadas. Mas, isso deve suceder com tudo, não é verdade? Nos restaurantes, lanchonetes, açougue quitandas, nas nossas cozinhas…higiene é fundamental em tudo. Punir toda a sociedade por culpa de um ou outro produtor não faz sentido.

  4. Oi, Pat, tudo bem, onde a gente pode comprar um leite cru de confiança aqui em sao paulo?
    abraços

    1. Syl, eu tenho alguém que leva para mim todos os sábados na feira da Água Branca. A gente pode se encontrar lá um dia pra eu te indicar, só é vendido por indicação minha!

      1. Oi Pat! Faz tempo que estou procurando um local de confiança em SP pra comprar leite cru… Vc pode me passar sua indicação tb???

  5. obrigado pat!
    que gentil, te agradeço muito, pensei que o leite cru daria um iogurte mais”vivo”, digamos, nao sei a sua opinião, mas tenho lido sobre o iogurte conter os lactobacilos vivos.
    depois que li as instruçoes do bio rich, eles recomendam so usar aquele envelope e nao fazer a muda, porque dizem perder as propriedades prebioticas, nao tenho conhecimento no assunto para opinar.
    estou me dando muito bem com o iogurte caseiro da sua receita, e usando ele no mingau de aveia de manha, mas uso leite de garrafa tipo A semi desnatado.
    quando houver uma possibilidade vamos combinar sim essa ida a agua branca, valeu mesmo.

    1. O leite cru é muito mais rico em enzimas, que obrigatoriamente se perdem na pasteurização. Esse “papo” do envelopinho da BioRich não deve ser verdadeiro, eu uso a minha muda há anos e ele continua fazendo o mesmo efeito!

  6. Oi Pat olha eu aqui mais uma vez, é q são muitas dúvidas e vc ta me ajudando bastante e vai aí mais uma perguntinha hoje levei meu bebê de seis meses no pediatra e disse pra ele q estava dando o leite fresco tirado da vaca do meu patrão disse q não era cru e sim fresco pois por falta de higiene no manuseio sou obrigada a ferver para dar ao meu pequeno. daí senti q ele não gostou muito q poderia dar alguma alergia alteração nas fezes desconforto abdominal e outras coisinhas. e eu respondi q não tinha dado nada q ele aceitou bem e então ele me aconselhou diluir em água na mesma quantidade de leite e para eu complementar com ferro pois o leite direto da vaca faz alguma coisa q eu não me lembro agora com o ferro outra coisa q ele me aconselhou foi continuar com o leite industrializado no caso o nestogeno pois ele sim é elaborado para os bebês e contei todos os nutrientes necessários para o desenvlvimento. ufa quanta coisa! É ISSO SE PUDER ME AJUDAR EU AGRADEÇO BJ

    1. Débora, os pediatras tradicionais jamais aprovam o uso do leite de vaca cru – e é justamente o fato dele ser cru que o torna de fácil digestão. Nas primeiras vezes em que meu filho tomou na fórmula (CLIQUE AQUI para conhecê-la), eu também diluia.

  7. É muito difícil combater o lobby das grandes corporações. Um médico sugerir um alimento industrializado em lugar do leite puro é extremamente preocupante,

  8. Pat, acabei de conseguir, hoje, meu primeiro leite cru! Uma amiga foi numa cidade vizinha para comprar, e é claro que aproveitei para fazer uma encomenda! Estou com 2 garrafas PET de leite cru em casa (fiquei preocupada ao ler acima a questao o armazenamento em garrafas PET…ai, é dificil conseguir tudo certinho né?), mas os primeiros 2 litros (1 garrafa) acabaram de ser fervidos aqui em casa…ainda não conheço bem o fornecedor (minha amiga comprou antes, mas sempre ferveu), entao queria uma opiniao sua quanto à fervura…é positivo ferver o leite antes?
    Obrigada mais uma vez querida!
    Bjs!

    1. Ferver prejudica menos do que a pasteurização industrial, mas ainda assim faz com que muitas enzimas se percam… Se você tiver a oportunidade de conhecer o fornecedor e conversar com ele, conhecer todas as condições dos animais, forma de tirar o leite, armazenar, etc, para que ganhe a confiança necessária para conusmi-o totalmente cru, é o ideal.

  9. Valeu Pat, eu irei visitá-lo. O correto é que ele armazene como?
    Bjs

    1. Vanessa, refrigerado, ou até congelado é o ideal. As garrafas não tem jeito, o pessoal sempre usa as de plástico mesmo, até por questões de custo. Desde que elassejam impecavelmente limpas, só para transporte, acho que tudo bem. O ideal é que na tua casa você transfira para garrafas ou podes de vidro com tampa. E não economize na temperatura da geladeira: mantenha smepre bem fria!

  10. Oi Pat

    Eu vivo em um país estrangeiro e ando à procura de produtos alimentares orgânicos (criados por pessoas que tenham amor à terra e não com a etiqueta “orgânico” no supermercado) há anos. É tão difícil encontrar algo assim que me sinto vivendo uma missão impossível. Os supermercados aqui estão cheios de produtos industrializados (pizzas, balas, gomas, etc., comida pré-feita ou seja tudo o que não dá trabalho nenhum a fazer) e a diferença que encontro entre alimentos processados e alimentos “orgânicos” é apenas uma: os “orgânicos” são mais caros e apenas isso pois parece que são iguais e tudo.

    Na minha busca parece que encontrei uma quinta a uns 70 km da minha casa que vende leite cru, ovos caipira, etc. Como ainda não conheço a quinta nem domino o idioma falado neste país (nos comunicamos maioritariamente em inglês) não sei que cuidados devo ter com esse leite cru. Quero nutrir bem a minha família mas sem doenças graves.

    ME lembro que quando era criança deram leite cru à minha tia. Ela o ferveu mas mesmo assim me lembro de ter ficado com desarranjos intestinais. Me lembro também de dizerem que esse leite deve ser fervido três vezes e deve misturar-se uma parte de água para que não fique tão forte.

    Estou esperando que me chamem para visitar essa quinta e ver quais são as condições de higiene. Mesmo assim quero jogar pelo seguro…

    Como devo proceder para ter um bom leite cru mas sem causar danos na saúde da minha família? Como moramos longe, a minha ideia é levar contentores de vidro para armazenar esse leite e congelá-lo assim que chegue a casa. Depois não sei o que fazer…

    Aguardo a sua resposta Pat

    Obrigada desde já :)

    1. Maria, eu não tenho um “método infalível” para comprovar a qualidade do leite cru que compro. No fundo é, acima de tudo, uma relação de confiança. Mas uma pergunta importante que eu faço ao meu fornecedor é: “Você e sua família consomem o seu leite cru?” Eu conheci grandes produtores de leite (do tipo “leite industrial”, que não consumiriam seu próprio leite cru de maneira nenhuma)

      Observe bem, como eu falei, é um método muito mais intuitivo. Não há técnica alguma…

  11. Oi Pat…
    Adquiri 2 litros de leite cru no final de semana… estava congelado… coloquei na geladeira… eu já li que o melhor é mantê-lo bem gelado não é??? Qual é a validade dele???
    Obrigada!!!

    1. Oficialmente o leite cru tem validade de 3 ou 4 dias – é o que vem na embalagem. Mas aqui em casa os meus duram uma semana, às vezes até uns 10 dias.

  12. oi Pat… é que comprei num sítio… não tinha validade… puxa dura bastante na sua casa… por prevenção vou fazer uma média de 5 dias… o que achas??? Obrigada!!!

    1. Me parece bem razoável. Mas olha, comida de verdade avisa quando está ruim: o cheiro fica ruim, o aspecto fica esquisito…

  13. Oi Pat,
    Sou de SP e estou com muita dificuldade em encontrar um fornecedor de leite confiável. Pra mim, é muito difícil ficar sem leite. Você pode me indicar como faço para encontrar o fornecedor da feira da Água Branca?

    1. Débora, os meus estão com capacidade de produção esgotada e não pegam novos clientes. Não conheço outro para te indicar.

      1. Que pena. Na feira só encontrei o pasteurizado, mas estou fazendo o tratamento para enxaqueca (que está cônica) e preciso do cru…
        Muito obrigada

Comentários estão encerrado.