Plantinhas Lúdicas

by Pat Feldman on 19/05/2013 · 4 comments

in Comidas Divertidas, Dicas de Cozinha

Idéia linda, lúdica e baratinha para alegrar as crianças e enfeitar a casa. A foto – da página Clean Food Living do Facebook – dispensa maiores explicações!

Serve até para uma lembrancinha super diferente e natureba para o próximo aniversário do seu filho!

Screen Shot 2013-05-19 at 20.21.17

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 4 comments }

Iolanda Rebouças May 20, 2013 at 7:03

Muito criativo, mas como cultivá-las?

Pat Feldman May 20, 2013 at 12:00

Iolanda, mesmo na foto não tinha explicações, mas creio que um mini punhadinho de terra mais sementinhas e um pouco de água sejam suficientes!

Maria Eduarda May 20, 2013 at 11:36

Adorei a idéia….
Na festa do meu filho fiz os centros de mesa parecidos. Comprei vasinhos coloridos e ele me ajudou a plantar cevada. Em 10 dias estava lindo! Ele adorou participar, ficou orgulhoso de ter plantado, cuidado e ter visto crescer… Ficou bem legal. Coloquei um tag com desenho no vaso.

Alexandra Rodrigues June 29, 2013 at 12:49

SEMENTEIRA DE CASCA DE OVO

Esses vasinhos de casca de ovo biodegradáveis são perfeitos para semear sementes. Isso porque quando as plantas ficam grandes demais, é possível transplantá-las diretamente para o solo, com casca do ovo e tudo!

Passo 1: Materiais

– Cascas de ovos

– Caixa de ovos

– Substrato

– Colher

– Furador (qualquer coisa longa e afiada)

– Faca

– Sementes

Passo 2: Prepare as cascas de ovos

Se você comer ovos, guarde as cascas e a caixa de ovos. Se você não comer, peça a um amigo para que guarde para você.

1. Cuidadosamente quebre o terço superior do ovo. Você pode fazer isso tocando o ovo na borda de uma bacia, ou batendo com uma faca afiada.

2. Esvazie os ovos completamente.

3. Lave bem os ovos.

Etapa opcional:

Se você está preocupado com a salmonela nas cascas de ovos, coloque as cascas vazias em uma panela de água fervente por alguns minutos.

Passo 3: Adicionar drenagem

Pegue a casca de ovo vazia e faça um buraco na parte inferior com o objeto pontiagudo. Se você estiver usando uma agulha fina ou pino, alargue o buraco um pouco com um alfinete ou prego pequeno. Este buraco fornece drenagem, então as raízes da sua planta não vão se afogar.

Passo 4: Adicione o substrato

Com uma pequena colher, encha a casca de ovo com substrato úmido.

Etapa opcional:

Se o substrato estiver seco, com uma garrafa com spray, pulverize o substrato com água.

Passo 5: Adicionar sementes

Pense sobre a quantidade de luz que você tem disponível em sua casa e jardim, e utilize as sementes que irão prosperar nestas condições. Plante suas sementes de acordo com as instruções. O pacote de sementes irá dizer-lhe o quão profundo plantá-las, ou verifique online essa informação.

Se você quer resultados rápidos, tente feijão ou pepinos – eles costumam brotar em alguns dias. Para pontos de bônus, use sementes que você salvou da safra do ano passado ao invés de comprar sementes.

Etapa 6: Enjoy!

Exiba seus tesouros verdes!

Caixa: Depois de ter plantado as sementes, você pode simplesmente colocar as plantinhas nas cascas de ovo, de volta na caixa. A embalagem proporciona uma base estável, com espaço para a drenagem, é freecycled e fica bonito.

Estufa Mini: Se você quiser manter suas mudas ainda mais confortáveis e promover um crescimento mais rápido, você pode colocá-las numa estufa de garrafa pet.

Etapa 7: Cuidar de suas plantas

Coloque seus vasinhos de ovo prontos em um local ensolarado, e regue-os diariamente com água para que o solo permanece úmido. Para facilitar o cuidado, você pode construir uma estufa simples em uma garrafa de plástico. Esse sistema funciona surpreendentemente bem.

Via Instructables
Fonte: http://www.ecoeficientes.com.br/sementeira-de-casca-de-ovo/

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: