Alimentação ARTIGOS

O Dia das Crianças Vem Aí!!

[ratings]

Dia das crianças chegando, lojas cheias, brinquedos cada dia mais caros e a sugestão gastronômica para o “grande dia” vai de mal a pior…

paisfilhos.jpg

Ontem passando pela banca de jornal aqui perto de casa quase tive um “treco” ao ver a capa da Revista Pais & Filhos deste mês: um bebê com aparentemente menos de 1 ano com um pirulito maior que ele enfiado na boca!!!!!!!!!

Isso é exemplo que se dê?? Não, não é… Mas é isso que vende, é isso que as pessoas acham “fofo”… Fofo agora, obeso daqui a pouco… Engraçadinho agora, grotesco daqui a pouco… Uma capa dessas ilude, engana e deseduca mães e filhos!!

Cheguei em casa realmente indignada e doidinha prá vir aqui no blog escrever sobre isso, mas o dia ontem foi corrido, uma loucura, eu mal consegui olhar meus e-mails…

Agora foi que entrei no site da revista prá copiar a imagem da capa e comentar um pouquinho, e aí vem a bomba maior: as receitas para se preparar no dia das crianças, todas deliciosas, mas nada saudáveis e nada instrutivas…

  • Mini hot-dog
  • Bauru de forno (pelo menos não é fritura, mas os ingredientes…)
  • Docinhos de arco-íris (aff, aquelas cores tão artificiais não me atraem em nada…)
  • Copinhos de frutas (estava indo tudo bem na receita, até o último ingrediente: uma lata de guaraná…)
  • Chocolate com mousse

Ah gente, eu concordo que a gente cresce aprendendo que isso é que é bom, que isso que é sinônimo de diversão, mas eu acho que nesse dia das crianças nós poderíamos dar um presente muito melhor para nossos filhos: uma grande brincadeira na cozinha, com a família toda reunida numa grande folia para mostrar que diversão e comida gostosa também pode ser saudável!!

maonamassa.jpg

Aqui no blog mesmo eu já publiquei diversas opções interessantes e que as crianças de todas as idades podem participar e ajudar no preparo (vou enumerar as opções sem uma ordem certa, é só conforme eu me lembro mesmo):

  • Bolo de Banana – dependendo da idade, as crianças podem ajudar descascando as bananas e medindo as quantidades de cada ingrediente. Os menores podem literalmente colocar a mão na massa, ajudando com as mãos a amassar as bananas (eu já fiz isso várias vezes, e além de ser uma delícia, deixa as mãos muito macias). Os maiores podem ajudar a picar as nozes e os damascos, mas sempre com a supervisão de “gente grande”!
  • Sorvete de Cacau – tanto quanto o bolo de banana acima, as crianças podem ajudar a descascar e colocar tudo no copo de liquidificador. Meu filho de 2 anos acha lindo ligar e desligar o liquidificador. Acha que tá fazendo mágica!!
  • Smoothie matinal super saudável – Quando eu preparo essa bebida aqui em casa, meu filho faz questão de cheirar cada um dos ingredientes e ver como eu coloco tudo no liquidificador. E é claro, ele é quem liga e desliga o próprio!! Para os mais velhos pode ser uma boa oportunidade para tentar aprender a separar a clara da gema.
  • Pepinos em conserva – eu ainda não amo de paixão essa conserva, mas simplesmente porque nunca fui acostumada a ela, mesmo meu pai adorando e comprando sempre em casa. A caseira é muito mais saborosa, e por ser preparada com soro de iogurte, é extremamente saudável. É também uma ótima receita para as crianças prepararem, muito fácil, já que é só reunir todos os ingredientes num pote grande. Estudando um pouquinho de nada, pode ser uma interessante aula de química ou biologia para os mais velhos. Sem contar que o pepino vai ficar delicioso no hamburguer que a turminha vai preparar em casa mesmo!!
  • Creme de Manga com Coco – essa sobremesa é liiiiinda, uma cor amarela que não existe! Super alegre e as crianças maiores participam ajudando a descascar e cortar a manga. As menores podem ir aprendendo medidas ao medirem cada ingrediente que vai para o liquidificador. E os muito pequenos, como eu ainda considero meu filho, podem ligar e desligar o liquidificador.
  • Pão Sueco – em qualquer idade as crianças adoram brincar com massinhas, então que tal brincarem com a massinha que vão comer depois?? A receita por si só é uma delícia, mas para eles treinarem um olfato apurado, misturar ervas variadas em cada pedacinho da massa é uma super boa idéia.
  • Bolo de Chocolate (que na verdade é de cacau) – essa quem já me acompanha há algum tempo já conhece! Quando eu era pequena, adorava ficar na “janelinha” do forno, vendo o bolo crescer. De resto, as crianças podem ajudar um montão. A minha tarefa lá pelos 8 anos era untar a assadeira.
  • Mostarda – que tal as crianças prepararem elas próprias a mostarda do próximo lanche?? E o legal é que elas preparando, também ganham o direito de escolher se a mostarda vai ficar mais forte, com mais ou menos sal, mais ou menos pimenta, se ela vem pura ou com ervas, etc… Uma lição e tanto de paladar!!
  • Hamburguer de Picanha – não tem nem o que falar, hamburguer é uma delícia!! E se for feito em casa, pela família toda, com carinho e muito cuidado, fica melhor ainda!! Dessa receita até os bem pequenos podem participar, é só dar o recipiente com a carne prá eles amassarem e criarem hamburgueres nas formas mais variadas possíveis, como a imaginação mandar!!
  • Cream Cheese – Essa receita é fácil, fácil e depois de obtido o cream cheese, cada criança pode escolher como prefere temperá-lo! E para agitar ainda mais, na hora da refeição haverá um concurso de cream-cheese, qual deles ficou mais gostoso?
  • Limonada – não pode faltar uma bebida tão gostosa!! Alguém vai espremer o limão, outro alguém vai medir o iogurte, tudo será colocado no liquidificador, pedinhas de gelo e, festa!!

Até aqui já tivemos um montão de opções saudáveis e divertidas, mas todo mundo tem que participar!! O blog tem muitas outras receitas, aí é só usar a criatividade e ver como as crianças podem participar e ajudar.

wash.jpg

Mas eu não esqueci de um detalhe importante: essa farra toda vai deixar uma bagunça danada na cozinha e como a idéia é ensinar, vale ensinar também um pouco de ordem e responsabilidade.

Sujou, lavou!!

A criançada vai participar da arrumação também!! Um lava, outro seca, outro aprende como passar pano na cozinha e papai e mamãe terão bastante paciência se o primeiro prato ou copo não ficar tão bem lavado ou se um deles acidentalmente se quebrar. A gente avisa que tem que ter cuidado, mas acidentes acontecem em qualquer idade…

Nesse dia das crianças, escolha para o seu filho um presente para a vida toda: um dia com a família reunida aprendendo um futuro de boa alimentação e casa arrumada, sem sacrifícios!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

8 comentários

  1. Pat, parabéns pelo excelente artigo!

    Realmente chocante esta capa da revista Pais e Filhos! Incrível como o conhecimento e os arquétipos de saúde e felicidade são distorcidos de modo a satisfazer os interesses da indústria alimentícia!

    Dia das crianças = pirulito gigante multicolorido repleto de açúcar e corantes? O que poderia ser mais prejudicial para uma criança?? Especialmente uma criança com a idade do bebê da capa da revista!!

    Esse tipo de (des)informação, em uma revista que as pessoas pagam para ler, colabora para desvincular as pessoas – particularmente as crianças – do preparo dos alimentos, da relação desses alimentos com a natureza, e também com a cozinha de casa (a melhor farmácia desse mundo!).

    Para você que deseja expandir essa reflexão, sugiro a leitura deste meu artigo.

  2. Nossa,to horrorizada com a qualidade das revistas direcionadas para os bebes.Todas tem pelo ao menos uma receita absurda,senao todas.Assino a Crescer e cada vez fico mais indignada com as receitas que nos “presenteiam”.

    Aqui em casa o Andreas eh meu “sous chef”.Ja ajudou a fazer Paella e toda vez que faco iogurte natural,ele esta do lado,ajudando a dissolver o bio rich…rsrss

    Parabens pelo artigo Pat!!

  3. Pat,
    Esta não foi a primeira matéria absurda que você comentou por aqui.
    Só por curiosidade… Jà escreveu às revistas demonstrando sua indignação? Precisamos nos colocar. Talvez não mudem a postura (marketeira) de uma hora para outra, mas aos poucos surtirá efeito.

  4. Oi Pat,
    Concordo inteiramente com Lilian. Após ler seu artigo, passei e.mail p/ a equipe da revista Pais e Filhos comentando meu repúdio à escolha infeliz da capa da revista.Enfatizei também quanto à responsabilidade social q. eles devem ter como formadores de opinião.
    Decidi agir assim pois penso q. ficar comentando “só entre nós” certamente não vai surtir efeito maior do q. se pressionarmos mais e mais os responsáveis pela veiculação de idéias tão “deseducadoras” e irresponsáveis.
    Bjs

  5. Oi gente,
    Outro absurdo: a capa da revista Viva Saude deste mês tem escrito: “Açucar ou adoçante? Você precisa dos dois” como sendo a opinião dos especialistas, é claro.
    Vou mandar e.mail p/ a redação da revista. A chamada da editora da revista: “idéias para se viver melhor”.
    Gente, que mundo é esse???????
    Bjs

  6. Eu ando achando que o conceito de “comida” e principalmente o conceito de “comida saudável”anda distorcido demais…

    Játinha visto a capa da revista Viva Saúde, vou achar uma imagem da capa e postar ao final do artigo.

Comentários estão encerrado.