Alimentação Datas Comemorativas MAIS...

Comida de festa pode ser saudável!

Sempre que pensamos em festa, nos vem à cabeça exageros, “pé na jaca”, frituras, muito açúcar e muitas outras bobagens. Mas será mesmo que comida de festa não pode ser saudável?

Não importa a ocasião, não importa a idade dos homenageados e/ou convidados. O que importa é ter prazer, se divertir muito e celebrar sem arrependimentos!

Não que a gente não possa ser feliz com uma bobagem ou outra de vez em quando, mas se existem opções de comida de festa mais saudáveis e ainda assim incríveis, vamos aproveitar e unir o útil ao agradável!

Vale lembrar que a gente começa comendo com os olhos, então qualquer que seja a sua escolha de cardápio, capriche na apresentação, é meio caminho andado para a comida ficar apetitosa. Use ervas, frutas, cortes diferentes, pratos bonitos e capriche mesmo!

Olha algumas ideias interessantes para você colocar em prática

O homus de beterraba fica lindo em copinhos enfeitado com ervas. Na foto são copinhos plásticos, mas você também pode apelar para aquelas tacinhas de licor que quase nunca usa. Um charme!

Lâminas de abobrinha bem fininhas enroladas com algum recheio incrível. Na foto temos bolinhas de muzzarela temmperadas com azeite e sal, bem simples e saboroso.

Espetinhos de frutas ou legumes ou com queijos, azeitonas e embutidos artesanais são sensacionais, super práticos e deliciosos!

Nozes, castanhas, amêndoas com ou sem frutas secas são praticamente uma unanimidade, e além de gostosas, são super práticas.

Patê de fígado é um aperitivo elegante e extremamente saudável. Sirva com torradas de fermentação natural ou com palitos de legumes.

Comida de festa – Os pratos principais

Falei muito dos aperitivos, mas muitas comemorações incluem uma comemoração completa. O cardápio pode ser praticamente tudo o que você quiser, mas vale a pena escolher muito bem a procedência dos ingredientes – precisam ser muito frescos e de qualidade, um modo de preparo cuidadoso.

Por mais prático que pareça, evite ao máximo os industrializados. Pode parecer complicado e mais trabalhoso no começo, mas é muito mais gratificante.

Com o tempo você pega o jeito, encontra fornecedores que podem te ajudar – pode comprar pronto, mas tem que ser de pessoas e não de fábricas, tem que ser de pessoas que saibam o que estão fazendo, que se preocupem com a qualidade como um todo e não apenas com o gosto e a aparência. Já tem muita gente boa no mercado!

Leia mais

Para colaborar um pouco mais com comida de festa de qualidade sugiro que você conheça o meu e-book Festas Saudáveis e Saborosas. Tenho certeza que você vai amar! CLIQUE AQUI para comprar.

Conheça também as receitas e ideias festivas já publicadas aqui no meu site.

 

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

8 comentários

  1. Pat, bom dia!!!
    O espetinho deu para ver que é tomate, orégano e queijo.. mas e os outros?
    Gostaria de fazer uma festa saudável. Pode me dar uma dica?
    Paz e Luz sempre!
    Martha

  2. Na verdade o primeiro espetinho é tomate cereja, manjericão, queijo (qualquer um que você tenha) e azeite extra virgem.

    O segunto potinho é só ocm cubinhos de queijo, azeite extra-virgem e ervas variadas (normalmente uso orégano, tomilho, manjericão e/ou alecrim.

    Lá no potinho do funto tem azeitonas pretas, queijo e champignons em conserva escorridos com azeite, sal e pimenta.

    Estou com mil outras idéias de petiscos para festinhas e festonas.

  3. Boa tarde, adorei o blog!!!
    Tenho uma filha que vai fazer 1 ano em setembro e vou tentar nao dar nd pra ela artificial até os dois anos de idade, gostaria de uma sugestao pra fazer a festinha de aniversario dela…
    Muito obrigado…
    Bjs

  4. Ola Pat, eu trabalho com area de recreacao e festas infantis e gostaria de saber se voce tem algumas ideias para comida saudavel caso o aniversario seja pela manha. Eu adoraria sair fora da rotina de servir “besteira” para as criancas como a maioria das maes querem e poder oferecer/sugerir algo saudavel. Muito obrigado e tenha um lindo dia! Raquel

    1. Várias opções com ovos é tudo de bom para o café da manhã, assim como frutas, que podem aparecer na salada de frutas ou cortadas em formatos lúdicos. Aqui no site tem também diversas receitas de pães e um mingau de aveia que é sucesso garantido aqui em casa. Tudo muito fácil de fazer!

  5. oi Pat tudo? eu adoerei o seu site ,meu filho esta na escola e a lancheira dele é bem natural ele não gosta de refrigerante ,bolacha ele não gosta muito ,na lancheira dele ele leva cenoura,brocolis,couve-flor,beteraba ,e todo tipo de fruta e ele adora .Eu adorei as suas ideias de lanche vou incluir no lanche do Ruan obrigado.

Comentários estão encerrado.