Idealmente, o caldo de peixe deve ser feito a partir da carcaça do linguado ou outro peixe branco pouco gorduroso. Peça ao peixeiro que faça filés da carne do peixe, para serem utilizados na sua próxima refeição, e peça que lhe dê as carcaças e cabeças ao invés de jogá-las no lixo, para serem utilizadas no preparo do caldo. Certifique-se de exigir as cabeças – elas são especialmente ricas em iodo e vitaminas lipossolúveis.
Os textos clássicos de culinária advertem contra o uso de peixes oleosos como o salmão para o preparo de caldos, provavelmente porque os óleos altamente insaturados desses peixes se oxidam durante o longo processo de cozimento.
Este caldo fica perfeito para o preparo de risotos de frutos do mar (o risoto de camarão e limão siciliano que eu preparei na praia teria ficado ainda melhor com este caldo!), sopas em estilo oriental e é usado também no preparo do ketchup caseiro – agindo como mais um tempero, sem deixar eu sabor acentuado se sobressair.
Ingredientes:
3 ou 4 carcaças inteiras, incluindo as cabeças, de peixes não-gordurosos, como linguado
2 colheres (sopa) de manteiga
2 cebolas, grosseiramente picadas
1 cenoura, grosseiramente picada
Vários ramos de tomilho
Vários ramos de salsinha
1 folha de louro
½ xícara de vinho branco seco ou vermouth
¼ de xícara de vinagre (caso deseje, pode substituir por limão)
Cerca de 3 litros de água fria, filtrada
Modo de Preparo:
Derreta a manteiga em uma panela grande de aço inoxidável. Adicione as verduras e cozinhe no fogo mais baixo possível, por cerca de meia hora, até amolecerem.
Adicione o vinho e leve à fervura.
Adicione as carcaças de peixe e encha a panela de água fria. Adicione o vinagre (ou limão). Leve à fervura.
Com uma escumadeira, retire a espuma que se formar no topo. Amarre as ervas juntas e adicione-as à panela.
Reduza o fogo para o mínimo (recomendo o uso de um difusor de chama, para colocar entre o fogo e a panela), tampe e deixe cozinhando de 4 a 24 horas.
Retire as carcaças com o auxílio de pinças de cozinha ou escumadeira, coe o líquido, transferindo-o para recipientes com capacidade de meio litro, e coloque na geladeira.
No dia seguinte, retire a gordura sobrenadante e transfira a maior parte do caldo para o congelador, deixando na geladeira apenas a quantidade necessária para uso nos próximos 2 dias.
Olá Pat. Quero fazer o caldo para pode preparar o ketchip. Além do linguado, qual outro peixe pode-se usar?
Liana, qualquer peixe branco, pouco gorduroso, serve bem!
Tilápia tem pouca gordura né? Pelo que eu pesquisei, parece que sim….
Tilápia é um peixe magro, porém é peixe de cativeiro e eu não recomendo seu consumo.
O que você acha do bagre? Vi que ele tem um grau mediano de gordura.
Desde que os peixes sejam pescados e não cultivados, são ótimos!
Aliás, queria perguntar sobre a tainha, também….
Caldo de peixe: https://pat.feldman.com.br/?p=1534 Caldo de legumes: https://pat.feldman.com.br/?p=25
achei o tempo do cozimento do caldo muito.queria saber porque tanto tempo p cozinhar o caldo?
Oi Pat!
Quando vc fala carcaça dos peixes, isso significa os peixes inteiros?
Bjs
Na verdade não. A carcaça é a cabeça do peixe com restos de filé e toda a espinha. Carne mesmo fica muito pouco. O peixeiro limpa o peixe para transformá-lo em filés e o que sobra é a carcaça.
E com atum? Tenho uma espinha de atum congelada…o que fazer?
Com atum não é bom, o peixe é muito gorduroso para fazer caldos. O ideal é usar os peixes menos gordurosos. A espinha do atum, sinceramente, eu jogaria fora…
Estou pensando em tentar a receita de caldo de peixe caseiro http://migre.me/15gfd da @patfeldman, mas e os vizinhos x cheiro?
Pat, eu de novo! daqui a pouco serei banida de tantas perguntas, rsrsrsrs.
Lá no modo de preparo diz para juntar as verduras (pensei que era o tomilho e a salsa) mas depois diz para amarrar as ervas. As verduras que você fala é a cenoura? Outra pergunta, se eu deixar no fogo 24h não vai secar tudo ou vou acrescentando mais água conforme vai reduzindo? obrigada!
Simone, fim das contas é que eu não amarro nadinha!!! hahaha Jogo tudo na panela e deixo cozinhar. Mas agora eu aprendi que a gente não precisa – e nem deve – cozinhar o caldo de peixe tanto assim. Umas 4 horas de fogo já é mais do que suficiente no caso de caldo de peixe.
[…] por qualquer um dos caldos caseiros: caldo de carne, caldo de frango caipira, caldo de pato, caldo de peixe, caldo de legumes, caldo de alho ou o caldo de mocotó (tem caldo de camarão também, mas esse eu […]
Pat
Fiz o caldo com o peixe e as cascas do camarão.
Como você diz, ele cheira muito, mais, nada grave, o pior foi o cheiro na geladeira cuando levei para esfriar.
Tenho usado para cozinhar arroz, e hoje estou fazendo o tabule de quinoa, só que cozinhei a quinoa com caldo de peixe ao invés de carne, e o sabor fica muito bom, não fica forte não, muito gostoso, e só o cheiro na hora de fazer o caldo.
[…] Caldo de peixe […]
[…] 2 xícaras de caldo de peixe caseiro […]
OI, Pat.
Recomenda algum vinagre específico? Álcool, vinho, maçã?
No momento que leva à geladeira para separar do excesso de godurta, pode deixar td numa mesma vasilha e só qdo for congelar colocar em potes de 500 ml? O material do pote interfere em algo? vidro, inox etc?
Obrigada! (Vi a receita das bolachinhas de queijo e achei excelente para experimentar a farinha de coco que ganhei :-))
Pat, Parabens!!! estou adorando td por aqui….
Tenho as mesmas duvidas da Paula Z Z Tristao para o preparo do caldo de peixe…qual vinagre vc recomenda? Devo desprezar todo o excesso de gordura antes de congela-lo? Qual mehor recipiente para congela-lo?
Obrigada, Beijoss
Dinalva, na verdade, como eu tenho pavor de vinagre, troco sempre pelo limão!! No caso do caldo de peixe, pode deixaar a gordura, até porque não dá quase nada.
Tente armazenar em vidros do tipo marinex, é uma ótima opção!
[…] caldos caseiros, seja ele caldo de carne, caldo de frango caipira, caldo de peixe, caldo de alho, caldo de legumes ou caldo de mocotó deixam qualquer comida MUITO saborosa. O […]
Este caldo de peixe é aquele que devemos guardar na geladeira (ou freezer?) e fica parecendo uma gelatina e depois usarmos em receitas?
Vejo sempre os chefs falando desse caldo, pois é melhor,mais saudável e não se acha mais os de caixinha.
Gostaria de obter essas orientações.
Obrigada.
Caldos caseiros são a opção mais saudável e saborosa possível numa cozinha. Quando bem concentrados, os caldos costumam ficar gelatinosos.
[…] 2 xícaras de caldo de peixe caseiro […]
Eu preciso fazer um caldo de peixe para dar mais sabor a uma receita que irei fazer, mas eu não entendo uma coisa, porque em toda receita de caldo se pedem as carcaças? Elas tem mais sabor que a carne do peixe em si? Obrigada.
Posso congelar esse caldo de peixe por quanto tempo?
O caldo de peixe fica por até 4 dias na geladeira e até 6 meses no freezer doméstico.
Pat posso usar a tilapia? bjs
carmen, que eu saiba a tilápia é peixe de cativeiro, então se puder evitar, melhor!
Ai, Pat! Tava na feira, vi um pacotinho com a carcaça e a cabeça do salmão pra vender, na barraquinha e a primeira coisa q pensei foi: ah, que beleza, deve dar um belo caldo! Comprei. Daí cheguei aqui pra ver a receita e… fuéinnnn… putz, que triste :(
Salmão nem pensar, nem pra caldo, nem pra nada!!! https://pat.feldman.com.br/2012/09/02/voce-gosta-de-salmao-pense-duas-vezes-antes-de-consumi-lo/
Putz! Ok, salmão nunca mais… Snif, snif…
Vc saberia dizer qual peixe seria melhor fonte de omega3, Pat? Atum pode ser? Não sou lá grande fã de sardinhas…
caso não queira usar o vinho, o que posso substituir?? obrigada
Vinagre ou limão
Posso substituir a manteiga por óleo de coco?
Pode.
[…] a sopa é inclusive parte do café da manhã. Os japoneses começam seu dia com um prato de caldo de peixe e arroz. Na França muitos aproveitam a sobra de sopa do jantar no café da manhã das […]
[…] além de outras substâncias que nutrem essa glândula. Quer uma receita ótima de caldo de peixe? No site da culinarista Pat Feldman tem. […]
Se tratando de peixe eu nao entendo muito. Posso usar um desses peixes: badejo, pescada ou robalo?
São todos peixes mais magros. Pode sim!
[…] 1,5 xícaras de caldo de peixe caseiro […]