DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Sopas

Sopa de Ervilha

Essa sopa de ervilha eu ensinei para uma querida amiga, a Marília, no dia em que demos uma entrevista juntas. Da receita que preparei na casa da Marília para a que preparei hoje existem algumas diferenças. Vou falar das duas versões.

Uma boa sopa é sempre uma comidinha reconfortante, fácil de fazer, fácil de armazenar, congelar para dias mais corridos. Uma sopa bem preparada é um prato também extremamente nutritivo, para crianças e adultos.

Caldos caseiros

Quando for preparar sopas use SEMPRE caldos CASEIROS – de carne, de frango caipira, de legumes, de alho, de peixe, de pato, de carneiro (os dois últimos eu nunca preparei, mas um dia eu chego lá). Os caldos de cubinho industrializados são péssimos para a saúde, cheios de corantes, aromatizantes, flavorizantes, realçadores de sabor, enfim, pura química, “comida de mentirinha”, como meu filho já fala!

Um bom caldo caseiro é capaz de, por si só, dar um sabor incrível a qualquer sopa, mas para ter “algo mais”, você também pode usar e abusar de ervas frescas, ervas desidratadas, condimentos naturais. Estou devendo uma lista grandona com muitos temperos naturais e como utilizá-los. Enquanto o guia não chega aqui, pesquise, use a imaginação e não tenha medo de experimentar!

Agora vamos à sopa de hoje!

Ingredientes:

2 xícaras de ervilhas frescas (pode ser fresca mesmo ou daquelas congeladas, mas JAMAIS use ervilhas em lata!)

3 xícaras de caldo de carne caseiro (que eu acho ideal para as ervilhas, mas se você preferir, pode usar também caldo de frango caipira ou outro)

1 cebola pequena picada

2 colheres de sopa de manteiga

1 fatia fina de bacon picadinha (só use o bacon se você conseguir comprar bacon artesanal, já que os industrializados são conservados à base de nitratos e nitritos, substâncias tóxicas que só fazem mal à nossa saúde)

1 batata média picadinha (usei na casa da Marília, desta vez, como não tinha em casa, a batata ficou de fora – e não fez falta!)

sal e pimenta do reino à gosto

1 pitada de noz moscada (estou numa fase de noz moscada, talvez vocês já tenham notado…)

Modo de Preparo:

Refogue as cebolas na manteiga e se estiver usando o bacon, acrescente-o à panela nessa hora.

Junte as ervilhas e a batata, caso esteja usando. Mexa bem até as ervilhas começarem a ficar brilhantes. Adicione o caldo de carne e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, até que as ervilhas estejam cozidas, mas ainda com coloração verde vivo.

Acerte o tempero com sal, pmenta e noz moscada.

Espere esfriar um pouco e passe tudo para o liquidificador. Bata até obter um mistura homogênea. Acerte a consistência à seu gosto com água filtrada – eu gosto muito dessa sopa mais grossa.

Volte a sopa para a panela, junte 2 colheres de sopa de creme de leite fresco e sirva imediatamente.

No prato você pode adicionar salsinha fresca e um bom queijo parmesão ralado na hora, que dá um toque ainda mais especial.

Mais sopa!

Se você quer mais receitas de sopas, não deixe de adquirir o meu livro Deliciosas Sopas e Caldos, que está disponível em versão impressae-book Kindle ou em PDF.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

9 comentários

  1. Pat, tudo bem?
    Sou a sócia da Rita, gostaria de saber onde encontrar bacon artesanal?
    Temos os mesmos gostos pelas leituras, pois quando fui ver quais os livros q vc recomendava, a maioria eu já tinha lido! Amei os livros:Comida de verdade e A não dieta dos franceses.Todo mundo deveria ler!
    Obrigada
    Luciana

  2. oi Luciana!

    Um dia desses você tem que acompanhar a Rita na feira para nos ocnhecermos pessoalmente!!

    O bacon artesanal eu “importo” diretamente de Santa Catarina, um feirinha peqeuna que tem em Balneário Camboriú. O alemão (daqueles bem galegos) que faz o bacon já me exlicou o processo algumas vezes, mas eu nunca consigo gravar direitinho…

    De lá eu também trago salame artesanal e outros embutidos deliciosos. Quando passo algum tempo por lá é ele que fornece ovos e galinha super caipira, daquelas que a gente precisa cozinhar horas para conseguir comer!!

    Quanto aos livros, se você lê inglês eu tenho mais um montão de livros pra te indicar. O mais importante deles está sendo traduzido pelo meu marido, é enorme, o melhor. Acho que a tradução ainda demora um tantinho pra ficar pronta, mas um dia sai!!

    Assistiu o meu vídeo no programa Hoje em Dia?

  3. Oi Pat,

    Conheci seu site semana passada e, literalmente, me encantei. Parabéns por tantas informaçõs “ricas” e importantes para nossa saúde; Por conta de tudo isso que comecei a ler e pesquisar, (afinal uma informação acaba levando à outra e a busca no Google não para rs), farei várias mudanças aqui em casa.

    Só uma coisa me deixou “frustrada”rs; Onde comprar Bacon / Salame Artesanal (sem NITRITOS) aqui em São Paulo?? Esse post é de 2008, mas será que, atualmente, você não tenha conseguido alguém por esses lados?? ;)

    Beijos,

    Dany

    1. Dany, eu continuo trazendo meu bacon e salame de um fornecedor em Santa Catarina. Se você quiser, tenho algumas peças extras aqui. As linguiças frescas eu tenho feito em casa. Comprei máquina e estou ficando craque!

      1. Obaaaa, eu quero sim!!!

        Se puder, me passe por e-mail valores, como conservar esse “in natura” (geladeira ou congelo?) e como é a questão da validade etc, como faz p/ retirar enfim…

        Obrigada! =D

        1. Dani, acabei de te mandar o e-mail. Só esqueci de falar da entrega/retirada. você pode retirar em Higienópolis ou eu posso mandar entregar. Nesse caso tem uma taxa de entrega de R$16,00

Comentários estão encerrado.