As crianças tendem a comer melhor e de forma mais saudável quando se sentam à mesa na hora das refeições.
Você com certeza deseja que seus filhos pequenos, pré-adolescentes e adolescentes tenham hábitos alimentares saudáveis, não é mesmo? Então certifique-se de incluir na rotina diária da casa refeições à mesa, feitas com toda a família reunida.
De acordo com pesquisadores de Harvard, crianças entre 9 e 14 anos que freqüentemente participam de refeições familiares tendem a consumir mais frutas, verduras e legumes e quase não consomem refrigerantes, frituras, doces ou industrializados.
Os achados vêm de um estudo realizado com mais de 16000 meninos e meninas.
Os participantes do estudo que faziam suas refeições em família também tendem a consumir um pouco mais de calorias, porém não calorias “vazias” (como a do açúcar, por exemplo). Eles também consomem mais fibras e diversos outros nutrientes importantes como cálcio, folato, vitaminas B6, B12, C, vitamina E e ferro.
43% dos jovens comiam com suas famílias diariamente, 40% na maioria dos dias e 17% raramente, se é que comiam eventualmente.
Enquanto aos 9 anos cerca de metade das crianças faziam as refeições em família, aos 14 anos apenas 1/3 o fazia. Quanto mais frequentemente a criança faz as refeições em família, mais saudáveis parecem seus padrões alimentares.
As conclusões do estudo também sugerem que comer em família também reduz o número de vezes em que se recorre a comidas prontas, industrializadas, congeladas e cheias de aditivos artificiais, o que com certeza resulta numa dieta muito mais saudável.
As estatísticas (e com certeza uma mínima observação nossa) mostram que o número de refeições em família tem diminuído drasticamente nas últimas décadas, possivelmente graças ao maior número de mulheres/mães no mercado de trabalho e a antiquada regra de que mulheres é que preparam a comida da casa. Os autores do estudo no entanto deixam claro de que fazer refeições saudáveis em família, mesmo para quem trabalha fora, não é tarefa impossível – apenas se organizar um pouco que tudo dá certo.
Os pesquisadores também notaram que mesmo as mulheres que trabalham ainda conseguem organizar tão importante momento em família, em todos os sentidos: comida mais saudável, hora para colocar o papo em dia com os filhos, algumas brincadeiras e aprendizados. Cerca de 90% das mães do estudo trabalhavam fora.
Extraído de Archives of Family Medicine March 2000
Conheça também as nossas redes sociais:
Instagram: @pfeldman
Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman
Periscope: PatFeldman
Aqui em casa hora do jantar e’ sagrada! Tem de ser junto e todos participam, de uma maneira ou de outra, na preparacao do jantar. Flor ajuda a servir a mesa e as vezes ate’ a preparar o jantar de verdade, colocando ingredientes na salada e a mao na massa mesmo. Ficamos super orgulhosos – afinal, ela so’ tem 4 anos! No almoco e’ cada um na sua mas, na escola dela, criancas e professores se sentam a mesa, comem a mesma comida e ajudam a tirar a mesa. Tudo super importante! As vezes a gente pensa muito na alimentacao e se esquece da forma, que e’ tambem super importante. Obrigada por nos lembrar disso, postando esse artigo.
RT @PatFeldman: Vamos nos sentar para jantar? http://t.co/RnhSk44
[…] quando eu conto sobre a hora do jantar, eu não falo nada sobre eu jantar junto com as crianças. Refeição em família é super importante, mas ela não precisa necessariamente ser o jantar. Aqui em casa conseguimos normalmetne tomar […]
Vamos nos sentar para jantar? http://t.co/nxZmj0zE
Vamos nos sentar para jantar? http://t.co/nxZmj0zE
[…] no máximo, um lanche na escola, e as refeições principais continuarão acontecendo em casa, na companhia dos pais, ou pelo menos de um deles. Se bem que o lanche da escola, na minha opinião, é totalmente […]