Como aproveitar o soro de iogurte na sua cozinha

by Pat Feldman on 03/12/2013 · 101 comments

in Alimentação, ARTIGOS, Dicas de Cozinha, MAIS...

Screen Shot 2013-12-03 at 20.45.37Em primeiro lugar, vamos fazer as apresentações formais! Para quem não sabe, o soro de iogurte é exatamente a mesma coisa que muitos conhecem pelo nome em inglês: whey protein. Sim, o tal whey protein que os “ratos de academia” adoram, nada mais é do que soro de iogurte (algumas pessoas o denominam soro de leite fermentado, que dá no mesmo) processado de alguma forma que o transforme em pó. Mas veja bem, eu disse PROCESSADO, o que na minha opinião é sempre uma preocupação, porque processos industriais em geral destroem muito ou tudo o que um alimento tem de bom…

Aí outro dia desses eu resolvi fotografar e publicar no meu Instagram o processo que uso para separar o soro do iogurte, do jeito que eu explico AQUI, e um montão de gente ficou perguntando como e quando podemos usar o soro, como armazená-lo, quanto tempo ele dura, etc. Aí, é claro, eu resolvi escrever um texto especialmente falando sobre o assunto, porque esse líquido precioso – o soro de iogurte – merece toda a nossa atenção!

CLIQUE AQUI para se cadastrar e receber novidades da minha cozinha em primeira mão!!!!

O soro de iogurte é um líquido precioso e vem sendo usado na alimentação tradicional por séculos. Na Islandia o soro de iogurte é largamente usado na conservação de alimentos, e na Grécia o soro de iogurte é conhecido como “água da cura”. Até pouco tempo atrás alguns SPAs na Europa recomendavam o uso do soro de iogurte para o tratamento de diversos males, como por exemplo gota, anemia, artrite e até tuberculose.

O soro de iogurte caseiro é uma excelente fonte de minerais, aminoácidos essenciais e lactobacilos. Um estudo de 2000, da Arkansas Children’s Nutrition Center concluiu que o soro de iogurte pode inclusive auxiliar na cura do câncer.

Segundo os mais antigos, uma colher de sopa de soro de iogurte num pequeno copo de água após as refeições ajuda na digestão. É um bom remédio para manter os músculos sempre renovados. Para mulheres que sofrem de candidíase, um “banho de bacia” com água morna e um punhado de soro de iogurte, pode ajudar a aliviar o problema. Uma estudiosa da alimentação tradicional que conheci há alguns anos num congresso que fui nos Estados Unidos, contou que pingava gostas de soro de iogurte no nariz dos filhos gripados – ela contou que sempre foi o melhor remédio para vias congestionadas!!

Aqui em casa eu ainda não experimentei tudo o que já ouvi falar sobre uso do soro de iogurte, então vou contar pra vocês o que eu já fiz, e comprovei que realmente funciona!

  • Com o soro de iogurte você pode produzir incríveis conservas caseiras. Tem conserva de pepinos, chucrute – a tradicional conserva de repolhos, kimchi – uma iguaria coreana, mini cebolas em conserva, beterrabas em conserva e o que mais a sua imaginação mandar. Conservas lactofermentadas são alimentos mágicos, no sabor e nos benefícios. – CLIQUE AQUI para ler mais sobre os benefícios da lactofermentação – Por serem fermentados, seus sabores e cores evoluem o tempo todo. A fermentação ativa uma série de enzimas que potencializam tudo de bom que cada alimento tem. Uma festa!
  • Com pequenas quantidades você também usa o soro de iogurte no preparo das mais variadas e deliciosas bebidas – que muitas vezes chegam até mesmo a ficar borbulhantes!! E quem é que precisa de refrigerante industrializado e lotado de porcarias químicas, quando pode fazer em casa refrescos naturalmente coloridos e borbulhantes?!? Aqui em casa os campeões são o Gatorade Caseiro, Ginger Ale e a “Root Beer” de Açafrão (essa última a minha favorita), mas dá também pra fazer refresco fermentado com frutas cítricas, com uvas e até jabuticaba!! Dá pra fazer uma versão caseira de Yakult, que não fica igual ao comercial, mas que fica bem deliciosa!!
  • Grãos de molho! Sim, o soro de iogurte é perfeito para deixar grãos de molho. Eu já expliquei esse assunto detalhadamente AQUI, mas para resumir rapidamente: é importante que seus grãos fiquem algumas horas de molho – de 6 a 24 horas, ou até mais, dependendo do grão. Nesse molho é importante que o meio seja levemente ácido. Para isso você pode usar gotas de limão ou vinagre, mas o soro de iogurte é ainda mais vantajoso, porque além do meio ácido, fornece lactobacilos, as bactérias do bem.
  • Pensando na moça que pinga soro de iogurte no nariz dos filhos gripados, eu decidi que facilitaria a minha vida e a dos meus filhos – porque pingar qualquer coisa no nariz me dá uma aflição absurda: coloco uma xícara de soro de iogurte na água do banho de banheira, e como a banheira é lugar de folia, onde eles enfiam a cabeça na água e gostam bastante de ficar, com certeza um pouco desses lactobacilos vão para onde devem, as vias respiratórias. O quanto vai eu não sei, mas que a gripe sempre melhora, isso melhora!

Por enquanto é isso pessoal, e acho que só com essas dicas vocês já terão bastante “divertimento” com o soro de iogurte que passarão a guardar com carinho em suas geladeiras a partir de hoje!

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Periscope: PatFeldman

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 101 comments }

Monica March December 4, 2013 at 0:46

Que post bacana! :)

Mas quanto tempo podemos guardar o soro em geladeira?

Abs!

Pat Feldman December 4, 2013 at 3:45

Monica, o soro dura muitos meses na geladeira, acondicionado em potes ou garrafas fechadas.

Monica March December 4, 2013 at 7:50

Obrigada, Pat! :)

Ana December 4, 2013 at 7:42

Como fazer o soro?

Pat Feldman December 4, 2013 at 10:58

Ana, no artigo há links para a receita. testa lá!

Ludmila December 4, 2013 at 7:49

Paty, qual o filtro q vc usa na sua água? Usa a água fornecida pela sabesp ou tem algum fornecedor?

Pat Feldman December 4, 2013 at 10:57

Eu tenho um filtro de barro e um filtro Brastemp.

Ludmila December 4, 2013 at 11:15

mas é água de abastecimento SABESP?

Pat Feldman December 4, 2013 at 16:52

É!

carlos March 24, 2014 at 9:59

Se consomem orgânicos e se preocupam com a saúde, não deveriam usar água química. Já estudei muito este assunto. Tenho comprado água mineral na banca de orgânicos do Jatobá. Pego lá todo sábado de manhã.

Ana Paula December 4, 2013 at 8:31

Adorei o post, confesso que estava esperando por ele! Tenho tomado o soro com o suco verde após a academia. O que você acha dessa combinação? Obrigada querida por transformar a minha vida e da minha família, que Deus abençoe vc e a sua família e retribua em dobro o bem que vc faz! bjs

Carollinne December 4, 2013 at 12:46

Pat, outro dia li no jornal aqui de SC que itens como o ‘soro’ e derivados do trigo, centeio e algo mais, atrapalham o organismo de um AUTISTA…’não que eu tenha nada com isto’, mas este dado me gerou um pouco de insegurança no consumo que passei a fazer do soro. Será que nos organismos normais há algum limite ou restrição para este uso??
Desde já obrigada pela suas matérias!

Pat Feldman December 4, 2013 at 16:51

Carollinne, os autistas em geral possuem uma sensibilidade à caseína, que é a proteína do leite e está presente no soro de iogurte, portanto deve ser evitada por eles. Em pessoas ditas normais, isso em geral não causa problemas.

Lara M December 5, 2013 at 2:16

Pat, mencionei dia desses um sal que ganhei, é este http://www.bombayherbsspices.com.br/produto/ervas-e-especiarias/sal-rosa-fino/

Este sal que definem como rosa, é o sal do Himalaia, com seus benefícios?
Fiquei atenta ao fato de estar escrito ”Seu sabor é o típico do cloreto de sódio”
Não é o tal cloreto de sódio que devemos evitar? Desculpe minha leiguice, e pelo link, afinal, não quero fazer propaganda de lugar algum. Confio nas suas indicações. Só gostaria de saber de ti, se este sal, está ok. Já que foi um presente, não uma compra da qual pesquisei, gostaria de saber se ele tem seu aval para consumo.

Lara M December 5, 2013 at 19:59

Custa tanto assim responder, Pat?

Pat Feldman December 5, 2013 at 20:54

Lara, custa muitíssimo responder sim. Eu trabalho demais, e nem sempre consigo responder ocmentários imediatamente – como eu não tenho a obrigação de fazer, mas como gostaria de fazer com todos. Ninguém me paga nada por esse trabalho, faço porque gosto, mas não venha me cobrar dessa forma mal educada, por favor!

Monica March December 5, 2013 at 20:56

Nossa, você acabou de perguntar, moça! Respira e deixa a Pat ter tempo pra te responder. Ela é super atenciosa e seu comentário cobrando ficou super feio.

isabella December 7, 2013 at 19:32

Ótimo, bastante detalhado. Vou incluir este seu link no meu texto sobre coalhada caseira já que no final tem uma notinha sobre o soro. :)

Paloma December 8, 2013 at 9:30

Pat, as panelas revestidas de Teflon fazem mesmo tanto mal assim? Se forem usadas com cuidado? No momento é o de melhor custo, estou de olho num conjunto de panelas de bom aço inox, mas estão bem caras, pelo menos para mim.

Pat Feldman December 8, 2013 at 16:51

Paloma, panelas de inox boas são realmente caras, e as de teflon são realmente ruins. Mas sinceramente? Acho que a nossa saúde vale qualquer dinheiro!! Se o jogo completo fica caro demais pra comprar inteiro, de uma vez só, compre uma panela por vez, mas compre as melhores para sua saúde. Eu fiz assim aqui em casa!

rosália vale December 8, 2013 at 21:30

Pat,

escrevo-lhe para compartilhar uma experiência com o soro de iogurte. depois de ler esse post, especialmente quando vc citou sobre o soro para lavar as narinas (que a norte-americana lhe informou fazer), resolvi testar. Tenho rinite alérgica crônica e como não uso aquelas porcarias que os médicos gostam de passar, sofro muito com nariz entupido, espirros, tosse e garganta seca, especialmente ao acordar. Normalmente, lavo as narinas com soro fisiológico. Mas resolvi testar a dica da norte-americana sobre pingar diretamente o soro de iogurte nas narinas. Nestes poucos dias, tenho lavado pela manhã e a noite. Posso já dizer que, já percebi uma melhora. Já não acordo mais com a garganta seca e a tosse seca já diminuiu. Alguém poderia dizer que é o tal efeito placebo. Mas, o que importa é que até agora já se mostrou muito melhor que o soro fisiológico. Grata mais uma vez por sua boa vontade e paciência em manter este precioso blog. abraços.

Janete January 3, 2014 at 7:10

Olá, Pat, prazer em conhecê-la. Tenho seguido seu site e outros a respeito de alimentação natural, que procuro praticar. Tem sido um aprendizado constante, só que tenho lido coisas conflitantes, quanto mais eu pesquiso mais dúvidas aparecem. Li uma vez que o soro extraído do iogurte é puro carboidrato, por isso eu sempre o desprezo. Onde posso ler matéria mais científica sobre esse soro? Um abraço e obrigada por tudo.

Pat Feldman January 3, 2014 at 9:02

O livro The Nourishing Traditions fala um pouco sobre o assunto. O soro é pura proteína!

Juce November 23, 2015 at 11:27

Janete, o componente do soro é a proteína, o carboidrato do leite é bastante degradado durante o processo de fermentação, as bactérias usam o açúcar e produzem ácido, por isso quanto maior o tempo de fermentação, mais ácido e menos carboidrato. O soro é a base de produtos com o whey protein. olhe os ingredientes que vc verá sempre em primeiro “proteínas isoladas do soro de leite”, então não joga fora não que é proteína.

Maria Gabriela January 28, 2014 at 22:49

Tenho uma dúvida! Seguindo a lógica… se o “soro de iogurte” é o bendito “whey”, é por que ele é proteico, certo? Mas já li em alguns lugares que é no soro que a lactose se concentra. Fiquei confusa, pois é totalmente contraditório! O que você me diz?

Pat Feldman January 29, 2014 at 7:21

Maria Gabriela, na verdade quando o leite se transforma em iogurte o teor de lactose dele diminui drasticamente, e quando o soro é separado do creme, o pouco que resta de lactose ali, fica no creme, e não no soro.

Maria Gabriela January 29, 2014 at 16:20

Ah bom… Ufa! Achei que eu estivesse enlouquecendo…hehe. Obrigada

Danilo Lima February 2, 2014 at 1:32

Pat,
comprei leite pasteurizado pra fazer esse processo que você ensina, mas ele veio azedo. Fui ferver e descobri que isso faz o leite coalhar. Tudo bem, coei ele no pano e fiz manteiga com a nata. Mas o soro que sobrou não é igual a esse que você ensina fazer porque eu fervi e matei as bactérias, correto? Mesmo assim guardei esse soro vou adicionar iogurte para fermentá-lo, dessa forma eu posso salvá-lo, correto?

Pat Feldman February 3, 2014 at 18:21

Danilo, na minha opinião esse leite não é assim tão garantido, porque você simplesmente não sabe se é bactéria que fermentou esse leite é do bem ou do mal.

Bernard February 7, 2014 at 9:55

Parabéns pela postagem!
Estou fazendo em casa o processo de fabricação de Iogurte “grego” e já havia lido sobre os benefícios do soro do leite, portanto estou ingerindo o soro puro além de tomar o iogurte numa consistência mais saborosa.
Você tem alguma dica de qual leite usar pra aproveitar melhor essas proteínas? Atualmente tenho feito iogurte com Leite Desnatado de caixinha. De 1 Litro que uso na Iogurteira 600 ML viram soro.
Gostaria, se possível, que me desse uma dica de qual leite usar. Lembrando que meu interesse é mais no soro do leite do que propriamete no Iogurte “Grego”.
Obrigado!

Pat Feldman February 7, 2014 at 13:04

Bernard, quanto menos processado o leite, melhor! Eu sugiro o leite fresco, daqueles que vem na geladeira do supermercado, e na versão integral, que é como o leite é naturalmente. Se você tiver acesso a leite fresco orgânico, de vacas criadas soltas, mil vezes melhor!!

Ana Sacchi March 25, 2014 at 12:04

Pat! Amei esse artigo!
Eu uso kefir e guardo o soro até pra regar minha mini-horta, pois sei que as plantinhas amam. Nada se perde! Muito obrigada pelas suas dicas que são sempre maravilhosas! Sou fã do seu trabalho!
Abraços!

Patrícia March 30, 2014 at 21:30

posso usar o soro para fazer a ricota e como proceder? Obrigada

Rha May 21, 2014 at 16:23

Olá! Tomo suco verde todo dia pela manhã. Sabe me dizer se posso usar esse soro do iogurte (ou metade dele) nesse suco? Desde já, muito obrigada!

Rha May 21, 2014 at 16:36

Perdão, estou deixando outro recado pois não me expressei direito ali. No caso de poder usar o soro no suco verde, quando digo “metade” é tipo: Se uso 200ml de água, posso usar 100ml de água e 100ml do soro ou 200ml do soro pode? Ou na verdade é melhor não usar soro no suco? rsrs Agradecida!

Pat Feldman May 23, 2014 at 14:55

Entendi direitinho Rha, e pode usar soro no suco verde sim. Eu não chego a colocar metade água metade soro. Uso 1 ou 2 colheres de sopa por copo e o gosto não muda nada, mas a gente super ganha os benefícios dos lactobacilos. Depois conta pra gente se usando meio a meio água e soro muda muito o gosto.

Rha May 26, 2014 at 0:57

Muito obrigada pela atenção, Pat! Depois que vc disse que usava 1 ou 2 colheres, me deu medo de ficar forte rsrs Usei 50ml do soro e 150ml de água. Ficou bem suave, quase nem altera nada, é bem sutil. Muito obrigada pela dica! Beijos!

Simone June 21, 2014 at 11:43

Muito bom!
Tentarei fazer um receita. Veremos..

Tamires June 27, 2014 at 10:54

Amei as dicas e as explicações. Não fazia ideia do quanto o soro é versátil.

Cristine August 3, 2014 at 18:15

Boa noite Pat, adorei suas dicas e virei fã. Estou procurando dicas de uso do soro de leite e já as encontrei aqui. Fiquei com uma dúvida, não sei se tem essa resposta, mas de qq forma não a encontrei. Você sabe quanto tempo o soro fica conservado em geladeira ?
Muito obrigada.

Pat Feldman August 3, 2014 at 20:52

Cristine, dura fácil fácil uns 6 meses. O melhor é armazenar numa garrafa de vidro!

janaina September 12, 2014 at 10:00

Pat, parabéns pelo trabalho. Adoro suas receitas e sites. Fiz a conserva de cenoura e gengibre que vc ensina e ficou deliciosa. Fiz com o soro! e vejo os beneficios imediatamente. Mas tem uma coisa, tenho candidiase recorrente e estou fazendo tratamento. A médica cortou o leite, mas como já tinha feito a conserva resolvi testar. E…..parece piorar a minha situação ginecológica e fiquei curiosa. Quem tem alguma alergia ou intolêrancia nao pode de jeito nenhum? Porque a lactose foi embora, não? será que piora para melhorar?????

Pat Feldman September 14, 2014 at 20:13

Janaína, há uma forma de preparar a conserva sem nenhum derivado do leite, mas será que é realmente esse pindo de soro que está te piorando? Uma médica inglesa que conheci recomenda inclusive o ‘banho de bacia’ com água morna e soro de iogurte no combate à candidíase, com sucesso!

Fabi Guerra September 17, 2014 at 17:01

Pat, quanto tempo posso deixar o soro guardado na geladeira? Abs.

Fabi Guerra September 17, 2014 at 17:04

Ops, acabei de ver lá em cima no primeiro comentário!

kaio September 24, 2014 at 20:36

Ola estou tomando o soro puro ,pois estou treinando na academia para ganho de músculos VC sabe se o soro seria o mesmo efeito do whey proteínas?

Pat Feldman September 26, 2014 at 15:19

Kaio, whey é o termo em inglês para soro de leite fermentado, ou o soro de iogurte. São exatamente a mesma coisa, apenas o que se vê por aí é a versão em pó e em geral acrescida de corantes e flavorizantes.

Mia October 12, 2014 at 17:57

Olá Pat, mas e a quantidade de proteínas, como posso mensurar para poder substituir o whey em pó pelo soro? quanto tomamos o whey consigo saber quantas gramas proteinas estou ingerindo, e no caso do soro? Obrigada!

Pat Feldman October 14, 2014 at 21:31

Mia, não sei se é possível mensurar, especialmente em casa, mas consumindo uma dose diária, e tendo uma alimentação variada e rica em outras proteínas, você com certeza não terá deficiência alguma.

Mia October 23, 2014 at 16:55

Oi Pat!
o que eu gostaria de saber mesmo é a informação nutricional, sabe? como uma tabela nutricional de alimentos… em 100mL de soro tem tantos mg de proteína, e qualquer outro nutriente, entende? será que posso encontrar esta informação em algum livro… ?? pela internet tá difícil de eu achar isso… obrigada!

Viviane January 27, 2016 at 20:37

Pat me ensina a usar o soro do Kefir como whey. Antes ou depois do treino, e qual a quantidade????Bjsssssse obrigada

Pat Feldman January 28, 2016 at 7:59

Eu nunca usei assim!! Eu uso em receitas de modo geral, é parte rotineira da minha alimentação, mas sem uma regra ou receita rígida.

Rosário de Portugal October 28, 2014 at 7:28

Estimada Pat
Muito obrigada por ter criado este blog maravilhoso e compartilhar com os que se interessam por estas matérias. Comecei há mt pouco tempo a virar me para estes temas e tenciono mudar toda a minha alimentação apesar de ter 55 anos…fumadora…super gulosa…E do que tenho lido a Pat é a única que nos permite passar da teoria à pratica…Tenho pena que não ande por estes lados..Portugal…Cascais…Tenho algumas dificuldades em começar pois não encontro aqui nada orgânico e o biológico nas lojas de produtos naturais não sei se serão ou não fiáveis. Gostaria de lhe colocar duas questões..a primeira, se concorda com a “receita de Lair Ribeiro” de transformar em produtos biológicos os vegetais colocando de molho em solução de iodo a 2% . A segunda prende se com o facto de sofrer de síndroma de colo irritável..não muito grave…mas incomadativo..posso seguir todas as suas receitas? Muito obrigada e Bem haja

Pat Feldman October 29, 2014 at 13:49

Olá Rosário,

Obrigada pelo carinho lusitano!! Adoraria passar uns dias aí, a passeio e a trabalho! Se interessar, podemos marcar!
Quanto a “transformar convencionais em orgânicos”, não acho que seja possível! Uma lavagem cuidadosa no máximo tira o excesso dos pesticidas!

Rosário de Portugal October 28, 2014 at 9:37

Estimada Pat
Muito obrigada por ter criado este blog maravilhoso e compartilhar com os que se interessam por estas matérias. Comecei há mt pouco tempo a virar me para estes temas e tenciono mudar toda a minha alimentação apesar de ter 55 anos…fumadora…super gulosa…E do que tenho lido a Pat é a única que nos permite passar da teoria à pratica…Tenho pena que não ande por estes lados..Portugal…Cascais…Tenho algumas dificuldades em começar pois não encontro aqui nada orgânico e o biológico nas lojas de produtos naturais não sei se serão ou não fiáveis. Gostaria de lhe colocar duas questões..a primeira, se concorda com a “receita de Lair Ribeiro” de transformar em produtos biológicos os vegetais colocando de molho em solução de iodo a 2% . A segunda prende se com o facto de sofrer de síndroma de colo irritável..não muito grave…mas incomadativo..posso seguir todas as suas receitas? Muito obrigada e Bem haja

Cleusa Coffman November 10, 2014 at 15:34

nossa li tudo que VC escreveu sobre o soro inclusive os comentários , amei. Comecei a fazer o yogurt grego e fiquei pensando porque jogar o soro, agora sei que não vou jogar mais, Pat posso regar as minhas plantas com o soro? Quando vou esquentar o leite para fazer o yogurt ele tem que ferver ou só esquentar nos 46 graus? Obrigada pela sua atenção e carinho.

verdiana November 28, 2014 at 20:07

Suas dicas foram exelentes eu sabia que era bom mas nao tao maravilhoso assim, vcs sao 1000

Parabens
OBRIGADO

jorge luiz January 21, 2015 at 10:34

bom dia , parabéns pelo site, adorei… eu faço cremosinho caseiro , compro leite natural busco numa chacara aqui perto,,so que devido ao aumento de venda e consumo, estou fazendo uma quantia maior do que no começo, so´que o que percebir é que esta almentando a quantia de soro na qualhada,,joigava fora e na verdade ate me atrapalhava na qualidade do cremosinho, por exemplo eu colocava em torno de 16 litro de leite para ferver ai espero mornar ou acabo mornando em banho maria para antencipar , e coloco iogurte natural para qualhar e espero em media 4 a 8 horas dependendo da quantia , para fazer , so que cria muito soro e eu nao sabia como separar, agora sei,kkkkkkkkkkk graças a vc, existe algum processo ou dicas para deminuir a quantia do soro no leite depois de qualhado ou nao ? grato, abraços

Pat Feldman January 21, 2015 at 12:32

Jorge, em geral o iogurte fica com muito soro quando fermenta demais. Experimente diminuir o tempo de fermentação.

Camilla February 1, 2015 at 20:13

Olá Pat! Adoro seu blog e tenho uma dúvida parecida com a do colega lá em cima.
Comprei 2 litros de leite de saquinho para fazer iogurte em casa, porém, quando fui usá-los, percebi que tinham passado 3 dias da validade impressa no saquinho. Mantive eles na geladeira todo esse tempo. Tentei ferver, o leite talhou (ficou o soro no fundo e em cima a gordura), porém, não tinha cheiro de estragado e sim de queijo. Pesquisei e li que poderia fazer ricota separando o soro da “massa”. Fiz a ricota, porém, como você havia dito ao colega lá em cima que esse tipo de leite não é “garantido”, agora estou com medo de consumi-la e aproveitar o soro rs
O que você me sugere?
Beijos e muito obrigada!

Rosane February 10, 2015 at 23:52

Oii. Adorei seu post. Fiquei om algumas dúvidas: e a presença de lactose? uma vez que sou intolerante a este carboidrato. Posso consumir o soro sem receio ou devo tomar a lactase quando ingerir o soro (que eu sempre descarto ao produzir meu iogurte grego). Também fiquei pensando nas bactérias do bem. Elas ficam todas no soro ou também são presentes no iogurte que foi coado? Eu uso leite de caixinha. Por que você prefere o de saquinho?
Bem, fico aguardando suas respostas e desde já agradeço.

Abraço,

Rosane

Nilsa February 13, 2015 at 11:07

Olá, tenho uma dúvida: o soro que sobra ao fazer ricota (mistura do leite com vinagre) é o mesmo que o soro do yogurte? Obrigada.

Pat Feldman February 13, 2015 at 18:42

Não é o mesmo.

Agdalma da Silva April 22, 2015 at 21:57

Gostaria de saber se dá para fazer conserva de pimenta com esse soro.

Pat Feldman April 23, 2015 at 5:37

Nunca fiz, Agdalma, mas creio que dá sim!

Lidia June 9, 2015 at 1:19

Pode se usar o leite em pó integral ou desnatado para fazer o soro?

Pat Feldman June 9, 2015 at 5:31

Não!

Itamar June 26, 2015 at 21:44

Olá, você disse que o soro de iogurte é o mesmo que o whey, falei isto para um amigo que faz academia e ele se interessou em tomar o leite de iogurte ao invés do whey só que ele me pediu para perguntar se ele pode tomar o leite puro ou tem que diluir em água ou outro liquido e tem alguma quantidade que é recomendada para se tomar do leite de iogurte é que ele costuma tomar 20ml de whey antes e depois dos treinamentos,ou seja, 400ml whey e ele esta querendo tomar o leite de iogurte na mesma quantidade.

Pat Feldman July 3, 2015 at 9:24

Itamar, eu consumo o soro regularmente, mas não para os mesmos fins que seu amigo, que quer algo bem específico. Eu acredito que o consumo rotineiro, sem muita neura com quantidades e resultados muito específicos, fará muito bem a ele.

Itamar July 3, 2015 at 18:37

Obrigado pela resposta, ele esta tomando o soro intercalado com o whey e esta gostando muito do resultado.

P.S.: Agora que vi que escrevi leite de iogurte ao invés de soro isso foi por costume já que onde moro e costume falar “leite de iogurte”.

Anaile August 10, 2015 at 14:45

O que me chamou atenção foi ref ao whey…poderia falar mais sobre o assunto ???

PATYLU August 13, 2015 at 13:42

Olá Pat! Amei td….
Tenho uma duvida, se puder me ajudar..
Tive pós gestação um problema de Trombose Venosa Profunda, será que vc teria alguma orientação para que fortaleça as veias, evite novamente essa problema, e também tenho microvazinhos acredito que é da má circulação do sangue, teria algo para ajudar na circulaçao desse fluxo .
Obrigada, e Parabens pelo seu lindo trabalho!!! beijoss

Pat Feldman August 13, 2015 at 19:46

Poxa Patylu, um problema tão específico!!! Creio que o ideal é você consultar um médico especialista e conversar com ele, mas uma recomendação geral, que certamente vale para aliviar e até curar muitos males é uma boa alimentação, variada e o máximo possível isenta de industrializados.
Creio que consumir caldos caseiros, alimentos probióticos como o iogurte, assim como ovos caipiras é um ótimo começo para melhorar o seu estado geral.

PATYLU August 13, 2015 at 13:45

Ah! Pat, esqueçi de dizer que tenho tambem problemas com tireóide, e faço uso do medicamento para acelerar as glandulas tireóideanas, se vc tiver algo que possa me ajudar , nossa ficaria muita grata , pois esse problema é muito ruim , não é a toa que essa glandula , é apelidada de glandula da vida.
Outro beijo!!!! E MAIS UMA VEZ OBRIGADA

Charito Peraza August 16, 2015 at 10:43

Adorei como se faz o soro caseiro do iogurte e as demais informações, porém surgiu uma pequena dúvida, se eu utilizar aqueles coadores de café de nylon que hoje em dia se encontra com facilidade eu vou obter o mesmo resultado.

Pat Feldman August 17, 2015 at 8:38

Charito, muita gente me fala que usa e gosta. Eu testei uma vez e não gostei.

Marya fernandes September 5, 2015 at 8:55

Bom dia! Mil vezes parabéns por toda sua sabedoria, como já tive respostas para quase todas as minhas perguntas, só vou fazer uma, eu uso soro do kefir de leite e de água de kefir ñ sei se é bom ou ruim para diabetes tipo 2, mas eu estou testando há um mês sem medicação, por enquanto estou ótima, desde de já agradeço sua resposta, já fico feliz em fazer a pergunta beijos

Alyne October 5, 2015 at 23:19

Oi Pat,
Achei super interessante o texto e os comentários, tiraram bastante dúvidas.
A minha mãe faz 1 queijo branco todos os dias para vender e ela joga fora o soro. Isso já tem mais de 6 meses.. Nem sabíamos o real poder do soro. Ah, o leite eh direto da fazenda.
Vou falar pra ela guardar agora todas as vezes para podermos usar.
Faço academia e vou tentar ingerir ele puro pra ver se dá resultados.
Bjox

katia November 17, 2015 at 14:53

Alyne, minha mãe tbm faz queijo e o soro não é igual, ja que no queijo usa-se o coalho e em meia hora o leite já coalhou né, já no iogurte usa-se o iogurte natural e o tempo passa para 8 hrs. será que tem os mesmo benefícios?

katia November 17, 2015 at 14:49

Eu uso o soro do iorgute para fazer mais iorgute, e na minha opinião fica mais gostoso (menos ácido), coloco na proporção 200 ml de soro para 1L de leite.

Pat Feldman December 1, 2015 at 14:16

Bom saber!

Danielli January 16, 2016 at 14:03

Boa tarde Pat, eu consumo, em média, 400ml de kefir por dia. Há a necessidade de separar o soro, por trazer algum benefício extra? Obrigada.?

Carolita February 21, 2016 at 21:38

Pat, tudo bem? Gostaria de saber se tudo isso vale também para o kefir. Beijo e abraço!

Pat Feldman February 22, 2016 at 10:08

Vale!

JW March 8, 2016 at 22:22

Pat, consigo fazer picles usando água de Kefir? só tenho Kefir de água aqui mesmo

Pat Feldman March 9, 2016 at 17:36

Sim!!!!

Carlos April 18, 2016 at 13:48

Oi Pat, descobri mais um uso. 1 parte de iogurte, 3 partes de soro e um pouco de mel. Agitar bastante e tomar. Fica suave e super refrescante. Acho que até dá pra por um pouco de sal, como referência a uma bebuda turca deliciosa: Ayran.

Tenho outra dúvida: O soro do queijo tem as mesmas propriedades? Faço meu próprio queijo minas e, como coagulante, uso quimosina. O soro resultante tem a mesma coloração do soro de iogurte, mas o sabor é bem neutro, zero acidez.

Adriana August 2, 2016 at 9:19

Pat e como eu posso usar o soro como whey? Posso tomar ele puro mesmo?

Pat Feldman August 2, 2016 at 9:40

Eu uso sempre como complemento, da forma que descrevi no texto. Como fonte unica de proteína não sei te dizer, mas ele pode ser tomado puro sim, só não é de sabor tão agradável

GABRIELA RIBEIRO TAVARES August 15, 2016 at 11:10

Ola pat, tudo bem? Eu estou com uma dúvida e já pesquisei em vários locais e não consegui achar. Sabemos que o soro do kefir é Whey Protein puro mas vc sabe a proporção disso? Em um copo pequeno de tantos mls quanto equivale um scoop daquelas proteínas industrializadas? Muito obrigada se puder responder.

Pat Feldman August 15, 2016 at 17:29

Eu não tenho essa informação também, e na verdade quando temos uma alimentação bem variada e completa, não acho que isso devesse ser uma preocupação. Produtos industrializados, com substâncias isoladas artificialmente em geral terão uma concetração maior dessa substância, mas isso não necessariamente será melhor ou mais eficiente….

Aline August 17, 2016 at 17:13

Olá estou usando no pós treino.Em 200ml de soro eu tenho quanto de proteína? Desde já muito obrigada

Pat Feldman August 17, 2016 at 17:28

Não tenho essa informação. Eu uso o soro como parte de uma alimentação bem variada e natural, que certamente supre as necessidades básicas de uma pessoa sauda’vel. Creio que uma boa nutricionista, que conheça do assunto, poderá te orentar melhor quanto a valores específicos.

Regina September 6, 2016 at 11:58

Só quero lhe dizer que você é muito inteligente. Não é qualquer um que pensa e valoriza a alimentação tradicional dessa forma racional. Você valoriza a sabedoria que a humanidade adquiriu com séculos de experiência. É a ciência. Você é um anjo. Deus lhe abençoe.

Regina September 6, 2016 at 12:05

E a ciência, eu quis dizer. O conhecimento adquirido empírico é mais a ciência comum de testes mesmo. Parabéns!

Jefferson Iussif ALitolip October 19, 2016 at 15:10

Gostaria de uma receita para fazer o whey protein poderia disponibilizar alguma??fico no aguardo

Pat Feldman October 19, 2016 at 18:04

Está aqui no site. Use o mecanismo de busca e busque por “soro de iogurte”.

valdir roberto da mota January 15, 2017 at 18:27

ola pat,maravilha seu log,parabens,sou de rancharia e estou fazendo molho de pimenta para comercializar,gostaria de saber se esse soro que é extraido nos lacticino fabrica,pode ser usado como o soro,muito obrigado

Angela January 25, 2017 at 14:21

Olá! Você sabe me dizer a quantos graus posso submeter o soro, sem que ele perca suas propriedades probióticas? Porque uma ideia é utilizar para fazer gelatina… já fiz uma vez com o soro do kefir, e quase não apareceu o sabor azedinho. Adorei, mas fiquei com essa dúvida, porque eu dilui a gelatina na água quente, e substitui a outra parte de água (fria), pelo soro.
Agradeço se puder me orientar, obrigada :)

Pat Feldman February 21, 2017 at 6:37

oi Angela, em geral os lactobacilos vão bem até cerca de 45 graus.

Pat Feldman October 27, 2014 at 8:26

Essa informação eu não tenho Mia e realmente não sei bem onde você poderia encontrar. Mas eu sinceramente acho que tendo uma alimentação densa em nutrientes e variada, você supre tudo o que precisa, sem precisar se preocupar tanto com detalhes.

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: