O que você faz quando vê na sua fruteira três maçãs esquecidas, já meio molinhas e nada apetitosas? Algumas pessoas podem desistir de cara e jogá-las fora, mas como não estava estragadas, eu decidi que usaria em alguma receitinha.
Como a tarde foi de muita farra com meu filho mais novo, a gula me venceu e eu decidi por um bolo de maçã. Fuça daqui, fuça dali, gostei de algumas receitas e acabei criando a minha própria que, modéstia a parte, ficou espetacular.
A receita não é das mais difíceis, mas requer o uso de uma batedeira, o que significa mais louça pra lavar (detesto…)!
Vocês vão notar que, diferente da maioria das minhas receitas com farinha, essa foi feita com farinha branca. Explico: a farinha integral requer uma fermentação prolongada, como eu já expliquei aqui no site, e esse bolo eu decidi fazer meio “no susto”, e queria ele pronto logo.
Esse bolo é delicioso, e feito em casa, com ingredientes selecionados, é sempre muito mais saudável, mas ainda assim é doce, então olho vivo: essas gostosuras não precisam e não devem fazer parte da rotina diária de ninguém, nem de adultos e muito menos de crianças!
Agora chega de papo e vamos à receita!
Ingredientes:
1 xícara rasa de gordura de coco
2 xícaras de farinha de trigo branca
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de chá de fermento caseiro
1 xícara de rapadura ralada
2 ovos caipiras
3 maçãs pequenas, picadas em cubinhos
Modo de Preparo:
Pré aqueça o forno à temperatura média.
Unte uma assadeira de cerca de (15 x 20)cm – eu usei essa retangular que eu tinha em casa bem à mão, mas acho que esse bolo também fica lindo numa assadeira redonda pequena.
No recipiente da batedeira junte a gordura de coco, a rapadura ralada e os ovos.
Bata em velocidade máxima por um minuto.
Junte então a farinha, a canela e bata em velocidade média até que a mistura fique uniforme. Junte então o fermento. Bata mais um pouco em velocidade média.
Junte as maçãs picadas e mexa delicadamente com uma colher de pau.
Transfira a massa para a assadeira untada e asse por cerca de 30 minutos ou até espetar um palito e ele sair limpo da massa.
As vovós não recomendam, mas esse bolo quente é uma coisa de louco!!!!!!!!
Olá Pati, já li seu texto sobre graos integrais. Concordo, mas como agir então em relação à farinha integral? Certamente nao será a farinha a ser deixada de molho, vc deixa o trigo em graos de molho e o moe para fazer a farinha em casa?
Obrigada! Thalita
Pat,
Gostaria de saber mais sobre o uso de farinha integral. Como você a utiliza?
Como posso fermentar a farinha integral? Desde que conheci o livro “Enxaqueca só tem quem quer”, não mais utilizei a farinha branca, isso há 6 meses. Porém, pensei que agora já pudesse comer pão caseiro , desde que integral. Meu marido faz um pão com farinha integral, ovo caipira, iogurte e manteiga, que fica delicioso.
Agora estou em dúvida.
Obrigada
Fátima
Depois que li sobre os malefícios do trigo atualmente (transgênico) não consigo mais fazer nada que leve trigo para meus filhos, é mais assustador do que o açucar!
Valéria, eu uso muito pouco, mas quando uso, é sempre orgânico.
Oi Pat, adoro seu site! Como vc faz para fermentar a farinha integral, fiquei na dúvida.
Pat nessa receita se eu quiser fazer com farinha integral e deixa-la fermentando, deixo em quê, no óleo de coco? Mas como fazer com este tempinho frio que está em Sampa e que o óleo está durinho?
(estou lendo “A dor de cabeça morre pela boca” e estou adorando e ao mesmo me espantando como somos enganados pela indústria!)
Respondendo para Li e Mirella: essa receita exatamente como está eu não consigo fermentar a farinha. Há uma saída, mas é complicada e trabalhosa: fermentar o grão inteiro, secar e moer. Eu prefiro pensar em outra receita que inclua iogurte, assim fica fácil.
No link a seguir, uma receita de massa multiuso que exemplifica como fermentar a farinha: https://pat.feldman.com.br/2007/12/11/massa-de-iogurte-multiuso/
Olá, Pat
Sua receita parece ser deliciosa. Porém, a rapadura pode ser substituída por açúcar mascavo, por exemplo? Obrigada e parabéns.
Pat, estou com uma dúvida bem leiga, posso preparar um ”suco verde” apenas com folhas de couve, 1 maça, salsa e coentro? Tenho dúvida se salsa e coentro podem ir na centrífuga, e se podem sem consumidas juntas. Aguardo resposta, adoro seu blog, e me perdoe pela pergunta não relacionada a receita do post.
Lara, não vejo nenhum problema em consumir salsa e coentro juntos. Depois conta se ficou gostoso!
Pat, me tira uma dúvida sobre a fermentação das farinhas?
Não posso usar iogurte por causa da minha alergia e meus grãozinhos de kefir ainda não chegaram. Então, ando usando água com gotinhas de vinagre ou limão. Só que eu coloco de molho por 24 horas, escorro, lavo e uso. Por isso, minhas massas têm ficado líquidas e muuuuito levinhas. Eu tô fazendo direito ou não precisa escorrer?
Tá certinho, Paula!
Adaptei essa receita, fiz com farinha de centeio integral (observando os cuidados de fermentação) e em menor quantidade, já que era teste. Acho que usei um pouco menos de rapadura também. Ficou óóótimo! Fiz pro povo daqui de casa comer uma guloseima mais saudável e até eu, que normalmente não gosto de bolo, gostei!
Bolo feito com ingredientes de verdade é outra coisa!
Olá Pat,
sempre uso farinha de trigo integral e fiquei chocada quando li teu post sobre a necessidade de deixar os grãos de molho, a fermentação e etc. Mas não entendi como fazer esse processo de hidratação com a farinha integral, e como fazer um bolo com a farinha hidratada? Desculpe a ignorância, estou super curiosa pra entender. Obrigada!
Camila, nessa receita eu exemplifico como fermentar a farinha: https://pat.feldman.com.br/2007/12/11/massa-de-iogurte-multiuso/