Alimentação MAIS...

Óleo de coco extra virgem – dúvidas sobre o consumo

Cada dia mais e mais pessoas estão descobrindo as excelentes propriedades do óleo de coco extra virgem e me procuram para tirar dúvidas sobre sua forma de consumo e armazenamento. Listei a seguir as dúvidas mais comuns a respeito deste superalimento, e se outras aparecerem, peço que listem nos comentários, para que possamos saná-las – ou eu, ou quem já conhece e consome esse maravilhoso alimento.

CLIQUE AQUI para se cadastrar e receber novidades da minha cozinha em primeira mão!!!!

Qual a quantidade de óleo que devo ingerir diariamente para me beneficiar de suas propriedades saudáveis?

Os maiores benefícios do óleo de coco extra virgem provém de ácidos graxos de cadeia média – o ácido láurico, contido também no leite materno. Segundo pesquisadores, para obter quantidade de ácido láurico equivalente à contida no leite materno, um adulto precisa consumir em torno de 3,5 colheres de sopa diariamente. Se você ainda não consome óleo de coco, comece com menos, até seu corpo se habituar e você se certificar de que não tem nenhum tipo de alergia ao produto (sim, até alimentos saudáveis podem causar alergias em quem tem sensibilidade). Tome-o puro, em colheradas ou use-o em receitas variadas. CLIQUE AQUI para conhecer algumas receitas com óleo de coco extra-virgem.

O óleo de coco extra virgem causa algum tipo de efeito colateral?

O óleo de coco extra-virgem é um alimento, e não um remédio portanto não causa “efeitos colaterais”. Porém cada indivíduo é único, cada organismo tem suas sensibilidades particulares e em alguns casos podem ocorrer algum incômodo – principalmente se seu organismo está habituado a dietas pobres em gorduras. A reação mais comum neste caso é soltar demais o intestino. Embora os pesquisadores recomendem 3,5 colheres de sopa do óleo diariamente, se você tem a dieta pobre em gorduras comece consumindo bem menos e divida o consumo a quantidades menores no decorrer do dia. Para pessoas alérgicas ao coco um lembrete: as alergias normalmente são à proteína contida na carne do coco e o óleo contém uma quantidade insignificante dessa proteína. Pode ser que você tenha alergia à carne do coco, mas não apresente problemas consumindo uma quantidade moderada de óleo. Na Ásia o óleo de coco tem alimentado e nutrido milhões de pessoas há muitos séculos.

Como utilizar o óleo de coco extra virgem?

Existem muitas maneiras de se utilizar o óleo de coco e incorporá-lo à sua dieta. Uma vez que ele é um óleo bastante estável, é excelente para uso culinário – você pode substituir gorduras e óleos não saudáveis (como óleos refinados e margarina) pelo óleo de coco extra-virgem. O óleo de coco substitui tais óleos nocivos muito bem inclusive em assados. Você pode usar o óleo de coco extra-virgem – em quantidades idênticas – em qualquer receita que leve qualquer tipo de óleo ou gordura. Ele fica delicioso quando batido em “smoothies” ou vitaminas. Muitas pessoas o consomem às colheradas – eu particularmente não gosto, acho enjoativo, mas conheço pessoas que o fazem e adoram. O óleo de coco guardado na geladeira fica bem sólido e seu sabor se torna mais adocicado, quase uma cocada. Se você refrigerá-lo em pequenas porções, pode consumir uma a uma, como se chupasse uma bala. Você pode utilizá-lo para espalhar em torradas, puro ou como manteiga de coco, você pode misturá-lo ao leite morno com ou sem cacau em pó.

O óleo de coco precisa ser refrigerado? Qual o prazo de validade dele?

Não, o óleo de coco extra virgem não precisa ser refrigerado. Nas Filipinas e outros países tropicais onde as temperaturas médias costumam ser elevadas e o consumo de óleo de coco é elevado, ele nunca é refrigerado. O óleo é bastante estável porque não é refinado e é altamente saturado. A validade dele em condições normais é de cerca de 18 a 24 meses – mas não se preocupe, porque você vai gostar tanto dele que cada vidro nuca vai durar tanto tempo na sua cozinha! Tenha apenas o cuidado de guardá-lo em um local livre de luz solar direta. Em dias quentes o seu óleo estará normalmente líquido e com coloração translúcida. Em dias mais frios ele se solidifica e adquire uma coloração esbranquiçada. Ele continua saboroso e saudável das duas formas.

O óleo de coco extra virgem é líquido ou sólido afinal de contas?

Acima de 25 graus Celcius o óleo é líquido e translúcido. Abaixo desta temperatura ele se solidifica e adquire uma coloração esbranquiçada. Ele está perfeito para consumo das duas formas.

Qual a quantidade de ômega 3 no óleo de coco extra virgem?

Nenhuma. O óleo de coco extra virgem é muito saudável e nutritivo, porém não é uma fonte natural de ácidos graxos ômega 3. Uma boa fonte deste importante ácido graxo é o óleo de fígado de bacalhau de boa qualidade.

O óleo de coco extra virgem é seguro para mulheres grávidas?

O óleo de coco é um alimento e um alimento bastante comum na Ásia, portanto é considerado seguro para praticamente todas as pessoas, inclusive mulheres grávidas. A excessão fica para aqueles que têm especial sensibilidade ao coco e ainda assim é discutível, já que alergias em geral ocorrem à proteína presente na carne do coco, mas ausente no óleo. De qualquer forma, se você está grávida e nunca consumiu o óleo de coco extra-virgem, experimente com cuidado, em pequenas porções, e observando possíveis reações. Ele é um alimento extremamente nutritivo e só faz bem para mulheres grávidas.

O cozimento torna o óleo de coco extra virgem hidrogenado e tóxico, como outros óleos hidrogenados?

Não. A hidrogenação é um processo industrial que altera a estrutura química dos óleos, transformando-os em gorduras trans, reconhecidamente prejudiciais à saúde. O óleo de coco extra-virgem é extremamente estável, inclusive em altas temperaturas – só não é aconselhável que se ultrapasse seu ponto de fumaça, de 232 graus Celcius, quando ele se torna amarelado e impróprio para consumo. O ponto de fumaça do óleo de coco extra-virgem aumenta ainda mais quando combinado com o óleo de palma extra-virgem (que é raramente encontrado para venda no Brasil, infelizmente)

Qual a quantidade de ácido láurico contida no óleo de coco extra virgem?

Todos os óleo de coco contém grandes quantidades de ácido láurico, normalmente em torno de 50% de sua composição, mas este número pode variar de acordo com a variedade de coco utilizada, grau de maturidade na colheita, tempo de colheita, etc. Algumas boas marcas de óleo de coco chegam a ter 62% de ácido láurico em sua composição. Entretanto a quantidade de ácido láurico não é necessariamente um indicador da qualidade do óleo de coco, ou pelo menos não é o único.

O óleo de coco extra virgem é aquecido durante o seu processamento?

Em geral sim, ao final do processo, logo antes da embalagem. Isso se faz necessário para assegurar que não haverá umidade misturada ao óleo e para separar eventuais sólidos que ainda tenham permanecido no óleo. O aquecimento é muito baixo (bem abaixo da temperatura de ebulição) e por pouco tempo (10 a 15 minutos). Os óleos de coco desodorizados são processados a temperaturas mais altas, chegam a até cerca de 200 graus Celcius. O não aquecimento permite que alguma unidade permaneça no óleo, diminuindo seu tempo de prateleira.

O óleo de coco extra virgem é prejudicado no aquecimento? E como ficam as enzimas?

O óleo de coco NÃO é prejudicado no aquecimento e nem tem sua estrutura química alterada de qualquer forma. Ao contrário de outros óleos vegetais, os ácidos graxos de cadeia média são muito resistentes a quaisquer alteração via aquecimento. Isso vale inclusive para os óleos de coco desodorizados, que são processados em temperaturas elevadas Isso faz com que o óleo de coco seja um dos melhores óleos para serem utilizados na cozinha.

Algumas pessoas se preocupam com o fato de que até mesmo o ligeiro aquecimento do óleo de coco possa destruir enzimas e outros nutrientes benéficos. Porém há que se considerar que o coco é típico da região dos trópicos, onde as temperaturas ambiente são em geral bastante elevadas. O óleo contido num coco ainda fechado, crescendo no alto de uma árvore exposta ao sol já chega a atingir temperaturas acima de 40 graus Celcius durante seu período de crescimento. Alguns testes de laboratório já mostraram que essas temperaturas elevadas podem maximizar a ação de alguns antioxidantes presentes no óleo de coco. Quanto às enzimas, elas estão presentes na carne do coco e não no óleo. Você não gostaria que seu óleo tivesse enzimas porque elas o tornariam rançoso. Você também precisa consumir coco fresco em sua dieta ocasionalmente para se beneficiar de suas enzimas, na verdade para realmente se beneficiar dessas enzimas você deveria consumi-lo recém tirado do coqueiro!

Será que consumir o coco fresco oferece os mesmo benefícios de se consumir o óleo de coco extra virgem?

O coco inteiro contém óleo de coco, obviamente, porém você teria que consumir uma grande quantidade de coco para obter uma quantidade razoável de óleo em sua dieta. O coco contém muito mais do que somente óleo. Ele também contém fibras, proteína e açúcar (açúcar natural, bem lembrado!). Algumas pessoas podem ter alergia ao coco inteiro, mas não terem problemas em consumir o óleo puro. Isso porque o óleo puro não contém proteínas, a causa mais comum de alergias. Se você está tentando restringir o açúcar da sua dieta, o óleo também acaba sendo uma melhor opção. O coco fresco tem vida de prateleira curta, então o melhor lugar para consumi-lo é à beira da praia, em locais onde ela tenha sido recém colhido.

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

205 comentários

  1. Pat,
    Valeu d+ pelos esclarecimentos!
    Vou marcar meu retorno de 1 mês na nutricionista e vou discutir tudo isso com ela.

    Ah, adorei o vídeo com a participação na Record!

    Abração!!!

  2. Estou usando o leite de coco para minha filha. Preciso colocar o óleo de coco também?
    Abraços.

    1. Pode extrair o óleo de coco da própria capsula no caso de hidratar áreas ressecadas do corpo? Tem alguma diferença da forma líquida? Obg.

  3. Suely, o leite de coco contém o óleo, mas em muito menor concentração.

    Você pode colocar um pouco de óleo de coco misturado ao próprio leite ou em alguns pratos que ela consuma. Não fará mal algum, pelo contrário, sempre fará muito bem!

  4. Pat ou quem puder ajudar.
    E para a minha garotinha de quase dois anos, qual seria a quantidade diária, até poruqe elaentrando na faze anal fica segurando o cocozinho já chegando pela segunda vez a 3 dias. E n quero remédios, então vou tentando, granola, aveia, agua de ameixa, farelo de trigo, linheça e mamão, mas acho que a grande questÃO é a quantidade de gordura q estou procurando aumentar. Então em quais quantidades posso oferecer a ela.
    Mil beijos
    Há,na Malasia é muito utilizado em saladas diversas uma delícia.

    1. Paula, uma colher de sopa por dia é uma quantidade segura e que com certeza já ajuda bastante. Você pode oferecer o óleo puro (que eu particularmente não gosto, acho enjoativo), ou misturado em receitas diversas.

      A colher de sopa pode ser dada de uma vez ou dividida ao longo do dia, em refeições e eventuais lanches. Mas se ela nunca tomou, comece com um pouco menos nas primeiras vezes e oserve qualquer reaçõ adversa – que no máximo será um intestino mais solto.

      Se ela sofre com intestino preso – foi o que me pareceu – capriche na dose diária de iogurte da sua pequena – palavras de quem já passou pelo aperto!

  5. Pat, obrigada
    Uma das dúvidas era exatamente em dividir a quantidade ao longo do dia.
    Vou caprichar no iogurte. Na verdade ela esta com medo e fica prendendo aí cada dia que passa fica durinho em consequencia ruim e dolorozo para sair, hoje por exemplo passou o dia prendendo, mesmo tendo feito ontem à noite (foi exatamente ontem que iniciei com o óleo de coco).
    Mas todas as dicas iram nos ajudar.
    Bjs

  6. Pat, posso utilizar o óleo de coco para fazer arroz, feijão, refogar o frango (ou grelhar)? Ou seja, queria saber se posso substituir o óleo de cozinha pelo óleo de coco, nas receitas do dia-a-dia.

    1. Milene, poder, você pode, mas eu não sei se você vai querer, porque o óleo de coco extra-virgem mantém o aroma e paladar característicos do coco, então nem sempre combina bem com os pratos. Nesses casos, eu normalmente opto pela manteiga ou, quando consigo (é difícil), banha artesanal não hidrogenada.

  7. Olá, estou consumindo o oleo há 30 dias, e percebi que aumentou muito os gases em mim, é normal? Eu havia guardado na geladeira, como empedrou eu derreti em banho -maria, e ficou com um gosto horrivel,pode ser feito assim???Quanto ao soltar o intestino , está normal, vou ao banheiro todos os dias.Abraços

    1. olá Deborah, eu consumo o óleo há vários anos e nunca notei nada relacionado ao aumento de gases e seu consumo. Não terá sido coincidência? Você fez alguma outra mudança na tua rotina alimentar?

      Quanto à consistência do óleo, ele realmente endurece bastante em temperaturas mais baixas e derrete a ponto de ficar um líquido transarente em contato com o calor ou simplesmente num dia mais quente. Normal.

      Conserve-o em um armário abrigado da luz, à temperatura ambiente mesmo. Ele dura vários meses assim, mesmo depois de aberto.

  8. ESTOU TOMANDO O OLEO DE COCO A APENAS 04 DIAS E ESTA ME DANDO UMA DIARREIA E MUITO GASES, O QUE FAÇO, POR FAVOR ME MANDE UM E-MAIL URGENTE PARA DIZER O QUE DEVO FAZER. OBRIGADO.-

    1. Carlos, para quem não está acostumado, esta é uma reação que pode acontecer – nem sempre acontece. Quanto óleo de coco você está tomando diariamente? Eu sugiro você diminur a dose pela metade agora no início e o problema deve passar rápido.
      Não deixe de se hidratar bastante!

  9. por gentileza, meu filho tem o intestino preso , só defeca com mnilax, eu posso dar oleo de coco para ele?? qual a quantidade por dia??

  10. Gostaria de saber se posso extrair oleite do coco e usar no café da manhã e quanto de leite pode conter 3 colheres de óleo?

  11. oi Pat! tudo bem.. meu nome é Márcia e eu ainda nao comprei o oleo mas estou maravilhada com o poder dele..bom comecei fazer dieta hj(engordei d+), e tenho o intestino preso. no q ele pode me ajudar em relação a dieta e meu intestino? e ele é bom p/ combater as gorduras abdominais?..bjos e obrigada.

  12. esqueci uma pergunta ,, se eu tomar uma colher de sopa bem cheia por dia, será o sulficiente pra mim??
    tenho 1.63 alt e peso mais de 85k isso tem haver?

  13. é verdade que devo tomar uma hora antes ou uma hora depois das principais refeições?

    E verdade que ao tomar o óleo pela manhã em jejum, ele acaba fazendo a lavagem do cólon?

    1. Rose, as dietas envolvendo o óleo de coco extra-virgem sugerem uma colher de sopa antes de cada refeição – isso faz você se sentir mais saciada com algo nutritivo e comer menos depois. Eu particularmente acho enjoativo, então opto por usar como ingrediente nos meus pratos.

      Este óleo, e na verdade qualquer outro, “lubrifica” o sistema digestivo, facilitando a movimentação do bolo alimentar e depois das fezes, o que pode soltar um pouco o intestino. Complementar com consumo rotineiro de iogurte ou kefir pode ajudar ainda mais no bom funcionamento intestinal.

  14. Gostaria de confirmar com mais clareza como o óleo de coco atua beneficamente para a função intestinal? Obrigada.

  15. Pat, tenho triglicerídio alto (250), me indicaram o óleo de coco para baixar. Comprei hoje e, como não conhecia o produto, procurei informações aqui na net, principalmente para saber como tomar, pois o oleo está congelado e pensei que talvez teria que descongelar em banho maria. Foi bom consultar aqui, pois fiquei sabendo por você que deverei ir com cuidado, principalmente porque é a primeira vez que vou tomar.

    Pelo que entendi, posso então consumir o óleo mesmo congelado, chupando na forma de bala, ou o melhor é misturá-lo às refeirções. Qual a melhor forma de consumir este produto, quando congelado?

    Aguardo resposta.

    1. Batista, para ser franca eu não guardo meu óleo nem na geladeira, isso é totalmente desnecessário, já que trata-se de um óleo bastante estável. O único cuidado é guardá-lo sempre fechado e ao abrigo da luz.

      Eu nunca provei chupar pedaços de óleo de coco feito bala, e não é que pode ser uma boa idéia?!? Algumas pessoas o diluem em chá morno, eu gosto dele misturado ao leite morno e cacau (sem açúcar) e principalmente na comida – aqui no site você encontra diversas receitas utilizando o óleo de coco.

      Mas lembre-se, o que quer que tenham te falado, o óleo de coco é muito bom, mas não faz milagres!! Uma boa medida de cuidado, e muito importante, é cortar açúcares, alimentos refinados e industrializados da dieta.

  16. Pat, o link da manteiga de coco não está funcionando…será que vc pode repetir a receita? Obrigada!

  17. Bom Dia, Estou usando oleo de coco contra candidiase reincidente…funciona mesmo? Tive recomendação de uma nutrologa e vi varios sites que falam sobre isso.

    Obrigada

    1. Ana Beatriz, eu não li nada a respeito, porém conheço as propriedades anti fúngicas, antibacterianas e anti virais do óleo de coco, além de ter muitos clientes que compram demim o óleo de coco visando melhora no quadro de candidíase. Diante de tanto interesse, vou buscar algum texto que fale sobre o assunto, mas desde já acredito que realmente funcione!

  18. Ola Pat

    comecei a me interessar so agora no leite de coco extra virgem.
    eu queria sabe se ele ajuda as pessoas que tem o intestino preso.
    Bom eu vou ao banheiro 3 vezes por semana ,sera que o oleo eh bom pra mim regularizar meu intestino.

    obrigada.

  19. somente hoje ouvi falar dos beneficios do oleo de coco,assim procurei me informar sobre o mesmo e confesso que me surpreendi,no meu caso seria mais para ajudar no emagrecimento, colesterol, vc realmente acha que ele vai me fazer bem e para que eu consiga emagrecer qual seria a medida correta?

  20. COMPREI O OLEO DE COCO EXTRAVIRGEM E QDO CHEGUEI EM CASA ELE ESTAVA BRANCO, PARECENDO UMA GORDURA, ENTAO FIQUEI PREOCUPADA POR TER COMPRADO ELE LIQUIDO E RESOLVI DEIXAR ELE POR + OU – UMA HORA NO SOL PARA VER SE ELE VOLTAVA A FICAR LIQUIDO, E ELE VOLTOU QUASE TODO, MAS AGORA ESTOU MORRENDO DE MEDO DE USAR E ELE TER SE TRANSFORMADO EM GORDURA TRANS. POR FAVOR ME ENVIE RESPOSTA SE POSSO OU NÃO UTILIZA-LO, POIS FOI TAO CARO, E PRECISO SABER SE DEVO OU NÃO USA-LO, ATE MESMO PORQUE ESTOU LUTANDO PARA PERDER UNS QUILINHOS, JA PENSOU SE VIROU GORDURA TRANS E ISTO VIER A ME PREJUDICAR. OBRIGADA, AGUARDO ANCIOSAMENTE POR UMA RESPOSTA.

  21. tenho enxaqueca ha anos ,sempre soube que o coco de modo geral faz mal.Agora acessando o site soube que o consumo de oleo de coco extra virgem faz bem.PODE me tirar essa duvida? obrigada
    sandra

    1. Sandra, estudos mais recentes mostram que óleos e gorduras específicas podem fazer muito bem, porém gorduras e óleos oxidados e rançosos continuam fazendo mal. Você já leu todos os textos sobre óleo de coco aqui do site? Te sugiro começar por este aqui: https://pat.feldman.com.br/?p=11

  22. Oi Pat , tive conhecimento do óleo de coco quando buscava tratamento natural para Candida Albicans .Pelo que obtive de informações , ele atua combatendo os fungos de uma forma geral e restabelecendo a flora tanto intestinal como vaginal.Deve ser acompanhado de um regime para desintoxicar o organismo . Acredito nos resultados e estou usando e recomendo.

  23. Gostaria do endereço e telefone para comprar óleo de coco extra virgem, pis não confio nas compras por internet.

    obrigado

  24. Pat ,como eu devo usar o oleo de coco ? Puro ?Quantas colheres devo tomar? ..Pode colocar na salada onde coloco ? horario ? se é em jejum ? EU NÃO SEI USAR MAIS GOSTEI DO QUE ELE FAZ E QUERO EXPERIMENTAR ..
    OBRIGADO

  25. Olá Pat,
    minha filha tem 9 meses, estava pensando em começar aintroduzir o óleo de coco em sua dieta. Principalmente para refogar carnes! o que acha?

    1. Acho uma ótima idéia, Carilina! Meu filho usa óleo de coco desde os primeiros dias de vida (eu não tive leite…)

  26. Oi , minha filha tem asma, esta com 11 anos. Como o óleo de coco poderia beneficiála nese caso?

  27. ola Pat, só agora ouvi falar do óleo de coco, no meu caso gostaria de emagrecer sera que é possivel?

    1. Glaciane, o óleo de coco realmente é conhecido por acelerar o metabolismo, o que auxilia no processo de emagrecimento, porém milagre não existe!

  28. Oi..td bem? só queria saber se eu posso misturar o óleo d coco com mel de abelha, será q vae me façer mal ou nao…obrigada, aguardo resposta!1

  29. No seu site de compras do óleo não informa o valor, gostaria de saber.

  30. quero começar a tomar o oleo de coco, porem outras pessoas ja me alertaram que ele tem bastante efeitos colaterais o que vc me diz ? eu posso estar consiliando o oleo de coco com a ração humana ?

  31. Olá,Pat.
    Comprei hoje o óleo de coco, eu tenho intestino preso, e engordei 04 kilos, espero que o óleo me ajude a perder esses kilos.
    O óleo que comprei é da marca Copra e diz que depois de aberto consumir em 45 dias, mas pensei que durasse mais.
    Bom é isso, abraços.

    1. Isa, eu não tenho mais usado o óleo da Copra, mas sempre que usei este ou qualquer outro óleo de coco, tive a embalagem aberta por mais de 45 dias sem problema algum…

  32. oie pat meu nome e katarina ketleen tenho 16 anos tenho 1.65 kls de altura e peso 60 kilos e preciso urgentemente emagrecer qual seria a melhor maneira e a melhor dieta???

  33. oi pat, tudo bem.gostaria de saber se posso usar o óleo de coco no meu cabelo, pois é ressecadíssimo.ouvi dizer que é bom. e o meu óleo de coco fica duro, empedrado, teria eu que derrete-lo em banho maria para misturá-lo a um creme de massagem ou a um condicionador? bjs e brigada.

  34. boa tarde.
    ouvi falar do óleo de côco de palmiste diz ter as mesmas propriedades do oleo de coco extra virgem porem com um grade diferencial no valor … até onde isso seria verdade? obrigado.

  35. EU IREI USÁ-LO PELA PRIMEIRA VEZ!!!!!!!!!!!!!!!
    TENHO ESCUTADO FALAR MUITO SOBRE OS BENEFÍCIOS DO ÓLEO
    ESPERO OBTER AS MINHAS EXPECTATIVAS COM O USO DO ÓLEO!

  36. Gostaria de saber se o oléo de coco faz emegrecer, pois muitas das minhas amigas me informam que ele é emagrecedor, gotaria de saber até ponto éverdadeiro.
    abrços: Lena Barcelos.

  37. pat ja estou tomando ha 2 semanas so melhorou o meu intestino quanto tempo leva pra ver resultados do emagrecimento

  38. quantas colheres de oleo de coco devo iniciar no tratamento contra candida ao todo deve chegar a quantas colheres ao dia .obrigado

  39. ola paty,gostaria de saber se é verdade que esse oleo pode ser usado puro nos cabelos,para deixa-los mais lisos e menos ressecados,pois estou gravida e nao estou podendo usar quimicas.
    desde ja agradeço..

  40. Sempre que tomo uma colherada no período da manhã, quando eu termino de almoçar começo a ficar com o estômago ruim. Pode ser efeito do óleo? Eu tomo uma colherada bem cheia dele em pasta, só, mais nenhuma durante o dia e em seguida uma colherada de mel, para tirar aquele gosto de óleo da boca. Isso pode? Grata Dani

    1. Daniela, tenta diluir o óleo em água quente/morna e me conta se fazendo dessa forma, o teu mal estar melhora. Com outras pessoas aconteceu assim: o óleo puro dava indisposição, mas diluído na água quente ele não trazia nenhum desconforto.

  41. Sou praticante de musculação,qual a quantidade de oleo de coco devo tomar por dia?

  42. ESTOU AMAMENTANDO POSSO TOMAR O OLEO DE COCO, MEU BEBE ESTÁ COM CINCO MESES. ME RESPONDA, OBRIGADO.

  43. comecei atomar 1 colher de sopa as refeiçoes e tem 2 dias que estou com muita azia será o ole o de coco virgem?

  44. gostaria de saber quala melhor maneira de usar o olleo de coco e como utizalo no rosto e no cabelo?

  45. olá! tenho 22 anos, comprei o óleo, e há dois dias estou tomando. ao comprar fui informada que deveria ingerir 2 colheres de chá, uma pela manha e outra a noite. a intenção é emagrecer, comecei a reeducar minha alimentação também. a minha dúvida, é que li tanto aqui, como em outros lugares que deve ser tomado de 3 a 4 colheres de sopa. mas não fica exatamente claro se antes das refeições, ou depois. quanto já seria o suficiente? essas colheres de chá são poucas? vi algumas outras perguntas parecidas, mas não tinha respostas…desde já agradeço.

  46. qual a quantidade diaria ideal p/quem vai começar a tomar o óleo de coco?

  47. Gostaria de saber se o oleo de coco em capsulas tem o mesmo efeito do oleo propiamente dito, e a dose certa em capsulas qual seria? Na embalagem informa que cada capsula contem 1 g, e recomendam 4 capsulas por dia divididas em duas tomadas, antes das principais refeiçoes; é o correto ou devo tomar o oleo mesmo?

  48. Gostaria de saber se as cápsulas de óleo de coco extravirgem surgem o mesmo efeito que o óleo.

    1. Não. Você teria que ingerir cerca de 20 cápsulas para equivaler a uma colher de óleo extravirgem. o que torna inviável a posologia bem como o preço.

  49. mesmo fora da geladeira, meu oleo ficou sólido. Gostaria dele líquido para o consumo. Como faço para deixalo líquido?

    1. O óleo de coco deve ser guardado fora da geladeira. Em dias mais frios ele se solidifica, é normal. Você pode amolecer em banho maria.

  50. Ola!

    Gostaria de saber se posso conciliar oleo de coco com lino slim?

    Obrigada!

    1. tenho varias perguntas para fazer a 1° é: estou amamentando faz mal para o meu bebe? ja estou tomando 3 dias e não vi nenhuma mudança no meu intestino é normal?

  51. Comecei a tomar óleo de coco em cápsulas hoje (13/12/2011) e me senti um pouco mal… me deu um calorãoo e um pouco de dor de cabeça. Será que é efeito do óleo?

  52. posso tomar o óleo de coco mesmo tomando um remedio para emagrecer q um nutricionista me passou?

  53. TOMEI AS CAPSULAS O OLEO DE COCO , E UMA SEMANA DEPOIS ,EU FIQUEI CHEIA DE PRURIDOS POR TODO CORPO QUE COSAM.SERA QUE E DO OLEO DE COCO ? TOMEI 60 CAPSULAS. PAREI JA FAZ 4 DIAS MAIS AINDA CONTINUA.

  54. Qual o melhor horário para se consumir o óleo de coco? Antes ou após as refeições?

    1. gostaria de saber como tomar o oleo de coco. e quando fala antes do almoço seria 1h antes de cada refeicao

  55. ola bom dia …. td vez que consumo o oleo de coco.. eu fico com o gosto dele o dia inteiro isso é por q meu organismo nao esta acostumado ?

  56. estou tomando este oleo de coco em capsulas tem 3 dia e´ normal tomar daqui 10 minuto ir no banheiro eu estou gostando muito dele .

  57. Boa Tarde,

    O oleo de coco, pode ser tomado mesmo por pessoas que não praticam nenhuma atividade fisica?

  58. Olá,comprei um óleo de coco e ele veio sólido,posso aquecer ele em banho maria?Pois acho melhor para consumir,mas perde as propriedades ao aquecer ele?E qual a quantidade posso ingerir,pois nunca tomei,e estou fazendo dietas

  59. Olá,
    Iniciei o consumo de óleo de côco faz quatro dias. Tomo 4 vezes ao dia.
    Por incrível que pareça meu intestino que já é preso ficou mais ainda.
    Por quê?

    Um abraço.

  60. O meu filho tem 11 anos e já tem colesterol alto, o óleo de coco e benefico para ele, e qual a quantidade que ele deve ingerir?

  61. tenho um bebe de tres meses e quero saber se posso tomar o oleo de coco em capsulas.

  62. Eu tomei o oleo de coco e depois de alguns minutos me sinto enjoada e com tontura isso é normal??? obrigada

  63. Olá
    Estou entusiasmada em tomar o oleo de coco pelos seus diversos beneficios, mas o que tenho duvida é se devo tomar em capsulas ou o proprio óleo e qual a diferença?

    Obrigada
    Aguardo atenciosamente pela resposta^^

    1. Sinceramente? Eu acho que em cápsulas ele é apenas mais caro e menos gostoso. Há tantas receitas deliciosas pra preparar com óleo de coco, que me parece um desperdício tomá-lo em cápsulas!

  64. Meu bebe tem tres messes to amamentando ele. Posso tomar oleo de coco?

  65. Meus bbs tem 4 meses, amamento e eles mamam mamadeira tbm, será que posso tomar o oléo de coco em capsula?

  66. Olá!
    qtas colheres de sopa deve-se tomar por dia?
    e qual o equivalente em cápsulas? o de cápsula é concentrado? (se é que tem como concentrar óleo)

  67. tomei o oleo de coco dois dias e ele prendeu meu intestino pq?deveria soltar nao ?

  68. Comprei o Oleo De Coco Extra Virgem em Capsulas porem na embalagem pede-se p/ingeri-lo 2 caps ao dia porem acho pouco entao estou ingerindo 6. 2 de manha 2 a tarde e 2 a noite. Sera que faz mau ultrapassar da recomendacao de 2 caps ao dia e nao 6 no total. Grata. Ale.

  69. Estou tomando oleo de coco extra virgem 2 colheres por dia

    quero saber se é o suficiente e tbm se posso tomar pois tenho triglicerides alto em torno de 360?

    obrigada

  70. to tomando o oleo de coco, e to sentindo muita dor de cabeça e vomito, sera q é efeito colateral do oleo?

    1. Quando a temperatura ambiente cai, o óleo de coco torna-se pastoso e até totalmente sólido se estiver realmente frio. É normal.

  71. amanha faz uma semana que eu to tomando oleo de coco e ja sentir a diferença perdir 2 kg e 200grama estou muito feliz mais claro com uma hora de caminhada e uma dieta saudavel

  72. olá resido em portugal e ouvi falar muito do oléo de côco e queria saber como posso adiministrar o oléo em meus filhos,um tem 12 anos e o outro tem 2 anos,ao qual eu não venha dar uma dose alem do limite.obg

  73. Comprei o oléo de coco estou tomando a mas ou menos 4 semanas, mas sendo q de 3 semanas pra cá passei a ter dores na região do abdome. As dores só aparecem quando eu acordo, e somem depois que eu como alguma coisa! Oque pode ser isso? Estou tomando 3x ao dia, uma colher de sopa. Mas essas dores encomodam muito. As vezes estou dormindo e acordo sentindo essa dor. Ai tenho que comer alguma coisa para passar..

  74. Gostaria de saber se uma pessoa que tem problemas de CÁLCULOS RENAIS pode consumir cápsulas de ÓLEO DE COCO.

  75. Olá…. vi que outras pessoas estão com a mesma dúvida, porém não vi resposta até agora…. Será que pode nos responder? Tomando óleo de coco, meu intestino ficou mais preso, uma pequena dor de cabeça e nada de emagrecer em 3 semanas. Porque não funciona comigo?

  76. meu sobrinho tem 4 anos é tao rececado que precisa fazer lavagem para soltar o intestino, será que é aconselhavel ele usar o oleo de coco…….

  77. bom dia! gostaria de saber, eque eu sou diabetica e posso tomar o oleo de coco?me responda urgente!

  78. gostario de saber como faço para comprar o oleo de figado de bacalhau

  79. oi tenho um bebe que mama só o peito sera que posso tomar o oleo de coco sem fazer ele emagrecer comigo gostaria muito de saber issso espero respostas bjosss

  80. Ola, eu to comendo Oleo de coco Extra Virgem junto com iogurte de coco, pois me da vontade vomitar com o gosto dele. Sera q isso corta o efeito dele? e gostaria de saber se realmente emagrece e quanto devo tomar…eu como 2 colheres de acucar, pq tenho medo de comer muito, pois so comprei por que muita gente disse que é bom para dieta.Se alguem souber o quanto precisa e em ate quantos dias ele emagrece e essas coisas me avisem
    ps: eu faco bastante exercicios fisicos e tenho uma comida balanceada, nao sou gorda, mas tenho um pouco de barriga, e isso me incomoda, por isso estou consumindo este produto :)

  81. Boa Noite,comprei o oleo de coco em capsulas,queria saber como deve ser ingerido? Quantas vezes ao dia? e se posso conciliar ele juntamente com a semente de chia?

    Aguardo Retorno breve.

    Att: Taynara Dias

  82. Olá Pat,
    Eu também gostaria de saber como adquirir o óleo de coco que indicas e Óleo de fígado de bacalhau.
    Obrigada
    Maria Aparecida

  83. Olá Pat, tenho visto muitas pessoas ultimamente achando que o óleo de coco é o liquído mágico que vai fazê-las emagrecer todos os quilos que desejam e, ainda, de quebra, garantir uma saúde inabalável. Mas sabemos que não é bem assim. Não discuto que o óleo de coco tenha inúmeros benefícios, contudo, na minha opinião, o que as pessoas não estão percebendo é que, mais do que um modismo, mais do que um produto mágico que de repente apareceu em todas as mídias, o óleo de coco, assim como a manteiga, é um excelente substituto para os óleos refinados oxidados e cheios de resíduos tóxicos como o hexano e outros derivados de petróleo (é só ver o processo de fabricação nos sites dos próprios fabricantes ou em sites de química). Além do mais, não é a substituição/introdução de um único produto na nossa dieta que vai fazer diferença, mas sim a mudança de hábitos. Minha sogra chama isso de seita, meu pai de radicalismo, minha mãe de ideologia utópica, seja lá o que for, prefiro encarar como ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL. Engraçado é que há quase um ano quando o óleo de coco não era tão famoso assim as pessoas me achavam meio maluca, com tantas restrições alimentares, mas depois dessa mídia toda, todo mundo quer saber porque eu sempre usei o tal “ingrediente fantástico”…. ;) Pois bem, voltando ao óleo de coco, os melhores são orgânico e extravirgem. É bem fácil encontrar e comprar pela internet mesmo, sem frete, pois já há vários fabricantes. Grandes supermercados já estão vendendo também. Tem o finococo, dr. orgânico, copra, enfim, é só pesquisar na net que dá pra achar várias marcas. Nos sites é possível encontrar receitas e dicas de consumo. Aqui em casa eu uso pra tudo: para cozinhar (pois o ponto de queima é bem alto), para fazer molhos, bolos (junto com farinha de coco), para fazer maionese, para colocar em salada com peixe, para passar na pele do meu filho que tem dermatite atópica, para passar no cabelo, enfim, o que der na telha eu uso óleo de coco. Mas fica uma dica pra quem quer realmente sentir mudanças saudáveis em seu organismo: evitar industrializados (de verdade), zero açúcar refinado (não vale substituir por adoçante), zero gorduras/óleos (trans/artificiais/refinados), 100% leite in natura, 100% iogurte natural, 100% frutas e verduras orgânicas, consumir mais cereais integrais aliados às dicas de culinária da Pat, atividade física e ser feliz. O resto a gente vai aprendendo com o tempo. Feliz mês das mães para todas as mamães!!!!

  84. Para Mirian Virginia da Silva,
    Olá Mirian, seguindo as orientações da Pat, eu comprei meu óleo de fígado de bacalhau pelo site da green pasture: veja o link:
    http://www.greenpasture.org/public/Order/index.cfm.
    Eu moro em São Luís-MA e eles entregaram direitinho, via fedex e correios, mas demorou bastante, uns 45 dias. Não tive problemas com alfândega. Paguei no cartão de crédito internacional. Valeu a pena esperar. Eu comprei dois vidros do BLUE ICE™ Fermented Cod Liver Oil – Non-Flavored Non-Flavored (Liquid).
    O cheiro é bem forte (de anchova) e o gosto também, mas meus filhos tomam sem reclamar. Dou puro, numa seringa, antes ou depois das refeições (1 ml 1 x dia).
    Demorei a aderir a um estilo de vida saudável, então como meus filhos já estavam grandinhos, com 4 e 8 anos, acabei tendo que conviver com várias doenças da modernidade, como alergias, asmas alérgicas, dermatites e etc. O óleo de fígado de bacalhau está sendo um excelente companheiro nessa jornada rumo a hábitos mais saudáveis e recuperação da saúde. Meu filho mais velho melhorou em 95% das alergias respiratórias. A demartite melhorou com óleo de coco (uso tópico), além de mudanças de hábitos alimentares. Boa sorte.

  85. Olá Adriana e Pat
    Li em algum blog que precisa de receita médica para retirar o óleo de fígado de bacalhau no correio quando se compra neste ou em algum outro site fora do Brasil. Isto procede?
    abraço
    Maria Aparecida

  86. Maria Aparecida, a Pat também me repassou essa informação, mas comigo não houve problemas. Primeiro, porque acho que o Brasil está adotando uma política de facilitar a importação; segundo, porque acho que pelo pedido ser pequeno, a alfândega não cria problemas. Meu pedido foi entregue direto no meu endereço pelos correios, não precisei ir na agência. O remetente veio identificado do lado de fora, mas sem informações sobre o conteúdo da caixa. A nota veio dentro. Foi meu primeiro pedido, mas assim que começar a usar o segundo vidro vou pedir de novo, sempre em pequena quantidade, assim, caso haja problemas, o prejuízo é menor. Acho que vale a pena arriscar até conseguir comprar lá. Boa sorte.

    1. Adriana,
      Obrigada pela informação. Agora vou me aventurar e encomendar o óleo.
      abraço
      Maria Aparecida

  87. Sou alergica a varias castanhas entre elas a de coco.Apos 14 dias de uso das capsulas de oleo de coco, comecei a ter tosse seca e continua , tenho tambem sinozite alergica sera que não vou poder tomar o oleo de coco? estava me sentindo tão bem.
    aguardo resposta.

  88. ola, gostaria de saber se eu posso tomar o oleo de coco, pq estou amamentando pos o meu bebe tem 1 ano e 2 meses..obrigadas..

  89. Pat! Além dos peixes quais outras fontes de omega 3 e 6 que posso encontrar? Aqui na Serra gaúcha não é facil encontrar peixe de boa qualidade…
    beijos

    1. Leite e derivados provenientes de vacas criadas soltas e pouco processados, carnes de animais criados soltos sem ração.

    2. Leite e derivados provenientes de vacas criadas soltas e pouco processados, carnes de animais criados soltos sem ração. Ovos caipiras também são ricos em omega 3 na gema.

  90. Ah, Pat! Esqueci de perguntar. No caso dos ovos caipiras mesmo se vez ou outra consumirmos com a gema cozida ele não perde esta propriedade?
    E o fígado de gado vale a pena consumir mesmo se não for orgânico?

    1. Quanto mais crua a gema melhor, mas cozida ela ainda é muito boa! O fígado filtra, mas não retém as toxinas. Pode consumir sem medo!

  91. Olá, bom dia. Um amigo estava consumindo óleo de coco e não sei se por coincidência, teve problemas nos rins e o médico suspendeu qualquer tipo de medicamento, e também o óleo de coco, até obter os resultados de alguns exames. Eu estou fazendo uso do óleo de coco há aproximadamente 30 dias e de uns dias para cá tenho sentido dor nos rins. Como percebi que depois de iniciar o “tratamento” com óleo de coco para auxiliar na redução de colesterol, tenho feito muito xixi, gostaria de saber se isso pode ter alguma coisa haver com o óleo de coco e se tiver, se continuar o uso esse efeito pode ocorrer até que meu organismo se acostume?

  92. Obrigada, Pat. Vou ficar mais tranquila e continuar fazendo uso do óleo. Sinto-me bem melhor depois que comecei a usar e apesar das dúvidas sobre as dores, não estava disposta a parar de consumi-lo.

  93. Olá, gostaria de saber se o oleo de coco extravirgem é bom para a doença de alhzeimer e qual seria a quantidade. obrigada e Deus abençoe vcs. Lena

  94. Amamento e meu filho está com 6 meses e pesando 9,300 kg….
    Gostaria de saber se posso tomar as cápsulas de óleo de coco
    Extra virgem? Obrigada.

    1. Anynha, sinceramente acho as cápsulas de óleo de coco um desperdício de dinheiro, são caríssimas!!! Você pode e deve usar óleo de coco, mas tente inclui-la na sua dieta. Aqui no site mesmo você encontra diversas receitas com óleo de coco!

  95. Estou usando o oleo de coco em capsulas e tenho sentido muita asia. o que devo fazer?.abs, Monica

  96. estou tomando o oleo de coco em capsulas e tem me dado asia, o que fazer? abs, Monica

  97. Comecei a usar o óleo de coco Copra ,tive alergias e intolerancia alimentar, então procurei saber do fabricante se há algun conservante ou aromatizante no produto ,pois na embalagem dizia “sem qualquer tipo de química”.Eles me garantiram por e mail q ñ tem nada químico nele.Mas estão mentindo tem sim, tive conjuntivite, azia, cólicas, dores de cabeça lascinantes, gastrite e febre alta e aftas na boca.Sou alergica a alguns conservantes e corantes, procuro ñ consumi-los faço dietas rigirosas, tenho certeza q o óleo tem química sim!Na época eu só consumia ele, então foi ele q quase me matou, isso num único dia. Passei a comprar o coco e fazer meu óleo, tomei por 1 ano, foi muito bom, mas engordei 15 k q havia emagrecido antes de toma-lo. Deixei de fazer e usa-lo faz 1 semana ,tenho a mesma dieta, já emagreci 2 k.Então ele engorda alguns tipos de metabolismos sim, quem quer emagrecer e tem dificuldades, cuidado, 3 colheres de chá ao dia diariamente faz engordar, e muito!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Gloria, eu não ponho a mão no fogo, ms acredito sim que o óleo possa não ter conservantes, simplesmente porque ele não precisa. A questão é que o óleo da copra não é orgânico, então a culpa dos teus problemas pode ser dos pesticidas…

  98. olá pat! gostaria de saber a partir de qual idade posso oferecer óleo de coco para meu bebê que está prestes a fazer seis meses. qual a quantidade diária indicada para um bebê pequeno e que está prestes a iniciar no mundo dos sólidos (até agora foi amamentação exclusiva)

    Obrigada!

  99. olá tudo bem Pat já usei óleo de coco e gostei mais tenho gordura no figado estomatite e quero saber se eu continua tomando vai me fazer mal.

  100. estava tomando 2 capsula de oleo de coco ao dia sendo 1 de oleo de coco 1 de oleo de cartam0 2 vezes ao dia ,mas tive muita dor no estomago e minhas fezes estão amarelada
    é normal?

  101. Pat, boa tarde!!!

    Estou tomando o óleo de coco da Copra há 2 semanas e faz uns 3 dias que está aparecendo carocinhos no corpo todo que coçam muuuuuito, tipo picada de mosquito…
    Essa reação alérgica pode ser por causa do óleo de coco?
    Você já viu algum caso semelhante?

  102. Pat, olá! Bom dia!
    Que marca de óleo de coco disponível no Brasil você gosta?
    O primeiro que usei foi o Copra. Depois disso já tentei outras marcas mas não consigo assim gostar. Em alguns o gosto tem um fundinho marcante (a mim parece de coco passado).
    Agora não sei se é meu paladar pessoal, se o normal é ter um gosto mais acentuado de coco (passado) ou se o Copra é que é bom.
    Eu amo coco, mas tem que ter gosto de coco fresco. Tanto que quando comia “porcarias alimentícias” eu nunca compra as que tinha sabor de coco, por ter gosto de coco velho.
    Beijo.

  103. Olá, tb estou tomando o óleo de coco da Copra desde dezembro de 2012 e estou com um processo alérgico desde aquela data. Eu estava querendo relacionar o que estava me provocando essa alergia e, além do meu medicamento habitual, o qual tomo há 10 anos, passei a fazer uso do óleo de coco. Estou com urticária nos braços, axilas e pernas, tomando corticóide. Não tenho alergia ao coco fresco e nem ao leite de coco – sou nordestina e consumo coco desde criança. Há uma semana comecei uma dieta desintoxicante, especificamente para alergias alimentares, sem glúten, lactose, proteínas e minha nutricionista não comentou nada sobre o óleo de coco. Provavelmente pode ser o óleo da Copra. Vou fazer uma experiência e parar de usá-lo. Voltarei a entrar em contato.

  104. Oi Pat
    Tenho usado o oleo de coco diariamente no preparo de alguns alimentos e atualmente inclui o tallow e o duck fat (ambos grass feed). Vc ja ouviu falar desses oleos? Pelas pesquisas que fiz, me parece serem bons oleos, acho que por enquanto existe apenas nos eua. De qualquer maneira, se vc conhece, gostaria de saber o que vc acha.
    Obrigada, Patricia

    1. Patricia, tallow é a nossa boa e velha banha, que se não for hidrogenada, é tudo de bom!!! A gordura de pato também é ótima, eu uso a que se forma no meu caldo de pato para “fritar” batatas no forno. Fica incrível!!

      1. Obrigada Pat.
        Eu realmente não sabia que era a banha, mas me passou pela cabeça pq tem um cheiro bem parecido, mas sem aquele sabor de ranso eca. Comprei da Fatworks, e parece ser confiável. Infelizmente não tenho uma Pat Feldman por perto para eu comprar essas maravilhas que vc faz. Vou me virando como posso.
        Farei as batatas no forno, obrigada pela dica!

  105. Oi Pat, tudo bom? Tenho uma dúvida sobre o óleo de coco. Desculpe perguntas, mas não encontrei no site nem nos comentários nenhuma referência. Encontrei várias receitas de óleo de coco extra virgem caseiro. Você tem alguma informação sobre isso? É seguro consumir o óleo extraído em casa? Obrigada desde já!

  106. olá, me decidi a parar de usar azeite para cozinhar e margarinas no pão, então me preocupo se não estarei usando o óleo de côco em demasia, pois que passo no pão, faço comida com ele, aliás fiz hoje uma deliciosa carne de porco com ele e, coisa q nunca fazia era comer o molho, hoje me esbaldei porque era de coco; considerando q meu colesterol está um pouco alto, não poderá se elevar ainda mais? minha tia me deu o dela pq disse q ele fez com que seu colesterol subisse um monte, obrigada se me responder, lindo trabalho o seu, abraço.

  107. Querida, ainda mais uma coisa, a algum tempo comprei um potinho de acho q manteiga de côco, passava no pão, tinha um sabor muito suave mas não tinha gosto de côco, era um quase gosto de nada, comprei esta semana e o gosto era o mesmo, adquiri aqui na minha cidade numa casa que trabalha o coco, penso q talvez essa manteiga do coco seja feita aqui, mas o da copra q minha tia me deu tem um sabor caracteristico de coco, é assim mesmo ou a minha manteiga de coco sem sabor e sem cheiro de coco pode ser ¨batizada¨?

  108. Eu tenho certeza que óleo de coco faz mal ,estou de cama, dores de cabeça na barriga e diarreia , comi uma colherinha só e fiquei assim .

    1. Eu tambem. Duas colheres de sopa ontem diluidas em cha e leite e hoje depois de almocar comecei a sentir nauseas. 4 Horas depois a maior diarreia da minha vida. Senti que tinha a bexiga no sitio do anus com tanta agua que saia. No entanto, sempre utilizei para fritar em substituicao do azeite e nunca tive problemas.

  109. Olá! Gostaria de saber se vc recomenda a compra dos óleos de coco importados, por exemplo das Filipinas ou Índia, pois são muito mais baratos? Exemplo: Marca UNICO, 5,4 L por R$ 145. Estou bem receoso, pois sempre fui meio contra esse negócio de comprar COMIDA IMPORTADA. Qual a sua opinião, me dê uma luz.. hehehehe

    1. Lucas, há 10 ou 12 anos atrás eu só encontrava óleo de coco importado!! Comprei durante um bom tempo e só parei porque o meu contato parou de importar! Essa marca em particular eu não conheço, portanto não posso opinar!

  110. Olá! Comprei 3,6 l de óleo de coco Copra. Na embalagem diz que devo consumir em 45 dias! Caso não consiga consumi-lo nesse prazo devo descartável-lo? Como acondicioná-lo? Posso usar garrafas Pet? Devo colocá-lo na geladeira? Aguardo suas orientações! Obrigada!

  111. 3- Quem não pode seguir uma dieta com o Óleo de Coco Virgem ? Há restrições ?

    Olá! achei um artigo sobre o óleo de coco que talvez possa ajudar nas respostas destas possiveis reações alérgicas que o coco provoca:
    De uma forma geral, não há restrições. A alergia ao coco é ocorrência rara. Pessoas que consomem pouca gordura devem começar a ingerir o óleo de coco virgem em pequenas quantidades e aumentar gradualmente o consumo. Raramente, algumas pessoas com candidíase ou parasitoses intestinais, experimentam algum mal-estar temporário decorrente da ação germicida do óleo sobre esses microorganismos. Esse tipo de ocorrência não contra-indica a continuidade do uso, e na verdade, demonstra mais um dos efeitos benéficos desse óleo tão versátil. Consulte sempre o seu Médico ou Nutricionista, caso você esteja em tratamento de alguma doença
    a fonte foi esta aqui: http://www.superzen.com.br/perguntaserespostas.aspx

  112. Oi pat! Comprei um oleo de coco extra virgem prensado a frio nestas barracas de beira de estrada no nordeste, numa regiai de cocais. Ele mal tem rotulo uhauha bom, coomo q posso ter ctza de que nao comprei gato por lebre? Ele eh transparente, parece ser beeeem puro, diferente das versoes de suoermercado que ja comprei (umas eram ate amareladas!). Sabe se tem alguma “prova” pra eu sabe se eh oleo de verdade? (Alem do cheio e aspecto, claro… Mas eh w ja fui tao enganads nestas barracas w sempre fico com o pe atras!!) abracos!!

  113. Minha mãe faz óleo de coco há décadas, mas aqui em casa usamos como anti-inflamatório para ferimentos…

  114. Estou grávida de 6 semana posso começar a tomar óleo de coco extra virgem e quantas colher ….

  115. óleo de coco cura alzheimer? Quantas colheres de massa de óleo devo dar para uma idosa de 72 anos?

  116. Boa tarde,
    Pq o óleo de coco extra-virgem é vendido em vidro transparente? Eu faço o meu em casa sem levar ao fogo e sob o abrigo da luz. Quando tá pronto vai para uma garrafa de azeite que é escura.

  117. Joicy, Boa noite!

    “A validade do óleo em condições normais é de cerca de 18 a 24 meses.”
    Não precisa ficar na geladeira.

    Ah, basta ter cuidado com a luz solar direta. O vidro pode ser transparente pq ele não tem ômega.

    Essas informações estão no próprio texto.

    Obrigada!

  118. Ola. Esquentei meu vidro de óleo de coco, que estava sólido, em agua quase fervendo, por 5min aproximadamente. Desde então ele não voltou a solidificar, apesar da temperatura do ambiente estar abaixo de 25 graus, com certeza. Isso pode ter prejudicado a qualidade do óleo, e seus benefícios? Há necessidade de me desfazer desse óleo? Porque não voltou ao estado sólido? Obrigada

  119. Boa noite! Comprei um óleo de coco em uma loja de produtos naturais, so que ele é bem escuro. Serve para o cabelo, é natural mesmo?
    obg desde ja.

  120. Oi Pat! Parabéns e Obrigado pelo site! Depois de muitas pesquisas, incorporei o óleo de côco na minha dieta. A dose diária que descobri foi de 3,5 colheres de sopa. Está correto? Não tenho tempo para cozinhar, então tomo na colher mesmo. No primeiro dia tomei 1 colher de sopa no café e em 20 minutos estava no banheiro…rs Diminui para 1 colher de sobremesa e aconteceu a mesma coisa…rs Nunca tive intestino preso.(pelo contrário…rsrs) O que me sugere e/ou aconselha? Muito Obrigado!

    1. Desculpe Pat, sei que está correto a dose diária… (a informação está no seu site mesmo…rsrsrs) E também não acho que tenha alergia… Será que levarei anos (kkk) para consumir essa dose? Obrigado mesmo!

    2. Óleos tendem a soltar o intestino mesmo, é comum e excelente para quem sofre com prisão de ventre. Eu sugiro que você comece bem aos poucos, doses mínimas, e vá aumentando bem devagar.

  121. Boa noite!

    Gostaria de saber se o óleo de coco é indicado para o bronzeamento, ou seja, passar o óleo de coco na pele e ficar exposta ao sol.

  122. Olá bom dia. Precisava tirar uma dúvida: não sei se você é médica ou nutricionista, mas vi que conhece bastante sobre o óleo de coco. Gostaria de saber a quantidade diária para meu bebé de um mês. Não consegui amamentar então meu bebé não terá a mesma imunidade, mas sei que o acido laurico aumenta as defesas imunológicas, mas não sei a quantidade necessária. Aguardo a sua resposta. Muito obrigado

    1. Marcia, eu sou culinarista, mas mesmo que fosse médica ou nutricionista, não poderia te recomendar uma quantidade exata sem ver o seu bebê. O óleo de coco é excelente mesmo, meus filhos consomem “desde sempre”! Você já conversou com o pediatra para saber se ele tem alguma ideia?

  123. Fiquei encantada com esse produto,já faço uso desse oleo extra virgem,e digo tive câncer de colo do intestino e tinha muita diarréia,por honra e glórias do Senhor eu não tenho mais isso,graças ão crédito que dei ão oleo de coco

Comentários estão encerrado.