Para quem gosta, cozinhar é uma delícia e uma atividade altamente relaxante. Eu pelo menos sou assim, para mim não tem mau humor que resista a um panelão de comidinha caseira, saborosa e perfumada feita por mim (risos, nada modesta!).
O fato é que cozinhar e comer em casa pode ser divertido e saudável, e para as crianças tem muito mais! Elas podem aprender muito na cozinha (pretendo falar sobre isso com mais detalhes em breve).
Variedade de programas
Aos pais que não gostam de cozinhar eu sugiro fazer um pequeno esforço de vez em quando. Escolham opções simples de fácil preparo, mas não deixem passar esta oportunidade de ouro para ter ótimos momentos ao lado dos seus filhos.
Para quem trabalha fora e prefere aproveitar o fim de semana em parques, cinemas, praia, clubes, etc, PERFEITO! Mas quem sabe um fim de semana chuvoso ou frio não possa ser uma ótima oportunidade para uma atividade nova, divertida e extremamente educativa.
Eu vivia na cozinha com meus pais quando era pequena. Fiz muitas gostosuras (pelo menos assim me parecia), mas também fiz muita sujeira: teve panela de arroz espalhada por tudo, ovos quebrados no chão, liqüidificador vazando… Mas nada de sustos, muita paciência e olha o que eu sei hoje! Até livro de receitas já tenho publicado!!!
Razões para cozinhar com as crianças
Nutrição
Aprender a cozinhar auxilia as crianças a ganharem noções de nutrição e alimentação saudável. Se eles crescem com fast food e porcarias ao alcance das mãos, há uma grande chance de se tornarem crianças obesas e cheias de problemas decorrentes da obesidade. Ensinar as crianças a cozinhar faz com que elas venham a escolher, instintivamente, alimentos mais saudáveis para o resto da vida.
Aumenta a auto-estima
Se o seu filho precisa de um estímulo para aumentar sua auto-estima ou auto-confiança (e todo mundo precisa um pouco!), cozinhar pode fazer isso. Eles ganham uma tarefa pela qual são responsáveis, sentem-se importantes por isso e contribuem para o bom andamento da casa.
Cria momentos familiares de muita intimidade
Reserve algum tempo para cozinhar com seus filhos e eles com certeza terão agradáveis lembranças para sempre, e um dia, passarão estes hábitos aos filhos deles. Pode ser que a refeição demore mais para ficar pronta ou que a cozinha fique muito bagunçada, mas momentos como esses não têm preço! Paciência com a bagunça, um dia eles aprendem! (eu demorei, mas aprendi)
As crianças ficam mais inclinadas a provar aquilo que prepararam
Pode ser que o entusiasmo de preparar eles próprios alguma receita os faça provar ingredientes antes recusados. Aproveite para introduzir sempre ingredientes saudáveis nesta brincadeira!
Aprendizado
Crianças podem realmente aprender muitas coisas na cozinha, inclusive ciências, línguas estrangeiras, história, geografia, matemática, física, química, criatividade. A cada novidade que você apresentar para seu filho, estude antes o que vocês podem aprender juntos com isso.
Se virar!
Que ótima maneira de aprender a se virar sozinhos! Aprender a cozinhar sozinho é especialmente útil em momentos que eles se encontrem sozinhos (os mais velhos) e não precisarão apelar para salgadinhos ou fast foods para matar a fome.
Ajudar
Eles contribuem com a família e a casa e aprendem a importância do termo “ajudar”.
Trabalho em equipe
Eles trabalham juntos com os pais e/ou irmãos, como uma equipe. E trabalhar em equipe pode ser um ótimo aprendizado para o futuro, inclusive o futuro profissional.
Planejar, escolher
Cozinhar ensina a planejar e fazer escolhas. Planeja-se o cardápio, e o que é necessário para prepará-lo, escolhem-se ingredientes e opções para o que eventualmente não estiver disponível na época, etc.
Criatividade
Estimula a criatividade e imaginação. Você já parou para pensar sobre tudo o que pode sair de uma cozinha? Os pratos mais incríveis, nos formatos mais diferentes, formas de apresentação artísticas e apetitosas. Deixe a imaginação e criatividade do seu filho correr solta, e a sua também. Afinal, não é assim que fazem os grandes chefs?
Livros de receitas
Você pode aprender e ensinar ainda mais com minha coleção de livros de receitas. CLIQUE AQUI, conheça os títulos e escolha os que mais te agradam. Todos eles estão disponíveis em arquivo PDF e alguns deles estão disponíveis também em versão impressa.
Gostaria tanto de gostar de cozinhar, mas não consigo. E ainda mais com criança, fazendo aquela bagunça, não tenho paciência. Mas não vou desistir, vou me esforçar. Pelo menos, o pai tem mais paciência, e às vezes convida o pequeno para prepararem um omelete juntos. O pequeno adora…
eu adoro cozinhar nossa sempre gostei! eu gosto muito das suas receitas.
um abraço
Sempre que posso, levo meu filho de 07 anos pra cozinha. Lá fazemos tortas, bolos, gelatina e até temperamos os bifes para o jantar! É sempre um momento de muita descontração e papos interessantes! Ele adora estar comigo nessas ocasiões, que são com certeza, inesquecíveis pra nós dois! Outro dia estávamos no mercado e quando ele viu uma latinha de atum, já foi logo pegando e dizendo que ele iria preparar uma deliciosa torta pra nós… Eu adorei, lógico!
amei suas receitas são de dar agua na boca
mas vc nao tem umas receitas mais fáceis como bolo de chocolate bem facil o mais facil que puder porque eu tenho só 12 anos to tentando fazer algo facil ok bjs obrigada !! :)
Na verdade a maioria das receitas nem é assim tão difícil. O bolo de chocolate em particular está entre as mais fáceis: https://pat.feldman.com.br/?p=152
oi,tenho 12 anos tambem.como a cris.queria muito ser cozinheira quando crescer e queria q vcs me dessem mais dicas de e informaçoes de crianças e adoescentes na cozinha!!!!!!!!!!!!!!!!
grande beijoooooo s2
Olá Pat. Adoro cozinhar com meus filhos! Uma vez também fiz um post com 10 motivos, além dos seus :-), você pode ler aqui. Bjs!
Olá Pati! vc é nutri? bem, eu sou e tb adoro cozinhar c/ crianças! muito legal seu curso, pena q sou de poa/rs e não tenho como participar…abraços
Raquel, eu sou uma grande apaixonda pela cozinha e pelas literaturas que a envolvem. O interesse pela culinária saudável e tradicional, aquela dos “velhor tempos”, veio quando conheci meu marido, que e médico e super intressado por alimentação. Aqui eu escrevi um pouquinho sobre mim: https://pat.feldman.com.br/?page_id=5246 mas é no meu livro de receitas (https://pat.feldman.com.br/?page_id=903), logo na introdução, que eu conto tudo com mais detalhes.
10 Razões para você cozinhar com os seus pequeninos: http://t.co/6Vxa5T8w