Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

16 comentários

  1. Nossa Pat, que consistente! O meu não fica assim, fica com bastante soro. Você faz ele na panela de aço inox? Eu coloco em um recipiente de vidro, será por isso?

  2. Meninas, eu tenho alguns segredinhos sobre este iogurte em particular que eu vou contar para vocês!

    Neesa leva em particular, acima de tudo, eu dei SORTE dele ficar assim tão lindo e consistente!!

    Eu já notei que dependendo da temperatura ambiente o tempo de descanso do iogurte deverá variar. Em dias muito quentes é preciso menos tempo (eu deixo em torno de 5 a 6 horas). Em dias frios, tempo de inverno, eu deixo uma noite inteira (cerca de 8 horas). Se no calor o iogurte passar muito das 6 horas fermentando ocorrerá o excesso de soro.

    Isso foi uma coisa que eu concluí meramente na prática!

    Na hora em que misturo a isca ao leite morno, eu deixei a preguiça de lado e bato parte do conteúdo no liquidificador (o ideal é um mixer, direto na panela, mas o meu está quebrado…).

    Hoje a minha isca é sempre um pouco do iogurte anterior. Ela vai para o liquidificador e quando o leite atinge a temperatura, eu coloco umas conchas dele no copo de liquidificador, junto com a isca e bato bem.

    Passo o conteúdo para a panela de volta, mexo bem e pego mais umas conchas de volta no copo do liquidificador. Bato bem e retorno para a panela. Repito isso mais umas 2 ou 3 vezes se estiver inspirada, assim me certifico de que a isca ficou beeeeeeeem misturada ao conteúdo de leite (de novo, isso seria beeeeeem mais prático com o mixer, preciso mandar arrumar o meu o quanto antes!!)

    Depois que passei a usar este truque, a qualidade e a consistência do meu iogurte melhoraram consideravelmente!

    Mais um segredinho deste “lote” de iogurte: eu tinha sobrando na geladeira, da semana anterior, meio litro de creme de leite fresco orgânico, que já estava ligeiramente azedo (mas não impróprio para consumo), e como eu não gosto de desperdícios, o creme foi junto para a panela – foi uma experiência e eu não sabia se daria certo ou se eu perderia 4 litros de leite da melhor qualidade!!

    Deu super certo!!

    Para 4 litros de leite integral que eu usei no preparo deste iogurte, acrescentei meio litro de creme de leite fresco!!

    Taí, contei o segredo!!!

  3. Oi Pat,
    Dá para fazer com leite desnatado também? Seguindo os mesmos passos?
    Agradeço antecipadamente e aproveito a deixa para elogiar seu site, adoro, e sempre passo por aqui…
    beijinhos…

  4. Pat, vou te contar da minha experiência com o Iogurte:
    Fiz com o fermento lácteo, que mandava usar 3 litros de leite. Não tenho o termômetro, e uso a técnica do “dedômetro”. Desliguei o fogo qdo ameaçou ferver, mas sem deixar ferver. Quando estava quentinho, mas eu já conseguia botar o dedo sem me queimar, dissolvi o pozinho em um pouquinho de leite e misturei tudo com um fouet(aquele batedor de arames) na panela, fiquei uns dois minutos batendo. Deixei descansando uma noite inteira, como aqui está meio friozinho, deve ter ficado umas 10 horas. Ficou bem molinho, mas o sabor estava ótimo.
    Da segunda vez que eu fiz, usei 1 xícara desse iogurte em dois litros de leite. Na hora de misturar, mesma coisa, usei um fouet, e misturei bem misturadinho. O tempo já estava melhor, e em 6 horas o iogurte estava super firme, como o teu.
    Quando está mais friozinho ele fica com uma cara meio estranha, mas daí antes de consumir eu bato no liquidificador e ele fica bem homogêneo e bonito. Já aconteceu comigo de eu bater no liquidificador e no dia seguinte ele estar separado outra vez do soro, por isso resolvi deixar pra bater na hora de consumir.
    O que eu descobri é que ele pode ficar firme, líquido, com muito soro, em pedaços .. Mas no final nunca dá errado. Eu achava esse lance de fazer iogurte em casa coisa de profissional, mas depois que eu fiz a primeira vez, noooossa, é tão fácil que nem sei mais o que é não ter iogurte na geladeira!

    Beijinho!

  5. Pat.

    Me diz uma coisa. Outro dia peguei um leite Homogeneizado, destes de saquinho, para fazer o iogurte… já fiz com o leite pasteurizado… (acho que esse homogeneizado era pasteurizado também, não me lembro). A consistência do Homogeneizado ficou muuuito superior à do outro… Qual a diferença dos dois ?

    Aqui em casa também estamos tomando iogurte a beça… com granola e mel e para fazer as receitas… estou tendo de fazer iogurte quase todo dia !!!

    Deixa eu te perguntar outra coisa… queria fazer um iogurte de morango para meu filho, para substituir esses industrializados… qual o segredo ? Só bater o morango no liguidificador e misturar ? Aí o que uso para adoçar um pouco ?

    Um abraço…

  6. Oi Pat querida!!Bom dia!!
    Fiz pela primeira vez, esta noite, iogurte.Queria tirar uma dúvida contigo.Ele ficou com a aparência, meio porosa, quase q como leite coalhada, só que umpouco mais grossa.Como sei se tá próprio pro consumo, ou se coalhou mesmo.É pra dar pro filhote…
    Fiquei com medo, pq deixei levantar a fervura e já desliguei, dps li que era pra deixar uns 4 minutos após fervura…mas tentei fazer como falou, batei no liqui e td.
    Acho que tá mt calor, talvez seja por isso.
    A hora que abri, tava com mt soro, passei pra um recipiente pra guardar, acho q misturou td e ficou mais mole ainda…affeee!!!Eu crente q tava abafando…beijão!!!

    1. Com esse calorão (e aí na praia parece estar pior ainda), o iogurte forma mais soro mesmo, super normal! E fica mais azedinho!

  7. Oi Pat! Li em algum lugar que o iogurte não deve ser feito em panela de inox, qual você usa? E também que não podem ser guardados na geladeira em vidro transparente, como você guarda depois de pronto? Beijos

    1. Gabi, a informação sobre iogurte e inóx é verdadeira, e vale na verdade para alimentos ácidos em geral: molhos de tomate, limão, iogurte, etc. Não chega a ser um problema gravíssimo. O meio ácido do iogurte faz com que algumas panelas de inóx liberem níquel, metal a que muitas pessoas são sensíveis. Não é nada que mate, mas é bom evitar.

      Eu ainda não achei uma solução para isso e faço meu iogurte na panela de inóx. A melhor solução, na minha opinião, seria eu “passar a mão” no antigo e lindo jogo de panelas de vidro da minha mãe, mas como ela sabe do meu desejo, guarda as panelas a sete chaves!!! hehe

      Quanto a armazenar em vidro, qual o problema, segundo o que vocêouviu falar? O vidro é um dos materiais mais inócuos, e um dos mais adequados para se armazenar qualquer tipo de alimento. Eu uso e recomendo.

  8. Oi Pat, há um tempo atrás uma nutricionista me disse que os legumes e frutas perdem suas propriedades mais rápido em contato com a luz (através do vidro transparente)e o iogurte em contato com luz perde a vitamina B2… Não sei se procede! Beijos

    1. Gabi, mas na geladeira, a não ser no momento em que abrimos a porta, as frutas e todos os alimentos armazenados, ficam no escuro!!!! E mesmo frutas e verduras com uma mínima perda por esse motivo, ainda são infinitamente mais nutritivas do que industrializados!

      Ai, é cada “pérola”…..

  9. Aqui vai uma dica para que o iougurte caseiro dê cnsistência mais rápido.
    Coloque a vasilha em água morna, se esfriar torne aquecer novamente, eu faço e dá certo.

  10. ola meninas boa tarde.
    olha eu gostaria de saber se voces sabem me dizer como fazer isca para iorgutes?
    a minha vozinha me ensinou a coloca um pedacinho de pao no leite sera que isso fuciona? bjim aqui de portugal para todas voces…

Comentários estão encerrado.