Queridas leitoras e queridos leitores, vou sair de férias!!!!
A cozinheira que vos fala e ama muito cozinhar também fica cansada de vez em quando, então a partir desse momento – dia 6 de novembro a tarde -, até o dia 14 de novembro a tarde eu estarei de férias e possivelmente longe de computadores e internet. Talvez um momento para dar uma espiada, mas não tempo para responder como gosto às mensagens de vocês, então um pouco de paciência!
Na volta respondo tudo para vocês, com toda a atenção que cada um de vocês merece!
Um beijo e até a volta!
Oi jovem. Onde quer que va’ , passeio ou viagem, desejo muito bom descanso, quer seja de panelas ou equipamentos. Aproveite a companhia de entes queridos e da natureza. Voltara’ sem duvida reabastecida, de mais saúde e disposição na condução das atividades que escolheu. Que Deus a acompanhe e ilumine sempre, na também difícil condução do Lar.
Prezada Pat, descanse mesmo, e continue divertida, repleta de informações úteis e bacanas. Nem acesse o site, saberemos esperar. Recarregue as energias.
Pat, cuido muito da alimentação do meu filho, raramente permito batata frita, tenho uma dúvida. Qual melhor óleo, o mais saudável para fritar batatinhas? Óleo de coco é uma boa? Qual tipo? Boas férias!
Lara, se a vontade de batata frita bater, banha e óleo de coco são as melhores opções, mas nesse caso prefira a gordura de coco, que é o óleo de coco desodorizado, bem mais barato e sem gosto ou cheiro de coco.
Pat, achei interessante a pergunta da Lara.
Para fritura em geral (quando houver, porque restrinjo). Qual o melhor óleo?
Fiz uma busca no Google, e não há nada sobre gordura de coco, apenas óleo de coco. Qual a diferença entre eles? Fiquei interessada sobre o coco desodorizado, porque as vezes utilizo óleo do mesmo, e fica o odor característico.
Paloma, na verdade a gordura e o óleo de coco são basicamente a mesma coisa. Convencionou-se chamar de óleo de coco aquele que tem o gosto e o cheiro do coco, que na minha opinião tem uso um pouco limitado por causa do gosto, que não agrada a todo mundo e que não combina com qualquer tipo de comida. Já a gordura de coco é o mesmo óleo de coco, só que desodorizado – sem gosto e sem cheiro de coco. Ah, e tem a diferença de preço também, a gordura de coco desodorizada é beeeem mais barata!!!
Moro no interior do Piauí, tenho encontrado o óleo de coco, não a gordura, fui a feiras e nada. Agradeço a delicadeza das suas respostas. Como não tenho encontrado, me sugere um outro óleo que aguente altas temperaturas e que faça possivelmente menos mal a minha família?
Obrigada, Pat
Paloma
Paloma, banha artesanal e manteiga são excelentes opções e em geral mais fáceis de encontrar!
Sobre a curiosidade da Paloma, é claro que tentamos diminuir frituras, ou usar algum tipo de óleo, fico perdida entre os óleos vegetais, falam tanto de óleo de coco (apesar de caro, como faço uso de frituras raramente, acho que dá pra usar) e também tem o Ghee. Então Pat, esse assunto está dando o que render, hehehe.
Tratando-se de gordura vegetal, por qual você optaria se fosse necessário?
Fico receosa com Ghee, óleo de coco e certas gorduras vegetais, porque também tenho receio de como elas podem ser cancerígenas em alta temperatura.
Faz um post explicativo? Um beijo, seu blog é único!
Annita
Annita, se precisasse usar somente gordura vegetal, com certeza optaria pelo óleo de coco. Azeite de oliva extra virgem ocasionalmente, sem jamais aquece-lo.
Boas férias! Aproveite-as, são muito merecidas! Relaxe, curta e recarregue as energias. Mas não deixe de nos contar as novidades, estou curiosa!
Ah, mandei umas dúvidas a respeito das aulas por email há umas duas semanas. Quando voltar, responde?
Manda o e-mail novamente, Paula? Te respondo ainda hoje ou amanhã! Já voltei e estou colocando a casa em ordem!!!!
Ok, já reenviei!