Alimentação

Algumas respostas que estou devendo…

Aline, precisa você deixar um comentário aqui prá eu finalmente te responder, né?!?

Que vergonha!!

Mas eu confesso, estou na correria e ando morreeeeeendo de preguiça… Tenho sempre a impressão de que o calor derrete uma parte dos meus neurônios…

Como sempre as tuas dúvidas são ótimas e pode ser a dúvida de muita gente, então resolvi transformá-las num post – merece!!

Pat,

Seria tudo de bom mesmo se a gente conseguisse fazer alguma coisa pra meu pequeno poder comer todas suas delícias, rsrsrsrs!!!

Olha, na verdade, acho que não seriam papinhas e sim comidinhas mesmo… Mateus já tem 1 ano e três meses, e já não come mais nada amassadinho e sim cortadinho!! Já tá com 12 dentinhos…

(essa parte eu já te respondi, mas fica aqui prá o pessoal conhecer a solução: teu pequeno pode e deve comer comidinhas da família, de “gente grande”, mas assim como eu faço com o meu filho até hoje, as “papinhas”, batidas, amassadas ou em pedaços, podem fazer parte da refeição na forma de acompanhamentos. Você com certeza garante uma excelente nutrição dessa forma. Quando quiser, é só encomendar!!)

Na verdade, eu não tenho habilidade nenhuma na cozinha e a moça que trabalha lá (não tão moça assim, já que ela tem 50 anos e está lá desde que eu nasci, rsrsr), não é muito chegada a novidades, sabe?? Imprimo vários cardápios seus, mas sempre tem algum ingrediente que falta ou algo que ela não sabe fazer, etc…

(minha dica: quando imprimir qualquer cardápio, prá ela não ter desculpas, confira se você tem todos os ingredientes em casa. Se não tiver, providencie e só então dê o cardápio a ela. Pessoas mais velhas em geral têm certa resistência a novidades, não a culpe!)

Vou te passar o cardápio dele:

Almoço:

– Carne, Frango ou Fígado (não dei peixe ainda, pq nunca sei qual é o melhor pra ele)

(eu gosto muito de atum porque é bem fácil de preparar, mas você já pode dar qualquer peixe – apenas com muito cuidado por causa de eventuais espinhas. Só não recomendo muito o salmão – não sei se já falei sobre isso aqui no blog…).

– Batata, Aimpim, Inhame ou Batata Doce

(que tal alternar um desses com couve flor, brócolis, couve manteiga, vagens, espinafres ou outras verduras. Você lá embaixo diz que dá cenoura, abóbora ou beterrabas, que também são tubérculos, então variar com verduras, cruas ou refogadas, me parece uma boa idéia)

– Feijão, Graõ de Bico ou Lentilha (não esquece de deixar de molho!!)

– Cenoura, Abóbora ou Beterraba
– Banana da Terra ou Chuchu

(banana da terra eu nunca usei, e o chuchu eu gosto de misturar no purê de batata doce, prá ele não ficar tão grudento e pesado)

– Quiabo (ás vezes)

Ela sempre faz um temperinho com algumas folhas que tiver e sal ainda não coloquei, pq não acho nenhum marinho por aqui…

(coloca sal, sim!! Enquanto você não encontra o sal marinho ou a flor do sal, pode usar menos porque esse sal tão refinado realmente não é tão bom, mas use mesmo assim.)

Na verdade, tem dias que ele come tudo, tem dias que deixa pouco e tem poucas vezes que não quer quase nada…

(ué, nós também temos dias de mais fome ou menos fome, mais gula ou gula nenhuma… Desde que seu filho esteja bem nutrido e não apresente nenhum sintoma suspeito, deixe-o seguir o ritmo do seu próprio apetite)

Já percebi que ele não é muito fã de lentilha, grão de bico e quiabo, mas não desisto, rsrsrs!!

(se ele não faz questão desses grãos, não insista… As vezes é meio indigesto para ele… Ou então tente mudar a forma de preparo e/ou temperos. Aqui no blog tem uma deliciosa Salada de Lentilhas!!)

Ah, muito de vez em quando, só pra varia um pouco, dou um macarrãzinho com molho de abóbora, carne moída, acompanhado de um feijãozinho… sei que vc falou que não era bom dar macarrão, mas será que assim é muito ruim?? Ele come tudo, rsrsrsr!!

(muito ruim não é, eu nunca vi ninguém morrer por comer macarrão… Mas ele é completamente desnecessário… Besteira criar este hábito tão cedo, entende? Se você quer uma opção prática e rápida, sugiro o couscous marroquino. Aqui no blog tem ótimas receitas com ele!)

Ah, no jantar ele come:

– Batata
– Cenoura ou Abóbora
– Chuchu
– Frango

(eu dispensaria a batata e daria uma verdura no lugar)

Passo tudo na peneira, pra ficar meio com cara de sopinha e ele geralmente gosta… As vezes tb dou uma sopinha de feijão, com massinha de sopa…

O que falta na verdade, Pat, é variedade, sabe?? E comidinhas gostosas, pq as vezes eu acho que ele enjoa de comer quase a mesma coisa todo dia, pq muda os legumes, as verduras, mas fica o mesmo aspecto, sabe??

(para mudar o aspecto, você pode mudar as combinações, acrescentar ervas frescas, tomate – você não falou em tomate, e eu uso demais aqui, o meu filho adora! Mas procure os orgânicos! Para dar uma variada – momento propaganda – use as minhas receitas! Aqui, tudo pode!!)

Ah, o que eu já queria e se der pra meu pai trazer, é o caldo de carne e frango… Nossa, isso eu acho que já daria um gostinho a mais na comidinha dele, não é??

(os caldos com certeza dão um gostinho muito especial prá comida, sem contar que a deixam muito mais nutritiva!!)

Sim, e quanto as papinhas, como seriam??

(sobre as papinhas tem um artigo que eu postei há algum tempo com diversos sabores que eu costumava fazer. Você pode escolher os que preferir, e eu te mando em potinhos congelados)

Vc poderia mandar umas comidinhas que fossem novidade pra ele, não?? Ou algo que fosse mais difícil de achar ou fazer… Ou talvez, pudesse mandar mesmo algumas papinhas mesmo, pra caso de levar pra rua, como os próprios potinhos da Nestlé, que de vez em quando, é prático, qdo a gente sai. Elas duram quanto tempo no congelador, na geladeira ou em temperatura ambiente, Pat??

(no congelador as minhas papinhas chegaram a ficar quase 2 meses, depois elas se acabavam, o meu filho comia tudo! Eu acho que dura mais, mas como não testei, não garanto. Na geladeira eu deixava no máximo 3 dias as preparadas com caldo de carne e apenas de um dia para outro aquelas com caldo de frango)

E pra esquentar, seria como?? Banho Maria, né??

(sempre banho-maria. Não gosto e nem tenho microondas)

Nunca esquento nada no micro, pq dizem que perde os nutrientes, não é verdade?? E o próprio congelamento, não faz com que perca os nutrientes tb??

(o microondas faz pior que perder nutrientes, ele altera a estrutura molecular dos alimentos e o resultado ainda é meio imprevisível… O congelamento é inocente em termos de nutrientes, mas confesso que acho as comidas congeladas ligeiramente sem gosto. É prático e eu uso – congelo o que eu mesma faço – mas se tenho a opção por fazer na hora, prefiro)

Pat, vc tinha dito que eu poderia dar manteiga sem problemas pra ele, mas assim, quantidade pouca, né??

(eu uso manteiga em quantidade necessária prá ficar gostoso, suculento. Não é um pouquinho de nada que faz isso, mas também não precisa acabar um pote de manteiga por refeição!!)

Ainda não tive coragem tb, rsrsrs!! Assim como não dei leite artificial, e gostaria de continuar não dando, já que ele mama no peito e acredito eu que não precise de outro tipo de leite

(e você está certíssima, não existe leite melhor que o leite materno – mas isso significa que você também deve cuidar muitíssimo bem da SUA alimentação!!).

Quanto aos derivados, comecei a dar um queijinho de vez em quando (Polenguinho light, tem problema?? Na casa de mãe só tem isso)

(prefira queijos não tão processados quanto esse, e não tenha medo de queijos integrais. Ninguém precisa dessas porcarias light… Se a natureza colocou gordura ali, deve haver uma boa razão, nós precisamos dela!!)

, e o iogurte natural integral. Ah, vc pediu pra ver os rótulos, pq nem todos são naturais mesmo, mas nem isso eu sei distinguir mesmo. Qual a marca que vc acha melhor??

(eu nunca fui boa em química, mas li num livro uma dica certeira: leia o rótulo com os ingredientes. Se você não entende ou não sabe o que é alguma das coisas que contém ali, não coma!! Queijo bom é composto de leite e coalho, talvez um pouco de soro – nada mais)

De vez em quando, pra distrair ele um pouquinho, dou uma cream craker, o que vc acha??

(crocante por crocante, que tal palitinhos de cenoura ou salsão? É estranho porque nunca nos ensinaram, mas é uma delícia e é muuuuuito mais saudável!!)

Alguma sugestão, pra dar uma beliscadinha qdo estamos num restaurante ou mesmo pra ele comer alguma coisinha fora de casa, que não estrague e seja prático??

(para o restaurante eu sempre levo o pratinho dele de casa, mas se você quiser algo que eles possam ter lá, vale a idéia dos palitinhos ou a velha e boa banana!)

Eu só lembro da cream craker, rsrsrs!! O pão, já parei de dar branco e tô dando integral…

Ah, quanto aos cereais, vc acha legal dar com uma fruta, por exemplo?? Aveia ou outra talvez??

(quase nunca dou, mas quando acontece, é na forma do Mingau Matinal, com ou sem frutas)

Affe, esse e-mail vai virar um livro, rsrsrsr!!! (livro não sei, mas virou um belo post aqui no blog!! kkkkk) Mas uma última dúvida (por enquanto, rsrsr)!!! Sempre vejo vc fazendo as receitas colocando manteiga, ou refogando outra coisa… Sempre me disseram, que vc colocar óleo (não lembro de vc ter escrito óleo, mas é essa a dúvida), que refogar, é o que faz a gordura se transformar em gordura trans… Até hj, coloco uma colherzinha de óleo, depois da comidinha pronta… Me explica isso direitinho, Pat!!

(hummm, sobre os óleos a história é loooonga!! Para começar, qualquer óleo que não seja extra-virgem, ou seja, que não tenha sido obtido a frio e sem o auxílio de solventes químicos, já está oxidado, estragado, impróprio para uso. Fique longe dos óleos comerciais!!! Azeite de oliva só o extra-virgem e ainda assim só quando não for aquecido. Na hora do aquecimento, manteiga, banha ou óleo de coco – isso foi só prá resumir. No meu livro fala um montão mais sobre isso!)

Nossa, vc já não deve agüentar ler mais… Se for mais fácil, talvez fosse melhor, vc ir respondendo no próprio e-mail, né??

E vamos ver como a gente pode fazer com a comidinha dele, já me empolguei, só de pensar nele comendo uma receitinha sua, rsrsrsr!!

Beijos, beijos mesmo!!!

E lá vou eu, procurar mais coisinhas no seu blog, rsrsrsr!! Nossa, como gosto de ler sua empolgação ao descrever suas receitas, isso passa pra gente, sabia??

Beijosssssss,

Aline

Aline, beijos prá você também e espero ter te ajudado um pouquinho,ainda que depois de tanta demora!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

9 comentários

  1. Pat, existe alguma diferença entre macarrão de grano duro e o couscous marroquino?
    Que eu saiba os dois são preparados a partir da farinha de semolina. Por que vc considera o couscous mais saudável??

  2. Angela,

    Passa a receita desse pão integral. Humm, está com uma cara ótima!!!

  3. só uma coisa pat
    abóbora, cenoura e batata doce não são tubérculos não.A abóbora é uma fruta, que nem abobrinha e melão.Cenoura e batata doce são raízes, o que é melhor que tubérculos, porém eu não recomendaria para uma criança.

  4. Angela, na verdade, integral ou não, tanto o couscous como o macarrão não seriam muito aconselhados – pelo menos não deveriam fazer parte da rotina alimentar de ninguém,mas são comidinhas muito práticas prá hora da pressa ou preguiça.

    A minha preferência pelo couscous é mais pessoal doque qualquer outra coisa. É que sempre que eu preparo o couscous ele é feito com caldo de carne ou frango – que é totalmente absorvido por ele, ao contrário do macarrão preparado com água. O prato pronto de couscous prá mim também comporta menos couscous e mais “acompanhamentos”, se é que você me entende (aff, acho que nem eu entenderia, mas vou tentar mesmo assim!! hehe). No macarrão em geral nós apenas jogamos por cima um molho qualquer, enquanto no couscous, pelo menos na minha opinião, vale muito mais a pena usar quantidades iguais à do couscous de ingredientes como shiitake e/ou tomates e/ou ervas e/ou queijos e/ou qualquer outra gostosura saudável.

    Posso estar enganada, mas o couscous preparado dessa forma me passa a sensação de uma refeição mais balanceada.

    Swordfish, obrigada pela correção sobre a abóbora, cenoura e batata doce. Mas a batata e a cenoura confesso que aidna fiquei na dúvida, afinal não cresce embaixo da terra?? Eu achei mesmo é que tubérculo fosse sinônimo de alguma raíz comestível… Estou aprendendo também!!!

    Mas só não entendi porque você não recomendaria cenouras e batata doce para crianças…

  5. OLA PAT, TENHO UMA FILHA DE 13 MESES E SIGO SEMPRE SUAS IDEIAS…MAS TENHO TIDO DIFICULDADE EM DAR CARNE PRA ELA..E DIZEM Q NAO EH BOM BATER NO LIQUIDIFICADOR…MAS OS PEDACINHOS ELA QUASE NAO COME…SO QD USO CARNE MOIDA..
    ME AJUDE …

  6. Oi Janaína!!

    Legal saber que mesmo virtualmente eu consigo dar uma ajudinha na alimentação da tua pequena!!

    No que diz respeito à carne, eu fui do contra o tempo todo e não tive medo de batê-la no processador. Usei um conceito só meu, baseadono que observo e concluopor aí.

    Uma criança passa os primeiros 6 meses da suavida mamando,se alimentando somente de líquidos e prámim parecia muito estranho sair dando pedacinhos logo nas primeiras refeições “sólidas”. Fico me perguntando se não é exatamente isso que faz com que tantos bebês nessa fase sejam chatosprá comer.. Eles na verdade não conseguem!!

    Eu comecei batendo tudo no processador: carne, verdura, legumes, tudo! Depois os legumes foram sendo amassados no garfo, mas a carne continuava passando pelo processador – uma pasta de carne mesmo! Depois veio a carne moída, que prá umaboca tãomiudinha já é novidade o suficiente!

    Hoje meu pequenos aceita bem as carnes em quase todas as formas,mas em dias de teimosia e birra, ainda vai uma pequena porção para o processador – o suficiente para alimentar, sem exageros. O bife é cortado bem miudinho, o frango é desfiado e o peixe é o mais fácil, porque qualquer peixe desmancha só de encostar o garfo. Eu tento deixarsempre o mais macio possível,até porque o bebê grande aqui de casa – o meu marido – é mais chato que todo mundo e só quer carne desmanchando de tãomacia!!

    Em todos os casos, em tudo o que eu preparosempre vai uma quantidade mínima de caldo de carne, que enriquece bastante qualquer prato.

    Ah,antes que me acusem de quererser dona da verdade… Eu escuto tudo o que falam por aí, respeito a opinião de todo mundo, ma observo o comportamento do meu filho, uso meu bom senso e tiro minhas próprias conclusões.

  7. PATTTTTTTTTTTTTTT!!!! Nossa, fiquei esperando tanto essas respostas, que qdo vc responde, eu fico um tempão sem acessar, rsrsrsrs!!! Tava sem computador e sem tempo pra nada, poxa!!

    Nem preciso dizer o quanto fiquei feliz com suas respostas, né?? Tudo de bom!! Vc conseguiu tirar todas minhas dúvidas, nossa!! E vamos sim combinar de mandar esses caldos mágicos(rsrs) e esses potinhos!! Vou procurar o post que vc falou, ainda não achei!!

    Ah, Pat!! Fiquei triste pq não consegui mesmo dar o iogurte natura integral puro pra Mateus!! Tentei várias vezes, mas basta ele ver a colher, que corre longe!! Acho que vou ter que tenter com mel ou frutas, né??

    Te mando um e-mail pra gente combinar como fica, tá??

    Beijos, beijos, beijos!!!

Comentários estão encerrado.