Alimentação

Cancerígenos no óleo de soja

[ratings]

Já escrevi muito sobre soja aqui no site. Agora somente uma nota rápida, mais importante, publicada na Folha Equilíbrio de hoje:

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos constatou a presença de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos -compostos que podem causar mudanças no material genético das células- em 42 amostras de óleo de soja (foto). Como essas substâncias são formadas durante a secagem da soja, de acordo com o instituto o processo de secagem precisa sofrer mudança.

Comentário: se o único problema do óleo de soja fosse o método de obtenção…

Leia os artigos já publicados no site sobre o assunto:

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

14 comentários

  1. Muito interessante!

    Sabiam que o fluor e o cloro utilizado no tratamento de agua é cancerigeno? O sal de cozinha, o plástico PVC utilizado nos encanamentos, a poluição do ar, o colesterol da carne bovina, agrotóxicos pesticidas utilizados em abundância nas verduras, frutas e legumes também são cancerigenos. E muitos outros.

  2. Roberto, verdade verdadeira… Estamos cercados de cancerígenos por todos os lados, e em alguns casos fica praticamente impossível escapar. Por isso é que onde eu consigo, procuro minimizar ao máximo a exposição a essas substâncias.

    Apenas no caso do colesterol bovino é que tenho uma observação: existem bois e bois… A princípio o nosso organismo precisa de gorduras para um bom funcionamento, mas há que se informar muito bem sobre a procedência da carne e outros derivados do gado. O gado criado confinado, à base de ração artificial e muita medicação, com certeza não é nada saudável. Porém gado criado solto, pastando, ao sol, pode e deve ser consumido – claro que quantidades moderadas são essenciais, não só para carne e lácteos, mas para qualquer tipo de alimento.

    Nada industrializado é bom, e “boi industrializado” menos ainda!!

    Aliás, existe pesquisas provando que até falar ao celular é cancerígeno!!!! Onde vamos parar desse jeito?!?!??!

    1. Vc acha que gado deve ser criado solto? Vc é contra confinamento? Contra dar ração ao gado?

  3. Pat, fiquei chocada com esta informação sobre a soja. Não tinha noção da gravidade… Mas estive observando que em suas receitas usa regularmente os produtos cárneos. Eu sou contra totalmente ao consumo excessivo de carnes, principalmente pelo modo com que são abatidos os animais. A crueldade é tamanha, e este sofrimento impreguina a carne e nos alimentando com ela assimilamos uma boa dose deste sofrimento…Será que é por isso que o ser humano esta cada vez mais animalizado? Que bem pode nos fazer um produto como este? Não sabemos mais a quem recorrer. Acho que vou seguir minha intuição e sensibilidade..,Amor e luz.
    O Drº Sidney Feldman é o que de vcs??

    1. Luiza, concordo plenamente com você no que diz respeito à forma que muitos animais são criados e abatidos, e temos que tomar muito cuidado com isso ao comprarmos a carne que vamos comer.

      Comer carne é parte da natureza humana, mas não da forma que é feita atualmente, sem critério, com desperdício e com maus tratos. comer carne era algo especial, recompensa pelo grande trabalho da caçada e nada era desperdiçado. Os animais viviam soltos, em seu habitat natural e eram abatidos por humanos ou por qualquer outro predador, parte da natureza.

      A gente com certeza não consegue voltar no tempo tanto assim, mas animais podem ser criados a pasto, sem ração e excesso de remédios, com menos stress e menos sofrimento, há formas menos dolorosas de abate (a criação kosher é muito cuidadosa com isso). O animal abatido deveria ser aproveitado do início ao fim, com todo o respeito, como num ritual sagrado. Imagina se antigamente se abateria um animal inteiro para aproveitar apenas poucas peças dele?!? Tudo era alimento, tudo era sagrado, porque era difícil conseguir, mas era importante, nutritivo.

      Tenho procurado prestigiar pequenos criadores, que criam seu gado de maneira mais humana e mais natural. Como carne, mas não acho que a gente precise se empanturrar diariamente. É um meio termo sutil, complicado para alguns entenderem, mas eu acho que é o camiho mais correto.

      O excesso de receitas com carne é mera coincidência. Caso você realmente prefira evitar, substitua os cados de carne das receitas por caldo de legumes caseiro, evite os pratos com carne a aproveite tantos outros já publicados, à base de peixes, verduras, legumes e ovos. Mas com ou sem carne, procure evitar a soja!

      Tenho certeza de que você vai achar o melhor caminho!

  4. fiquei apaixonada por este site
    estou tão interessada neste assunto de alimentação saudavel
    poderia receber informações diretamente em meu email?
    gostei muito de tudo o que li
    acho que vivemos em uma época em que é fundamental informações sobre o que comemos.
    muito obrigada
    Almira

  5. Fui incentivada por amigas a comer proteina texturizada e o fiz!Comi cozida com legumes durante dois dias seguidos…e comecei a sentir uma forte dor de cabeça, dores nas juntas dos joelhos e nas pernas, resolvi entao dar uma olhada na net para ver se seria possível que a soja estivesse me fazendo mal, mas fiquei realmente surpresa quando li que sim!É possível que em apenas dois dias esse alimento tenha me feito tao mal?
    Aguardo resposta, obrigada!

    1. Ana, acredito que dois dias não causem tudo isso, a não ser que seu organismo tenha uma sensibilidade maior especificamente à soja ou um de seus componenetes. Alergia à sojaé muito mais comum do que se imagina e divulga. Sorte sua ter apresentado tantos sintomas tão rápido: já aprendeu facilmente que deve ficar longe de soja!

  6. Bom dia Pat! A filha de 4 aninhos de uma amiga minha esta com leucemia e para ajuda-la estou tentando achar boas leituras a respeito, logo pensei em te pedir uma ajuda. Voce já chegou a alguma conclusão a esse numero cada vez maior de pessoas com cancer? Será que tem algo a ver com vacinas? Voce tem algum livro a respeito para me indicar?
    Um abraço enorme e desde já te agradeço!
    Nani

    1. Nani, na minha opinião os fatores que levam uma pessoa a ter câncer, seja na idade que for, é o meio ambiente como um todo, desde a barriga da mãe. Algumas coisas como poluição, fica difícil de controlar, porque ninguém pode simplesmente se mudar para o meio do mato.
      Mas existem fatores como alimentação, atividade física, exposição ao sol e sono, que são importantíssimos e podem ser melhorados. Acho que cortar qualquer tipo de industrializado da dieta e comer o máximo possível de orgânicos é um bom começo.

  7. Realmente “soja” não faz bem! O interessante é que resolvi entrar na onda do leite de soja……………comecei a ter dores de cabeça com muito mais freuências do que já tinha normalmente. Demorei a identificar o que ‘mudei’. Foi o leite de soja! Parei instantaneamente e comecei a tomar leite com baixa lactos e agora o sem lactose! Certo ou errado, as dores de cabeça sumiram. Descobri que NADA de soja me faz bem!!! Nem soja em grãos, etc. Oleo de soja na cozinha??!?? Nunca usei! Uso o de girassol……certo..errado???? Nunca sabemos ao certo!!! Mas podemos sempre tentar melhorar um pouco nossa saúde nesse caos de informações contraditórias e, pior, muitas vezes essas informações, as corretas e as idôneas chegam um pouco tarde…porém…ANTES TARDE DO QUE NUNCA….ah, outra coisa que tento evitar e procuro balancear é o consumo de glútem!! Glútem, açúcar e sal refinados e gorduras…..ESTÃO EM praticamente TODOS OS ALIMENTOS DE UMA GÔNDOLA NOS MERCADOS…somente mudam a embalagem, formato, sabor e cor…..PENSEMOS NISSO!!! Vamos nos aprofundar nesse tema??? Acho importantíssimo!!! Outra coisa: ao informar prejuizos para a saude, infantil ou adulta, seria importante que fosse informado igualmente um processo de desintoxicação, referente aquilo que ingerimos enganosamente ou erroneamente! Fica a dica!!! abraços de saúde!!!!!!!!!!!

  8. Faltou: e o famoso REALÇADOR DE SABOR????? “GLUTAMATO MOSSÓDICO”…..
    Eu tinha muitas alergias nos olhos e outras terríveis em outras partes do corpo……..comecei a ler ‘as bulas’ do que comia!!! Descobri que tudo que tem esse ‘veneno’ é o que me fazia e faz mal!!!! Deixei de comer…..puf!!!! As alergias sumiram…….e quando não posso evitar….tenho de tomar um antialérgico……
    Leiam o que comem/ingerem…..mesmo assim estamos sujeitos a ‘errar’…….mas dentro dos erros….minimizar com o que podemos…….é bom!!!!
    Pessoas: GLUTAMATO MONOSSÓDICO está em TUDO!!!!! Shoyu, Missô, atomatados prontos, embutidos, carnes processadas, caldos prontos, temperos prontos, …….dentre muitos alimentos!!!!!!……..Mas existem sim os que não contém……….que alegria!!! Inclusive atomatados, shoyu e missô, já encontrei sem essa terrível química……..procurem….leiam as ‘bulas’……….vai fazer a diferença!!!!!!!!!!!!!
    Abraços de saúde!!!

Comentários estão encerrado.