Tem coisas que só as minhas panelas de ferro da Staub fazem por mim, e uma delas é uma polenta bem cremosa sem precisar ficar com dor no braço de tanto mexer!
Assim como os risotos, a fama é de que uma boa polenta só será muito boa se você mexer, mexer e mexer durante todo o preparo, o que não é pouco tempo e requer braços treinados. Quando vi essa receita no livro da Staub, fiquei com a pulga atrás da orelha, mas decidi experimentar. Pode-se dizer que foi de longe a melhor polenta que já preparei e já comi, e sem trabalho algum!!
Você precisa ter um fogão com uma das bocas com fogo beeeeem baixo, daqueles que no mínimo a água nem ferve. Caso não tenha, use o banho maria, que tem o mesmo efeito.
Acompanhamentos para a polenta
Você pode comer a polenta pura, como prato único, mas eu confesso que acho meio sem graça. No mínimo uma camada generosa de queijo vai bem.
Um bom ovo frito (pochê também vai, mas esse eu quase nunca acerto). Um belo ragú de pato também fica incrível, é fácil de fazer e impressiona qualquer um. Se você quer simplicidade com sabor, bolonhesa é a escolha perfeita para acompanhar sua polenta. Para quem não é de carne, um mix de cogumelos bem temperado combina muitíssimo bem também.
Anota os ingredientes e não deixa de preparar o quanto antes. Depois me dá um oi nos comentários e conta o que achou.
Ingredientes
2 xícaras de leite integral
1 xícara de caldo de legumes ou caldo de frango caseiro
1 colher de chá de sal
¾ de xícara de polenta amarela ou branca
¼ de xícara de manteiga em temperatura ambiente
½ xícara de queijo parmesão ralado (compre a peça e rale na hora)
1 colher de chá de ervas frescas variadas finamente picadas
Modo de preparo
Em uma panela de ferro (usei a tamanho 20 da Staub), misture o leite, o caldo e o sal e aqueça em fogo médio.
Adicione a polenta ao líquido, mexendo sempre até que a polenta tenha absorvido o líquido e comece a ficar cremosa – isso leva de 2 a 3 minutos.
Baixe o fogo ao mínimo, adicione a manteiga, mexa rapidamente e tampe a panela. Se o seu fogão não tiver uma boca com a chama muito baixa, use o banho maria a partir desse momento.
Cozinhe a polenta por aproximadamente uma hora sem destampar a panela e sem mexer. quando estiver próximo de completar uma hora, você pode espiar para ver se a polenta já está cremosa.
Com a polenta pronta, misture o queijo e as ervas e misture bem. Acerte o sal.
Sirva imediatamente com um dos acompanhamentos sugeridos acima.