Bebês Papinhas doces RECEITAS

Papinha Doce de Maçã Para o Bebê

Imagem: www.ehow.com
Imagem: www.ehow.com
Cursos CRIANÇAS NA COZINHA
CLIQUE AQUI e saiba mais!

Algumas frutas, como a maçã, pera, pêssegos frescos, nectarina e abacaxi são deliciosas, porém ricas em uma substância chamada pectina, que pode ser de difícil digestão para os pequenos bebezinhos que andam dando suas primeiras colheradas de comida.

Fruta é saudável, muito saudável, não há como negar. O hábito de consumir frutas, muitas e variadas todos os dias, deve seradquirido desde cedo. Mas o organismo dos bebês ainda é imaturo e não consegue digerir muito bem alguns alimentos. Desses alimentos difíceis de digerir podemos citar os grãos, mel e as frutas ricas em pectina. Tudo muito saudável, mas que deve ser preparado da maneira adequada para que seu bebê não sofra com incômodos digestivos depois.

O “tratamento” para as frutas ricas em pectina é bastante simples: cozimento! E por que não aproveitar e colocar junto algum temperinho, que deixa a papinha doce (sem açúcar) ainda mais saborosa e nutritiva?

Essa receita é uma das minhas favoritas, parece recheio de torta. Eu dava para o meu filho bebezinho e aproveitava para comer junto, já que é uma gostosura em qualquer idade! Rende uma porção farta, que provavelmente poderá ser dividida entre o bebê, papai e mamãe.

Ingredientes:

1 maçã descascada

1 canela em pau pequena

1 colher de sopa de manteiga

2 colheres de uvas passas picadinhas (opcional)

Modo de Preparo:

Descasque e rale a maçã.

Leve ao fogo médio-baixo com a manteiga e a canela e vá mexendo sempre até obter uma pasta cremosa e quase homogênea – de 15 a 20 minutos.

Acrescente água filtrada, caso a mistura comece a grudar no fundo antes de ficar cremosa – você provavelmente acrescentará cerca de 1/2 xícara de água.

Se for usar as passas (elas adoçam um pouco a papinha, mas não abuse), adicione-as ao final do cozimento.

Espere esfriar um pouco ou sirva gelada, acompanhado de iogurte natural integral.

Depois que o bebê completar um aninho, ele já estará pronto para consumir nozes e castanhas, preparadas de acordo com o método que já expliquei AQUI. Elas combinam muito bem com essa papinha, bem picadinhas.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

28 comentários

    1. Claro! Óleo de coco é o melhor substituto, mas anda difícil de encontrar. Outra opção bastante saudável é a gordura de palma. Se você não estiver em São Paulo, eu posso ver como te mando pelo correio a gordura de palma, que tenho conseguido comprar por aqui.

      Por que ela não pode comer manteiga?

  1. Pat, Manu é a alergica a soja e pra evitar uma possível alergia cruzada não ingere leite de vaca ou seus derivados. Moro no Rio. Será que não acho a gordura de palma por aqui?

  2. Pat, dá para fazer a receita com as outras frutas que você citou no início do artigo?

  3. Olá Pati gostaria de saber se essa papinha e s demais papinhas doces também podem ser congeladas e por quanto tempo

    1. Aldenora, eu nuca congelei papinhas doces, então infelizmente não posso responder à tua dúvida! Se você tentar congelar, depois venha nos contar o resultado!

  4. Pat, adoro o teu site.
    Uma pergunta, qanto tempo essa papinha doce aguenta na geladeira?
    Beijos
    Eva

  5. Oi Pat, tbm tenho dúvida em relação ao congelamento de papinhas doces e salgadas. Já pesquisei na net e fiquei mais confusa ainda uns falam uma coisa e outros falam outra vai de mim escolher uma linha para seguir, a dos q são contra ou congelamento e dos q são a favor…hehe Bjos e adorei a receita da papinha de maçã estou indo agora mesmo fazer para meu pequeno príncipe…

    1. Débora, eu penso da seguinte forma: nada substitui uma papinha preparada exatamente na hora em que será consumida, mas com certeza absoluta uma papinha caseira congelada ainda é muito mais garantida do que qualquer opção industrializada!!

      E na verdade isso vale para qualquer alimento, em qualquer idade!

  6. Essa receitinha serve com goiaba no lugar da maçã?
    Bjs
    Eva…de novo…e sempre…

    1. Eva, eu nunca fiz e na verdade não sou muito fã de goiabas por conta das sementes… Mas se você resolver testar, venha nos contar o resultado!

  7. Pat, seu blog foi um achado pra mim! Quem em “trouxe” até aqui foi minha querida amiga Anamaria, do Universo Materno.
    Queria saber se essa papinha pode ser dada desde o início da introdução de alimentos?
    bj

  8. Pois é, Pat, só depois que a Anamaria me falou desse esquema… Como a pedi já tinha falado pra começar com doces eu nem titubeei…
    Mas tem todo sentido começar pelas salgadinhas…
    Super obrigada pela resposta rápida!
    Bj

  9. Pat
    Olá, meu bebÊ tem 04 meses e 10 dias, eu queria nesta semana já iniciar com a papinha doce, e pelo que eu entendi aqui, é melhor para digestão cozinhar a fruta ? Mas não perde as vitaminas, nutrientes ? e para bebê novinho pode usar a manteiga/margarina ?

    1. Renata, você acha mesmo necessário iniciar as papinhas tão cedo? Em geral se recomenda que bebês mamem exclusivamente o leite materno até os 6 meses e eu acho essa recomendação maravilhosa. Mais um ponto: em outros artigos eu sugiro iniciar pelas papinhas salgadas. Busque as informações aqui no site.

      Manteiga é tudo de bom, ofereça ao seu bebê quando iniciar as papinhas. Já a margarina, um produto alimentício totalmente artificial e diferente da manteiga deve ser evitado a qualquer custo, em qualquer idade.

  10. Pati

    O iogurte deve ser misturado ao creme de maça? Para essa quantidade quanto de iogurte? Vc compra pronto ou faz em casa, tipo kefir?

  11. Pat, precisa acrescentar a manteiga ou pode fazer direto com água? Geralmente cozinho maçã só com água e canela.

    1. Eu aconselho a manteiga, ou então depois de pronta a papinha, uma porção de nata ou creme de leite fresco ou iogurte integral. Gordura é importante!

Comentários estão encerrado.