Alimentação ARTIGOS

Para a Aline e para todo mundo que se interessar!

int.jpgA Aline participa bastante aqui no blog. Posta comentários, me envia dúvidas e eu vou ajudando como posso… Dessa vez ela me postou um comentário bem grandão, comtantas dúvidas interessantes, que eu resolvi transformar o comentário em artigo.

A seguir, transcrevo as dúvidas dela. Lá pelo meio do texto eu vou dando as minhas respostas e escrevendo meus comentários!

“Oi Pat!! Obrigado pela atenção, vc me esclareceu várias coisas… Adorei o artigo “vc tem medo das gorduras?”, achei bastante esclarecedor… Até imprimi pra mostrar a outras pessoas, coisa aliás, que tenho feito com vários posts seus!!

Sobre o sal, não consegui achar… Se vc puder me dizer onde está ou o nome do artigo…

Aline, o artigo sobre o sal está AQUI!
Pat, tenho mais algumas dúvidas e se vc pudesse me esclarecer, seria ótimo… Afinal, quero dar o melhor que posso pro meu bebê!! (não tão bebê assim, rsrsrs – 1 ano e 2 meses), que nunca tomou outro leite além do meu (e ainda mama muitoooo).

Parabéns, tudo o que um bebê precisa, acima de tudo, é o leite da sua mamãe!

Vc falou que eu já poderia ter começado a dar iogurte, qual seria?? Aquele integral, puro, né isso?? Sem adoçar!! Ou pode dar aqueles com mel, etc?? Vi que vc tem uma receita de iogurte caseiro, mas Mateus fica com minha mãe e ela não tem muito tempo pra fazer nada na cozinha (e nem habilidade, coisa que eu tb não tenho) e a menina que trabalha lá, não é lá pra essas novidades, será que eu poderia dar o industrializado?? O que vc acha??

Desde bem novinho eu dei iogurte natural integral para o meu bebê – sempre fiz em casa e recomendo, não é nada difícil! Na primeira colherada ele fez a mair careta do mundo, mas pedi mais. A segunda e a terceira colherada também tiveram caretas hilárias, mas ele sempre pediu mais e eu não tive medo das caretas! Eu sugiro sem adoçar primeiro – o adoçado, seja com o que for, é muito mais fácil de gostar, e depois que provamos o doce, fica difícil gostar do azedo (eu que o diga…).

Se por praticidade você preferir comprar do industrializado, opte pela versão natural integral, sempre! E fique de olho nos rótulos porque já ouvi falar de marcas que apesar de serem comercializadas como puro iogurte natural integral, contém um montão de aditivos… A minha receita de iogurte está AQUI.
E quanto ao queijo, vc acha cedo ele comer ainda?? Se não, qual seria o melhor tipo?? Branco, minas, ricota??

Qualquer queijo é ótimo, mas imagino que sem dentes ou com poucos deles o bebê aceite melhor primeiro os quijos mais molinhos, o que não impede que você dê o parmesão. É só ralar!

Será que teria problemas eu dar de vez em quando aveia em flocos?? Ou algum outro tipo de cereal?? Qual seria melhor? E quanto a umas rosquinhas integrais? Vc conhece?

Eu esperei até 1 aninho para introduzir aveia e outrs grãos – eles ainda são difíceis de digerir para o bebê. Isso vale para todos os cereais. Mas de qualquer forma, AQUI tem uma receitinha bem boa de mingau de aveia. As rosquinhas são dispensáveis na minha opinião.

De vez em quando, eu poderia dar pão branco a ele?? Ou seria melhor integral? Ou nenhum? E Yacult, vc acha legal?

Poder, pode tudo, só não acho que seja um bom hábito… Aqui em casa é fácil simplesmente porque nós deixamos o pão branco de lado. Sempre gostei, mas hoje quase me arrisco a dizer que não gosto mais. Como pouquíssimas vezes. Se for prá dar, que seja depois de 1 aninho e sempre do integral – quanto mis caseiro, melhor! E sempre preste atenção ao rótulo, verifique os ingredientes!

Eu adoro Yakult, mas acho que o comercial contém muto açúcar. AQUI eu tenho uma versão de yakult caseiro, bastante saudável e não tão doce.

Ah, vc disse pra evitar bolachas (cream craker ou água e sal de vez em qdo, tb?), e macarrão (já dei algumas vezes, um macarrãozinho com molho de abóbora, será muito ruim pra ele??).

Se deu, está dado, mas como ele ainda é novinho acaba esquecendo. Macarrão é uma delícia, mas é caloria vazia, não é um alimento nutritivo… E tem mais, mesmo o molho sendo nutritivo, a criança acaba colocando o molhjo de lado e comendo só o macarrão. Eu fiz isso muitas vezes quando criança!!

Meu conselho é que você não faça o consumo desses alimentos ser um hábito. Proibir prá sempre é impossível, mas espere ele pedir e insistir!

Pat, ficaria muito feliz mesmo se vc pudesse me esclarecer essas dúvidas, como já disse, tô querendo o melhor pro meu filho e gosto bastante de seu blog e de suas dicas!! Ou seja, só vc pode me ajudar!!! rsrsr

Beijos grandes e desculpa pelo trabalho!!”

.

Aline, não foi trabalho nenhum!! Adoro ajudar quando posso!! Espero ter esclarecido as tuas dúvidas todas e eventualmente as dúvidas de outras pessoas que aparecem por aqu de vez em quando.

Criar um filho não é fácil. Alimentar, educar, cuidar dá trabalho e cada um tem sua fórmula. Não sou perfeita e nem muito menos sou dona da verdade, mas passo prá frente o que faço e que dá certo comigo!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

5 comentários

  1. Pat, quero aproveitar e postar uma dúvida. Qualquer queijo é bom? Ou algumas marcas somente são confiáveis?
    E quanto a aditivos, conservantes?

    Um abraço,
    Tati

  2. Patttttttttt!!!! Poxa, fiquei tão feliz e emocionada quando vi que vc tinha transformado meu comentário num post… Muito obrigada mesmo, vc é um doce de pessoa!!!

    Passei um tempo viajando e tava sem acesso a net, mas agora voltei com tudo e com mais algumas dúvidas pra vc me salvar, rsrsrsrsr!! Mas acho que vou mandar por e-mail mesmo, tá??

    Adorei todas suas dicas e já tô colocando tudo em prática!! Pena que não tenho um décimo de suas habilidades nem criatividade pra fazer tanta coisa gostosa pro meu bebê… Aliás, bem que vc poderia fazer comida pra bebês pra vender pra fora, né?? Meu pai, umas 2 vezes por semana tá em Sampa, que tal??? Era só ele trazer, rsrsrssr!!!

    Vou correndo ler agora todos os outros posts que perdi e já te mando um e-mail, tá??

    Beijos e mais uma vez, MUITO OBRIGADA!!!

  3. Pat, te mandei um e-mail enormeeeeeeee!!! Vc viu??
    Tô aguardando ansiosa sua resposta!!

    Beijos em vc e no pequeno fofo!!

    Aline

  4. Olá Pat,
    tenho uma dúvida sobre os queijos, tenho uma baby de 9 meses e comecei a introduzir queijos na alimentação dela, já dei queijo branco um que os ingredientes são: leite, coalho e sal, ótimo neh?!
    Mas todos os outros tipos de queijo (parmesão, ricota, prato…) tem aditivos, tipo cloreto de cálcio … esses são ruins? queria muito dar outros tipos de queijo, mas não quero dar nada de errado =) conhece alguma marca, sei lá..
    Obrigadaaaaaaaaa!

    1. Suellen, queijo é tudo de bom, não é mesmo?? E você faz muito bem em iniciar ocm queijos sem aditivos. Parmesão é gostoso, mas a maioria contém aditivos, então melhor evitar por enquanto. Os queijos “mofados”, como camembert, brie, gorgonzola ou roquefort também podem esperar mais um pouquinho.

Comentários estão encerrado.