Alimentação MAIS...

Paulistano ganha feira-livre de produtos orgânicos no Mercadão

[ratings]

do Portal Gastronomia:

Iniciativa faz parte do “Circuito de feiras-livres de produtos orgânicos”, criado pela Secretaria das Subprefeituras. O objetivo é dar mais opção para as pessoas que procuram esse tipo de alimento. No Mercadão, a feira começou no sábado (22/09) e outros três pontos deverão ser inauguradas nos próximos 90 dias.

Quem procura alimentos livres de agrotóxicos e produtos químicos ou simplesmente gosta de conhecer novas feiras, terá uma nova e saudável opção a partir deste sábado (22/09). A Secretaria das Subprefeituras, por meio da Supervisão Geral de Abastecimento (Abast), lança neste dia uma feira só com produtos orgânicos no Mercado Municipal Paulistano. No sábado (22) a feira começou às 8h30, no estacionamento administrativo do Mercadão – esquina das ruas da Cantareira com a Comendador Assad Abdala. Foram 25 barracas, onde pode-se encontrar frutas, verduras, legumes e ovos, entre outros produtos.

Aprenda desde já como preparar as mais gostosas e nutritivas papinhas para o seu bebê utilizando preferencialmente ingredientes orgânicos e frescos. Como introduzir as papinhas, como preparar, como conservar, como congelar e como não ter que apelar para opções industrializadas. Para não ter dores de cabeça com a alimentação do seu bebê desde o começo.

Para seu bebê ter sempre uma saúde perfeita e energia radiante. Prepare papinhas em casa e sinta que está realmente alimentando seu filho!

Outras três feiras farão parte do Circuito Oficial de feiras-livres de orgânicos da Cidade de São Paulo. A próxima feira oficial foi dia 27 de setembro na rua São Benedito, região de Santo Amaro. As outras duas devem ser oficializadas dentro de 90 dias na rua Tutóia, no Paraíso; e a terceira na Praça Charles Muller, no Pacaembu.

Todos os alimentos vendidos no Circuito de feiras-livres de orgânicos terão garantia de certificadoras, que comprovam a procedência dos produtos. Para isso, além da não utilização de defensivos agrícolas, há uma série de normas que o produtor precisa seguir, como a preparação da terra, a colheita e o transporte. Se respeitar as normas, o produto leva o selo de orgânico. “A procura por produtos orgânicos é uma tendência que está crescendo entre os consumidores, por isso, decidimos levar esse tipo de produto para a rua, mais perto da população”, afirma secretário das Subprefeituras.

Sobre os produtos orgânicos

A demanda por este tipo de alimento, embora crescente, ainda é tímida em comparação aos convencionais. Vale dizer que a criação do Circuito tem o objetivo de atender uma camada da população preocupada com o desenvolvimento auto-sustentável e que não encontra oferta suficiente no mercado.

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizou pesquisa sobre os dados da produção orgânica brasileira, e identificou que é significativo o crescimento deste setor. O Brasil soma atualmente mais de sete mil produtores certificados e outros 13 mil que produzem orgânicos, mas não tem certificação.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, entre agosto de 2006 e junho deste ano, foram exportados 10,2 milhões de dólares em produtos orgânicos, especialmente soja e açúcar. O selo de certificação é uma garantia de que o consumidor está levando para a casa um produto sem contaminação química.

Secretaria das Subprefeituras, por meio da Supervisão Geral de Abastecimento (Abast)

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

1 comentário

  1. uau, finalmente

    coincidiu com uma matéria sobre agrotóxicos e cancer publicada na saúde em movimento!

Comentários estão encerrado.