Eu passei a vida não gostando de figos, sem nem mesmo experimentá-los. Meu marido é fanático por figos, e nem o vendo comer com tanto gosto eu me aventurava de experimentar, até que um dia, dividindo a salada verde com figos com uma amiga no restaurante, me apaixonei, e agora em época de figo, a fruta nunca falta aqui em casa!
Qualquer salada verde ganha um toque super especial com figos e um queijo mais azedinho, por exemplo. Um outro dia também provei um creme brullé preparado com figos no fundo do pote. Mais uma delícia para a minha “coleção”!!
Essa terrine pode ser servida no prato, como uma refeição leve, acompanhada de salada verde, mas no fim de semana fica DELICIOSA servida como patê, em torradinhas ou em telhas de tapioca (que eu ainda não aprendi a fazer em casa, compro na Casa Santa Luzia).
E ainda por cima, é super fácil e rápida de preparar!
Ingredientes:
2 xícaras de cream cheese caseiro
8 figos secos
1/2 xícara de pecans crocantes
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
uma pitada generosa de noz moscada ralada na hora
sal e pimenta do reino à gosto
2 figos frescos fatiados (opcional, mas enfeita lindamente e dá um frescor à terrine)
Modo de Preparo:
Pique os figos secos e quebre as nozes grossamente.
Numa travessa funda misture com o cream cheese caseiro, o azeite, sal, pimenta e noz moscada.
Mexa bem para que os sabores se misturem.
Se você for servir como terrine, transfira para uma travessa funda retangular (não muito grande), forrada com plástico filme (essa parte é o que me segura de servir enformado) e leve à geladeira, tampado, por pelo menos 4 horas.
Na hora de servir, é só desenformar e enfeitar com os figos frescos e um fio de azeite.
Se você for servir como patê, até dá pra preparar e servir imediatamente, mas depois de algumas horas, ou até no dia seguinte, a mistura fica muito mais especial!!