MAIS...

A Diferença de Idade Entre os Filhos

Imagem: http://jfieldsphotography.com
Imagem: http://jfieldsphotography.com

Hoje eu quero saber de vocês, de quem tem mais de um filho:

  • Quantos anos de diferença seus filhos têm de um para o outro?
  • A diferença foi planejada ou acidental?
  • Como foi o comportamento do mais velho na época do nascimento do mais novo?
  • Qual a idade de cada um atualmente?
  • Eles se dão bem atualmente? Se deram bem desde o início?
  • Quais as suas impressões sobre a diferença de idade entre seus filhos?
  • Se pudesse voltar no tempo, mudaria essa diferença? Por que?

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

24 comentários

  1. * Quantos anos de diferença seus filhos têm de um para o outro? 2 anos e 3 meses
    * A diferença foi planejada ou acidental? planejada, era para ter sido 2 anos
    * Como foi o comportamento do mais velho na época do nascimento do mais novo? otimo! Como ele era ainda pequenino, nao tivemos crise de ciumes nenhuma
    * Qual a idade de cada um atualmente? quase 6 anos e 3 anos e 8 meses
    * Eles se dão bem atualmente? Se deram bem desde o início? Se dao super bem e sao melhores amigos, o mais novo ficou um pouco perdido qdo o mais velho comecou a escola no ano passado
    * Quais as suas impressões sobre a diferença de idade entre seus filhos? No comeco foi paulera para mim (nunca tive ajuda de empregada ou baba) mas os beneficios que estou colhendo hj valeu muito a pena ja que eles estao no mesmo nivel de brincadeiras e nao me dao trabalho.
    * Se pudesse voltar no tempo, mudaria essa diferença? Por que? Nao, foi perfeita! Minha cunhada tem 5 filhos com apenas 18 meses de diferenca entre eles e eh tudo de bom….

  2. Pat, achei ótima a sua pesquisa. Gostaria de sugerir outra pesquisa (não precisa aceitar o comentário!):
    “com quantos anos seu filho foi para a creche ou se foi direto para escola.”

    Eu sempre achei que a criança ir cedo para creche seria bom para o desenvolvimento dela, pois minha cunhada colocou a filhinha dela – que nasceu de 8 meses – na creche com 4 meses, pois teve que ir trabalhar. A menina teve um desenvolvimento ótimo. Mas hoje que estou grávida e mais atenta a essas coisas de criança, tenho lido muito sobre justamente o contrário. A princípio, como eu e meu marido trabalhamos em casa, penso em colocar numa creche só por algumas horas, para interação geral com outras crianças, situações e pessoas, a partir de 1 ano. Como moramos em um bairro um pouco afastado do Rio (Vargem Pequena) e quase não temos vizinhos, fico com medo de meu filho(a) ficar isolado do mundo, sabe?
    A princípio não pretendo ter mais de um filho, por uma questão financeira mesmo. Mas nunca se sabe… hehehe

    1. Jacqueline, ótima sugestão! Adiantando… Meu filho só foi para a escola com 3 anos e 3 meses, e apesar da canseira que é um garotinho de 3 anos em casa, achei que foi a melhor opção possível, em vários aspectos.

      Até lá, frequentávamos bastante o clube, onde ele não tinha melhores amigos em particular, mas sempre convivia e convive com diversas crianças.

  3. Pat, não tenho filhos (estou planejando o primeiro, porque estamos nos sentindo velhos: eu com 34, marido com 44) mas sou de uma família enooooorme, com trinta e tantos primos e eu sou a segunda mais velha da turma. Em casa meu irmão era meu melhor amigo, temos 2 anos de diferença. O caçula foi adotado quando nós tinhamos 15 e 17 anos, então não conta. Ele foi mais como um filho pra gente do que irmão. Pensando em filhos, eu penso que uma diferença de até 3 anos é boa para os filhos mais ou menos crescerem juntos e brincarem juntos. Uma diferença maior do que essa significa que eles serão amigos (é o que a gente sempre espera, né?) mas não exatamento companheiros de brincadeiras ou “saídas” já na adolescência. Eu saía muito com meu irmão, o que não aconteceria se a nossa diferença de idade fosse maior.
    Em todo caso, eu acho importante ter dois ou mais filhos, se a situação permitir, sabe? Dá uma chance deles poderem dividir a responsabilidade de cuidar dos pais na velhice. Meu marido é filho único e eu tenho que dizer que acho uma super desgastante ter toda a atenção dos meus sogros voltadas para a nossa casa.

  4. Hummm pat voce esta gravida?eheheh. olha se estiver parabens. eu ainda vou no primeiro, o meupequeno nao quer irmaos, mas vaai ter.

    bjs

  5. Eu ainda não tenho um segundo, mas sei que EU, NÃO teria extrutura para ter dois filhos pequenos com idades próximas, passando pelas mesmas fases, birras, querendo colo, totalmente dependentes. Vou esperar meu filho ficar mais independente para encomendar.

  6. Olá!!! Encontrei seu blog pesquisando sobre papinhas de bebê! Adorei e estou seguindo! Então me sinto à vontade para responder sua pesquisa!
    Tenho dois filhos, um menino de dez anos e uma menina de 6 meses!

    *Quantos anos de diferença seus filhos têm de um para o outro? 10 anos!
    *A diferença foi planejada ou acidental? A diferença foi planejada, devido aos cuidados que já sabia que teria que ter na gravidez (passo a gravidez em repouso).
    *Como foi o comportamento do mais velho na época do nascimento do mais novo? Foi o irmão mais velho mais feliz que eu já vi! Completamente encantado com a irmã!
    Qual a idade de cada um atualmente? Ele, 10 anos. Ela, 6 meses.
    *Eles se dão bem atualmente? Muito. Se deram bem desde o início? Foi paixão a primeira vista!
    *Quais as suas impressões sobre a diferença de idade entre seus filhos? Para nós foi o ideal porque seria muito difícil para mim, que preciso de muitos cuidados na gravidez cuidar de outro filho ainda pequeno. Com essa diferença pude me concentrar na gravidez e no bebê e ainda tenho a ajuda do meu filho mais velho!
    *Se pudesse voltar no tempo, mudaria essa diferença? Por que?
    Não mudaria. Acho muito bom assim!

  7. Olá Pat!Boa Tarde!Tudo joia contigo? Bem vamos ao que interessa, responder essas perguntinhas, mas como não posso confiar na minha cabeça tive que abri em outra janela do site para seguir a sequencia.
    Tenho dois meninos (Mateus e Gabriel)e a diferença entre eles é de 1 ano,6 meses e 2 dias.A diferença foi acidental.
    Assim que soube da gravidez o mais velho ainda era um bebe e estava aprendendo a andar,penso que por causa da pouca diferença de idade ele nem sentiu, nem ligou, agiu normal, pois sempre disse que o bebe era dele.
    Hoje o Mateus está com 1 ano e 10 meses e o Gabriel com 4 meses e 3 dias.
    Ouso dizer que fui abençoada porque o Mateus nao teve crises de ciumes, as vezes chama a atençao mas identifiquei como sendo normal,porque nao é nada ele ja nao fizessse antes,ja percebo que dois se dão bem.Gabriel quando chora pára assim que o Mateus chega perto dele.
    Apesar do cansaço vejo essa diferença pequena como sendo positiva porque os dois vao ser praticamente criandos na mesma epoca, e eu vou ter um trabalho só.A principio eu queria ter planejado por causa de algumas dificuldades pessoais, mas eu procuro nao pensar se seria diferente, porque eu penso que seja qual for a diferença o desafio vai ser o mesmo, porem com alguns acrescimos dependendo da distancia de idade.
    Pat tentei ser o mais breve para o post nao ficar gigante.Felicidades

  8. Eu tenho 3. A diferença de idade entre a Mel e o João é de 18 meses. Entre o João e o Zé, 27 meses.
    O Zé foi acidente, haha. Entre a Mel e o João foi planejado.
    Eu não tive problemas de ciúmes entre os filhos. O mais novo é mais ciumento. Os outros dois são bem tranquilos e aceitaram na boa o menor. Mas eu sempre fiz de tudo para que eles fossem parte de tudo: gravidez, parto, cuidados com o bebê… tudo.
    Hoje a Mel tem 6 anos, João tem 4 e o Zé tem 2.
    Eles começaram a brigar entre si agora. Mas mesmo assim, brincam o tempo todo juntos e só saem se forem os 3. Quando um não quer ir, os outros dois desistem.
    Eu teria tido o Zé um pouco mais cedo ou mais tarde. Teria dado uns 18, 20 meses de diferença entre o João e o Zé ou uns 5 anos. hahahaha. 3 crianças pequenas não é fácil, mas acho que teria sido mais simples se eles estivessem quase na mesma fase agora ou um já grandinho e o outro bebê. Enfim, haha, é tudo achismo.
    beijo

  9. A diferença entre minhas filhas é de 2 anos e quase 4 meses. Foi uma diferença planejada, eu queria a segunda gravidez mais ou menos quando a mais velha completasse 2 anos. No início foi difícil, porque a mais velha era única tudo: filha, neta, sobrinha… Então ela sentiu um pouco ter que dividir as atenções com a irmã. Aliás, até hoje é ela quem é mais ciumenta. Mas acho que isso vai da criança. Expliquei para ela que continuava sendo tão amada como sempre, só que a irmãzinha ainda não sabia fazer nada sozinha e precisava de mais ajuda, e melhorou. Hoje em dia elas até brigam, mas brincam mais do que brigam. Hoje elas têm 8 e 6 anos. Eu gosto dessa diferença de idade porque os interesses são parecidos, e não preciso ficar me desdobrando em mil para atender todo mundo. Vejo mães com filhos com diferenças maiores, e aí cada um tem um interesse, então o programa que é legal pra um não é pra outro, e às vezes a família se divide. Aqui, as duas gostam das mesmas coisas, se divertem com os amigos de uma ou de outra, e fica tudo bem, não preciso arrumar programas separados pra cada uma. Eu não mudaria nada, talvez até tivesse as duas com diferença ainda menor de idade. :-) Quer dizer, só um pouquinho menor, né, porque o primeiro também tem que ter o direito à amamentação direitinho, e às vezes uma gravidez atrapalha (como foi o meu caso, desmamei a mais velha com um ano e onze meses porque não estava mais dando certo amamentar com o barrigão, além dos seios terem ficado muito sensíveis nessa fase, lá pelos 5 meses de gravidez. Se não fosse isso, eu teria amamentado por mais tempo.)

  10. Oi Pat tudo bem?Muito legal essa pesquisa…
    Tenho uma filha de 9 anos e pretendo ter outro bebe,sei que a diferença é bem grande,acho que devido a correria do dia a dia não tive outro mais próximo, mas creio que tudo tem seu tempo certo,e agora todo mes fico anciosa só aguardando, mas Deus está acima de tudo e sabe o que faz.
    Beijos

  11. Pat, boa tarde:
    Eu só tenho um filho de 2 anos e 8 meses, o nome dele é Augusto. Ele é muito inteligente, bonito e extremamente curioso. As vezes penso em ter mais filhos, mais acho que se fosse para ter um outro (a) esperaria mais um ou dois anos. Cada filho tem que aproveitar todos os cuidados da mãe, desde ser amamentado, com calma, aprender a andar ,enfim ter uma atenção especial tanto do pai como da mãe, ir no tempo certo para escola, tudo feito de maneira serena. Por outro lado, admiro as mamães e papais que tenham filhos perto um do outro, acho muito corajoso,mas também cansativo.

  12. Oi Pat! Meus filhos tem diferenca de 4 anos e 10 meses. Seriam exatos 5 anos se ele nao nascesse tres semanas depois e ela tres semanas antes.

    Ela veio por amor e pedidos do irmao. Sao os melhores amigos desde sempre e para sempre, disso tenho certeza. O que me tranquiliza, afinal, pelas leis da natureza, irei antes que eles. Eles se tem:):)

    Hoje ele tem 23 e ela 18.

    Sei la. Pra mim, foi e eh tudo perfeito:):)

    Abs e cheers!

  13. Meniiiina, te falo daqui uns 7 meses, pode ser? Meu filho Noah tem 14 meses, eu estou grávida de quase 3 meses. Eles terão, então, 19 meses de diferença (uma matemática assustadora, mas real, que medo, je-sus…)
    Sempre quis que os dois tivessem pouca diferença, mas agora estou sentindo de perto o preço que se paga. Por exemplo. Estou enjoando, muito, toda hora. Isso significa que não consigo trocar as fraldas dele sem trancar a respiração. Também não posso sentir o cheiro do frango (e olha que só compramos frango orgânico e não aquelas peças disgusting que se vê por aí) nem chegar perto de peixe, etc. Isso significa que, muitas vezes, não posso dar de comer pro meu próprio filho. De sentar e chorar, mas c’est la vie.
    Também sei que essas serão as menores das dificuldades, se comparadas com que eu ainda vou enfrentar, sendo os dois ainda tão dependentes (e eu não tenho familia aqui no Rio pra me dar uma mão..percebe onde eu me meti?)
    Por outro lado, me emociono só de pensar nos dois crescendo juntinhos, cuidando um do outro e tal. E sei que láááá na frente, vou ter orgulho do resultado. E depois, Pat, quando bate o desespero, penso na Dona Marisia que teve 4 seguidos. Sim, 4.
    Anyway, essa é uma decisão muito pessoal. Mais uma daquelas onde não existe certo ou errado, eu acho.
    Beijos!
    Roberta

  14. Eu tenho duas irmas, sou a do meio. Da mais nova a diferença é de 1a9m e para a mais velha, 4 anos. HOje em dia esses anos não fazem diferença e sou amiga das duas, mas durante toda a infância e adolescência, minha companheira era mesmo a menor. Mesmas fases, mesmas brincadeiras, e a mais velha tinha outros interesses, ficava mais sozinha (as duas se uniam para infernizá-la..hahahaha).
    Hoje estou grávida do segundo, e qdo nascer minha filha terá 3 anos e meio. Acho que é uma grande diferença, queria ter tido o segundo antes para proporcionar aos meu filhos o mesmo tipo de relação que tive com minha irmã mais nova, mas não deu certo (minha menstruação demorou muito a voltar depois do parto, e mesmo depois demorei bastante para engravidar). A trabalheira de dois filhos pequenos não deve ser fácil, mas acho que por outro lado os dois vão passando pelas mesmas fases e a gente não precisa começar tudo de novo depois. E para eles, ter um companheiro de brincadeiras 24hs por dia, como eu tive, não tem nada melhor!
    beijos
    Luciana

  15. Diferença de 1 ano e 10 meses.
    Foi acidental. O mais interessante é que é a mesma diferença entre eu e minha irmã mais velha mais dois dias apenas. E nunca planejei.

    Quase não existe ciúme. O mais velho desde o início tratou a irmã com muito carinho. Ele não gosta de dividir os brinquedos, mas eles acabam se resolvendo com ela e brigas são raras. Eles se beijam e brincam juntos. Nunca tive problemas do maior regredir o desenvolvimento. Ele fala muito bem, parou de usar fraldas logo depois que a irmã nasceu. E olha que eu amamento até hoje em livre demanda a pequena.

    A idade atual deles é 2 anos e 10 meses o mais velho, 1 ano completo a mais nova. Agora ela começou a andar e fiquei maravilhada de notar como eles se estimulam mutuamente. Os dois deram um salto no desenvolvimento quando ela andou.

    Acredito que foi muito bom essa diferença de idade, pois como disse, parece que estou revivendo a minha infância junto com minha irmã, que sempre foi e é minha melhor amiga.

    Se eu mudaria é uma pergunta complexa. Vejo os dois juntos interagindo hoje e fico muito feliz. Mas foi trabalhoso no início, eu me parti em duas. Com tudo que eu vivi, digo que gosto do jeito que foi. Mas eu não sei como seria se a diferença fosse maior, entende? Talvez fosse melhor, talvez não. Mas eu faria de tudo para que fosse o melhor possível!

    Pretendo ter mais 1. Agora estou planejando para daqui a 3 anos engravidar. Daí eu volto e te conto se foi melhor, tá?

    Beijo!

  16. Oi Pat,
    Faz tempo que não escrevo, mas ainda em tempo, parabéns pela gravidez. É uma fase deliciosa…
    Tenho duas meninas, com uma diferença de quase 5 anos. Hj elas estão com 6 anos e 11 anos. A diferença foi planejada pois a primeira me deu muito trabalho pra dormir e eu estava exausta. Emocionalmente não havia lugar pra outro bebê tão cedo. Gosto da diferença. Claro, sempre há prós e contras, mas não me arrependo. Quando a mais nova nasceu, a mais velha era mais independente e me ajudou muito, pois eu não tinha babá. Ciúmes rola e até hoje acontece, mas bem administrável. Dá para curtir uma de cada vez. Hoje a diferença para algumas coisas é mais difícil, mas elas se equilibram. A mais nova faz com que minha pré-adolescente vire criança novamente e a mais velha faz a mais nova querer amadurecer. São amigas, mas óbvio, brigam sempreee…..faz parte… …mas lembre-se que na conta dos filhos, 1+1 nao são dois….rs….boa sorte!!
    Um beijo

  17. Meu filho mais velho tem 12 anos e o outro tem 2 anos. Não tem sido muito facil, pois acho que o mais velho regrediu em sua maneira de nos chamar a atenção.

  18. tenho um filho de 2 anos e 6 meses estou pensando em ter outro no ano que vem,adorei as experiencia da mae me ajudou muito .

  19. Bom, a diferença de idade dos meus filhos é 1ano e 1 mês…E digo que o trabalho praticamente é igual a de gêmeos..é uma verdadeira maratona…saio de casa cansada já…mas to dando conta, e não vejo a hora da menor começar a andar e brincar com o irmão..hoje o Miguel tem 1 ano e 5 meses e a Julia 4 meses…beijos

    1. Marina, estou na mesma situação que vc. Tenho um bebê de 7 meses e estou grávida de 3 meses. Como anda suas experiências com seus pequenos?

  20. a minha história é igual a da Karina… a diferença entre meus pequeninos é de 1 ano e 1 mês… foi o maior susto q levei quando descobri que estava grávida da mais nova o Bruno estava com 4 para 5 meses… aff… massss agora é só alegria atualmete Bruno esta com 2 anos e 4 meses e Brenda com 1 ano e 3 meses… os dois se amam muito, brincam juntos assistem os DVDs deles juntinhos é muito gratificante… parecem gêmeos…, bjs

  21. Ola mae eu admiro muito a pouca diferenca de idades entre bebes, talvez porque tive gemeos. Axo lindo crescerem ao mesmo tempo. E uma graca. Eu ja comecei com treinos. Meu bebe ta c 6 meses e queremos engravidar novamente kkkkk. Mas tenho duvida, e o recem nascido nao nasce com baixo peso? Nao ficaram no bercario vossos bebes mais novos? Devido a curta diferenca de idades? Peco opiniao de voces mamitas. Ou qual e o segredo para nao nascerem com baixo peso? Comermos muito? kkkkk. Deus nos ilumine

Comentários estão encerrado.