Mingau Matinal de Aveia

by Pat Feldman on 17/05/2016 · 88 comments

in Alimentação, Café da Manhã, RECEITAS

Esta é uma excelente opção para o café da manhã em praticamente qualquer idade. Aos pequenos, espere até depois de um aninho para oferecer – grãos em geral não são de fácil digestão para os muito pequenos.

Eu esperei até um ano de idade para dar qualquer tipo de grão ao meu filho, já que até essa idade, o organismo do bebê é imaturo para digerir grãos.

Para melhor assimilação pelo organismo e maiores benefícios, a aveia do mingau deverá ser deixada de molho na noite anterior, ou até 24 horas antes, para que passe por um processo de lactofermentação. Na manhã seguinte, o mingau ficará pronto em menos de 5 minutos – um verdadeiro mingau instantâneo!

Ingredientes (4 pessoas):

1 xí­cara de aveia em flocos;

1 xí­cara de água morna + 2 colheres (sopa) de soro de iogurte fermentado;

1 xí­cara de água + 1/2 colher (chá) de sal;

Manteiga orgânica;

Mel orgânico puro

Canela em pó à gosto

Modo de Preparo:

Misture a aveia com a combinação de água morna e soro.

Deixe repousando à temperatura ambiente por 7 a 24 horas.

CLIQUE AQUI para entender porque é importante deixar a aveia previamente de molho.

Leve a xí­cara de água e sal à fervura. Eu gosto de juntar uma pitada generosa a essa água.

Adicione a aveia que foi deixada de molho – não precisa escorrer nesse caso -, reduza o fogo ao mí­nimo, tampe e deixe assim por 4 minutos.

Enquanto isso, aproveite picar algumas frutas para misturar ao mingau pronto. Aqui em casa banana é sempre a eleita.

Retire a aveia do fogo, acrescente uma boa quantidade de manteiga orgânica (que você pode substituir por óleo de coco extra virgem, ou ainda usar um pouco de cada), 1 a 2 colheres (sopa) de mel orgânico puro ou maple syrup ou rapadura a gosto (mas cuidado para não exagerar).

Eu polvilho com um monte de canela em pó, porque fica ainda mais delicioso!!!!!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 82 comments }

Grayse May 8, 2007 at 11:58

O mel pode ser substituido por mel de abelha? e o so ro, tem algum substituto, se não tem como posso adquirir?

Grayse May 8, 2007 at 11:59

Não gosto muito de aveia, mas fiquei com agua na boca!!!hummm

patblog May 8, 2007 at 12:22

Grayse,

O mel é o mel de abelha mesmo!!

O soro de iogurte até pode ser substituído pelo iogurte natural integral, mas aqui mesmo na comunidade tem a explicação de como obtê-lo – vou fazer o link!

Em geral eu também não sou a maior fã de aveia, mas nesse mingau, fica uma delícia. Da última vez preparei com flocos de quinoa. Ficou bom, mas eu prefiro a versão com aveia.

Tati May 8, 2007 at 20:31

Pat,

Qual a função do sal no mingal? Não fica com sabor estranho?

LÍGIA October 16, 2007 at 9:16

Pat,
A água que a aveia ficou de molho por 24 horas vai junto no mingau ou devo escorrer antes de juntar a aveia à água com sal que está no fogo?

Tatiana November 26, 2007 at 17:04

Eu sempre faco esse mingau de aveia e eh divino! Nao so eh otimo pra saude, pro intestino preguicoso, pro coracao, mas tb eh otimo pra quem esta de dieta pq nos deixa satisfeitos por mais tempo e ALIMENTA! Kyle ama! Tenho ate foto dele se deliciando com mingau de aveia… um barato!

Maria Christina de Sousa December 5, 2007 at 8:23

Se eu ferver as ameixas secas para ficarem molinhas (eu as prefiro assim), estarei comprometendo os nutrientes existentes na fruta?

Paulinha June 6, 2008 at 9:42

Gostaria de saber qual é melhor comer anoite para emagrecer?? sopa ou mingal de aveia? pois fiquei sabendo que mingal de aveia engorada e muito… aguardarei a resposta anciosa …

Ciça July 28, 2008 at 9:21

Olá Pat,

Sou a Ciça da PR. Te escrevo por aqui porque seu orkut é fechado. Será que você não tem uma receita de arroz integral com aveia, já testada, para me indicar?

Obrigada.

Pat Feldman July 28, 2008 at 14:00

Ciça, eu nunca testei nada misturando aveia e arroz, mas imagino que você possa cozinhar grãos de arroz e aveia juntos da mesma forma que cozinha smente o arroz integral.

Não pode esquecer de deixar de molho antes e para deixar mais saboroso, usar o caldo de carne caseiro no cozimento ao invés de água.

Cacau September 30, 2008 at 22:16

Pat, essa aveia eh em graos neh?

Pat Feldman September 30, 2008 at 22:21

Cacau, da última vez eu fiz o mingau, usei uma aveia importada, que era em grãos quebrados em pedaços grandes – mas foi um “tchans” diferente, porque em geral eu uso aveia em flocos grossos, que você encontra fácil na maioria dos supermercados a um preço “normal”.

Cacau September 30, 2008 at 22:53

Pois eh .. fiquei meio na dúvida só de pensar na aveia em flocos de molho. Mas já to indo botar a minha de molho agora pq to meio enjoada de comer pão de manhã (Tenho usado a receita multi uso e adicionei nozes dessa vez.Fica delicioso, mas ando mais amiga de pão acompanhando uma sopinha ou salada do que no café da manhã. Tenho dessas manias às vezes).
Eu achei num emporio natural aqui em Floripa aveia em grãos orgânica. Cozinhei como arroz, mas só com uma pitadinha de sal e noz moscada. Comi com frutas e iogurte, na salada e no final pra aproveitar um restinho ainda botei na sopa, mas nao imaginei os grãos virando mingau ….
Brigadão Pat!
Beijos pra ti e para teus guris!!

Caterine September 14, 2014 at 12:56

onde é esse empório?? ainda existe??

Pat Feldman September 14, 2014 at 20:10

Que empório?

Cacau October 18, 2008 at 13:37

Pat,
Eu testei com aveia em flocos grossos e finos.Com os flocos finos ficou uma “papa” e eu particularmente, achei meio sem graça. Com os flocos grossos fica uns pedacinhos … bem mais interessante.
Já misturei com banana em rodelinhas, com maçãs assadas, com mamão em cubinhos,com côco fresco ralado, com nozes e castanhas picadinhas, só com canela, enfim, dá pra variar muito antes de enjoar.
Eu tinha muitos gases quando comia aveia, mas depois que aprendi a deixar de molho com o soro, nunca mais tive nenhuma reação, pelo contrário, só me faz bem.

Tenho feito com bastante frequencia no meu café da manhã! Mingau matinal, umas frutas e iogurte, nossa! fico super bem alimentada!!

Brigadao pelas dicas!

Beijos!

cris January 27, 2009 at 13:45

Oi Paty,

É obrigatório o uso do soro de iogurte? Pois já tentei usá-lo, mas como tenho intolerância intensa a qualquer derivado do leite, sempre passo muito mal quando o utilizo. Tenho feito o mingau sem o soro.

Obrigada

Cris

Pat Feldman January 27, 2009 at 16:35

Cris, é importante o meio ácido para a pré-fermentação da aveia, mas se você não tolera nem mesmo o soro de iogurte, sugiro que você pingue umas gotinhas de limão na água do molho.
Algumas pessoas já testaram e o resultado é excelente!

paola March 7, 2009 at 14:16
patricia March 24, 2009 at 10:51

pat, sou tb da pr..
queria muito receitas de lanches sem leite de vaca e soja…bjus e estou no aguardo..
paty

Free June 1, 2009 at 18:33

Oi Pat, adorei seu site, parabéns.
Agora vamos as dúvidas. Ao fazer o mingau, a água em que a aveia ficou de molho vai junto para o mingau ou devo escorre-la antes de juntar a água fervida com sal?

O congelamento “mata” todos os lactobacilos? Pergunto isso pois ao tentar obter o soro de iogurte, fiquei com receio de deixa-lo muito tempo em temperatura ambiente, e coloquei na geladeira, e ele ficou em contato com a placa interna e houve o congelamento tanto do iogurte que estava na peneira quanto do soro que já havia sido separado.

Pat Feldman June 1, 2009 at 19:34

Free, obrigada pelo carinho!

A água onde a aveia foi deixada de molho não precisa ser escorrida – e na verdade, mesmo que você quisesse, não conseguiria, já que a aveia absorve praticamente tudo.

O congelamento mata sim os lactobacillus, assim como temperaturas elevadas no cozimento, assim aprendi numa palestra sobre o assunto que assisti no ano passado. Porém, mesmo mortos, a simples estrutura dos lactobacillus presentes nos alimentos, é capaz de melhorar nossa saúde geral e especialmente a flora intestinal.

Não precisa ter medo de deixar o iogurte e o soro para fora da geladeira – ali as bactérias se proliferam sim, mas só as “bactérias boazinhas”.

Clívia September 11, 2013 at 13:57

Por isso é importante ler os comentários! rs rs. :) Tinha as mesmas duvidas da Free!

Eu comecei deixando os grãos de molho só na água fria mesmo, fora da geladeira. Depois passei a deixa-los na água morna. Semana passada evolui e inclui as recomendadas gotinhas de limão. Hoje eu me enchi de coragem e fui “preparar” o soro para usar nos graos que colocarei de molho esta noite. Apesar de ter lido e relido – para me certificar -, de que o iogurte poderia ficar fora da geladeira enquanto o soro é separado, fiquei com um receio bem grande e acabei sucumbido ao medo e o coloquei na geladeira!

Realmente não estraga? Nem o soro e nem a parte mais solida do iogurte?

Obrigada pela informações que vc publica! Descobri o seu site enquanto lia o blog da Sonia Hirsch e desde então virei fã! :) Um beijo!

Pat Feldman September 11, 2013 at 18:41

Clivia, iogurtes e queijos são formas fermentadas que o homem achou para conservar o leite. O iogurte de verdade nunca estraga, ele só fica mais e mais azedo com o tempo, e a nossa cultura atual, altamente açucarada, despreza o azedo…. Não estraga, garanto! (se estragasse e fizesse mal, minha família e eu não estaríamos mais nesse mundo!)

Carla January 27, 2010 at 1:54

Quero fazer este mingual para o meu bebê, mas SEM AÇUCAR. Depois conto se ele goutou. Beijos!

Pat Feldman January 27, 2010 at 7:23

Carla, eu não daria nenhum tipo de grãos ao bebê antes de completar um ano de idade.

sylribeiro February 7, 2010 at 11:51

Oi, Pat vale o mesmo para farelo de aveia? e para o farelo de arroz?
quando vc cozinha arroz integral tambem deixa ele de molho?
abração e obrigado pela receita.

Pat Feldman February 7, 2010 at 19:10

Syl, tudo deve ser deixado de molho sim!

tiana oliveira March 6, 2010 at 15:25

Pat, qual o rel motivo de não dar grãos aos nenéns até 1?Digestão?
bjão

Pat Feldman March 6, 2010 at 19:44

Tiana, os grãos são de difícil digestão, principalmente para bebês, que ainda não têm o sistema digestivo completamente amadurecido.

sylribeiro May 12, 2010 at 20:29

Oi, Pat, tudo bem?
hoje fiquei sem mel e sem oleo de coco para o mingau.
tenho manteiga em casa, mas é com sal ( comprei por engano aquela president com flor do sal, mas é uma delicia ) e tenho tambem oleo de nozes, o huille de noix, que comprei por indicação.
anteontem usei esse oleo de nozes e tive uma constipação brava no dia seguinte!
fiquei na maior duvida se esse oleo “prende” o intestino, vc sabe?
imagina, tudo indo tão bem, nao quero estragar por ignorancia.
obrigado e abraços!

Pat Feldman May 12, 2010 at 20:44

Syl, o óleo de nozes só não deve ser aquecido, já que está no grupo das gorduras mais delicadas. Quanto a causar constipação… Será? Os óleos em geral, bons ou ruins, costumam “lubrificar” nosso sistema digestivo, facilitando o funcionamento adequado do intestino.

Carol Daemon May 24, 2010 at 11:25

Oi Pat, vendo as fotos do mingau, reconheci a manteiga, gergelim, canela, passas… mas fiquei na dúvida sobre uns “pedaços brancos” por cima. É queijo de cabra, iogurte?
abs e obrigada,

Pat Feldman May 24, 2010 at 12:52

Os “brancos” são pedaços de manteiga de coco.

Edna Viana May 24, 2010 at 16:28

eu fiz o mingau, mas achei que ficou com gosto de leite azedo, é assim mesmo, ainda não preparei o feijão, então pergunto ele também fica com gosto de leite azedo?

Edna Viana May 24, 2010 at 16:31

gente essa carinha é de mau humor, eu não escolhi isso, mas sempre sai isso quando faço um comentário. Já me cadastrei no site e postei uma foto, mas só sai essa carinha horrível, não mais q a minha é claro, bjs.

Pat Feldman May 24, 2010 at 18:38

Edna, aquela carinha feia estava feia memso, né!! Eu mudei o padrão dos avatares, e esse bichinho novo ficou mais engraçado! Eu queria apenas flores, masnão sei como acrescentar um novo padrão….

aparecida April 9, 2011 at 11:21

Eu quero entender qd vc diz q não daria grão ao bebê, se refere tb ao mucilon de arroz ou milho, tenho um rapazinho de 6 anos e uma bebêzinha de 4 meses(Thiago e Gisele). Qd eu tive meu filho, não me informeu muito em como cuidar dele, não quero repetir os mesmos erros c minha bebê, por isso leio sempre seus artigos e vou tentar fazer o q eu puder p melhorar a saude dos meus amores. Eu ainda não dei água p minha bebê, apesar de aqui ser muito quente, pretendo fazer isso hoje(09-04-11), graças a Deus tenho bastante leite(q até chega a me incomodar) e quero começar a dar p ela água de cocô, o q vc acha? Beijos..somos de IMPERARTRIZ-MA.

Pat Feldman April 9, 2011 at 17:00

Aparecida, se você tem leite de montão, alimente-se muitíssimo bem e nem se preocupe com o resto. Quando falo em grão, penso em arroz (integral ou branco), feijão, lentilha, grão de bico, etc. Mucilon é industrializado, então seja o que for, eu não recomendo DE JEITO NENHUM!!!! A natureza oferece aquilo que precisamos, só nos resta aproveitar ao máximo!

aparecida April 9, 2011 at 11:27

OPS!!!!!DESCULPE O ERRO, É IMPERATRIZ-MA. MINHA PRINCESA ESTÁ AQUI NO COLO E NÃO PARA DE PULAR.

Dinalva November 25, 2011 at 12:51

Oi Paty, penso em fazer sem adicionar a manteiga…e sim acrescentar o oleo de coco ou de linhaca. O que vc acha? Obrigada! Bjs

Pat Feldman November 25, 2011 at 12:57

faz com óleo de coco somente. O óleo de linhaça é delicado demais para ter contato com o calor, mesmo adicionado depois de pronto.

Monica January 11, 2012 at 11:43

Oi Pat, PARABÉNS pelo site, maravilhoso!
Esse tem sido a mais ou menos uns 6 meses o cafe da manha da minha filha de 21 meses, ela adora.
Deixo a aveia de molho com iogurte organico natural integral com acidophilus e cultura bifidus da marca Ja. Ja que nao fasso, alias nunca fiz iogurte em casa, optei por essa marca que me parece ser muito boa. Coloco tambem uma colher de cafezinho de oleo de coco da marca Vitaquell, muito bom por sinal. E ralo uma maca organica. Nossa a Sophia come um pratao desse mingau! Nem preciso falar que eu fico super feliz! Ate porque a Sophia ainda mama no peito, e nunca comeu acucar refinado, nunca mesmo. Cuidamos muito da alimentacao da Sophia, ate porque aonde moramos as criancas comem frituras, acucar direto, nos restaurantes o menu para criancas é só o que tem, frituras, salsichas, e doce…Tem o famoso Wiener Schnitzel que é muito pedido e super bem visto por todos, menos por mim rsrsrs…As suas dicas sao otimas, aprendi a fazer o verdadeiro mingau de aveia com voce!
Muito obrigada pelas dicas, tenho certeza que seus Worshops sao imperdiveis, um previlegio pra quem mora no Brasil!
Grande beijo, Monica!

Ana May 13, 2012 at 15:34

Por que a aveia (alpiste etc) precisa ficar de molho e a linhaça não?

tairis August 30, 2012 at 1:39

também pode fermentar a aveia em flocos quaker?grata.

Pat Feldman August 30, 2012 at 5:43

Pode e deve!

Max Soares December 3, 2012 at 20:38

Se eu não tiver o soro do iogurte, serve um pouco do próprio iogurte pra fermentar a aveia? costumo comprar o iogurte natural da Nestlé e ele vem bem homogêneo, não vem com soro não.

Max Soares December 3, 2012 at 20:51

Ah sim, caso eu volte a ter tempo de fazer meu próprio iogurte, posso deixar o leite fermentando junto com a aveia ou a fermentação de um pode prejudicar a fermentação do outro?

Pat Feldman December 3, 2012 at 21:36

Melhor fazer uma ocisa de cada vez: primeiro o iogurte, depois o olho da aveia.

Pat Feldman December 3, 2012 at 21:34

Serve!

Max Soares December 5, 2012 at 19:23

Valeu Pat, obrigado pela atenção.

Cacilda April 9, 2013 at 7:50

Muito bom esse mingau!
Amassei bem uma banana e coloquei o mingau quente em cima. Ficou tudo de bom!

fabiana July 4, 2013 at 13:43

Pat esse mingau pode ser feito com leite?

Pat Feldman July 4, 2013 at 19:16

Eu nunca fiz, acho que ficaria muito pesado.

Edna Rosa de Jeus September 9, 2013 at 10:02

Pat, faço uso desse mingal desde 2005 quando li seu livro. Eu adoro. Mas gostaria de evitar o glútem. Ouvi dizer que tem aveia com glútem. Como faço para adquirir aveia sem glútem ou devo substituir a aveia por outro cereal?? Sou muito grata a você e Dr. Alexandre Feldman. Obrigada!!!

Pat Feldman September 9, 2013 at 11:14

Edna, a aveia contém gluten naturalmente, mas o processo de molho ajuda a neutralizar o gluten, o molho pré-digere, o que não deixa que ele nos faça mal.

Edna Rosa de Jeus September 10, 2013 at 8:39

Ok Pat. Que bom saber disso, porque assim poderei continuar consumindo esse mingal que eu adoro. Obrigada pela resposta!!!

Carollinne January 3, 2014 at 18:11

Pat, tenho aderido a tudo quanto possivel das suas dicas, mas claro dúvidas,detalhes sempre né afinal para esta população de intelectuais (eumeincluo) ‘mal informada, são muitas novidades rsrs. Então…posso deixar a aveia (e outros grãos) ‘preparada’ na água do soro àdisposição na geladeira por quanto tempo?? gosto da idéia de pegar e usar e pronto…pensar navéspera só acontece alguns dias…rs grata!

Pat Feldman January 3, 2014 at 21:15

Carollinne, deixar de molho na geladeira não é bom negócio. Ótimo negócio é você deixar de molho num dia e no dia seguinte cozinhar um monte de arroz, aveia, feijão, lentilha, grão de bico, etc e congelar os grãos já cozidos e prontos para usar em porções pequenas, o suficiente para uma ou duas refeições. Faço direto isso aqui em casa!

Carollinne January 4, 2014 at 13:32

Entendi… no caso da aveia costumo connsumir assim de imediato sem coser no iogurte, vitamina por exemplo, neste caso,a que ficou de molho um dia no vidro este vaipra geladeira do jeito que está e vou consumindo assim ainda após alguns dias…faz mal?? grata e feliz anonov0…pra mim vc está me ajjudando a ter um ano com muitas novidades boas!

Pat Feldman January 4, 2014 at 16:04

Carollinne, de molho por muitos dias, mesmo na geladeira, pode estragar. Eu não recomendo!

carol March 25, 2014 at 16:35

olá, pat! primeiro de tudo, muito obrigada por todas as informações que você disponibiliza no seu site. hoje, saber cozinhar e saber preparar os alimentos da forma correta e com conhecimento em nutrição se distanciaram muito. precisamos fazer com que andem juntos novamente. :)

dito isso, será que poderia esclarecer algumas dúvidas, já que não tenho prática com fermetação (ainda)? 1- fica gosmenta mesmo a aveia depois de deixar de molho, né? haha normalmente se eu visse algo daquele jeito, ia achar que está estragado… 2- sei que o ideal é comer tudo na hora depois de pronto e quentinho, mas quanto tempo deve durar o que sobrou? e 3- por causa da fermentação, o mingau seria considerado um probiótico? o iogurte em si é, né? mas estou usando apenas o limão.

Ana November 10, 2014 at 1:35

Ola, Pat. Acompanho seu site desde Portugal. Parabens, eu o acho excelente! Tenho uma duvida, posso deixar os flocos de aveia de molho no iogurte integral natural de um dia par outro e no dia seguinte somente adicinar mais iogurte e bater com uma fruta, por exemplo e consuming-lo assim? Porque gosto muito de vitaminas de iogurte com aveia. Muito obrigada Ana

Pat Feldman November 13, 2014 at 7:17

Pode sim, Ana!

Yuri January 9, 2015 at 23:01

Olá. Gostaria de saber se o ideal é aveia em flocos grossos ou finos.. E no caso da fementação, ela elimina o glúten, mesmo que parcialmente, do grão da aveia? Parabéns pelos sites e artigos!

Pat Feldman January 16, 2015 at 16:24

Yuri, a pré fermentação não elimina, mas sim neutraliza o glúten. Para esse mingau eu idealmente gosto dos grãos de aveia laminados, mas aqui no Brasil são caros e difíceis de achar. Na falta desses, opto pelos flocos grossos.

Ana March 17, 2015 at 14:37

Pat, tenho duas dúvidas.
Em outro post seu, há um comentário (com o qual você concordou) sobre o óleo de linhaça fazer mal. Eu nunca usei, mas uso a linhaça. Ela também faz mal ou pode ser consumida tranquilamente?
E outra, na feira da minha cidade o único iogurte orgânico que encontro é de leite pasteurizado. Vale a pena usá-lo? Não me sinto muito bem quando consumo lacticínios mas acredito que só o soro do iogurte não me fará mal. Ou é melhor substituir por suco de limão?
Obrigada desde já!!

Pat Feldman March 17, 2015 at 15:21

Ana, o problema do óleo de linhaça, especialmente esses que compramos no mercado, é que ele se oxida muuuuuuuuito fácil, quase que instantaneamente após a extração, portanto não recomendo. No consumo da linhaça inteira o óleo não é aproveitado pelo organismo, mas se quiser aproveitá-lo, moa a linhaça imediatamente antes de consumir. Só assim para valer a pena!

Fabi March 23, 2015 at 11:51

Olá PAt! Tenho uma dúvida: consumo a aveia sem glúten e gostaria de saber se ainda assim eh indicado deixá-la de molho.
Também gostaria de saber se ela pode ser consumida crua, sem passar por aquecimento.
A aveia sem glúten passa por processamento para fabricação? Qual sua opinião?
Muito obrigada! Bjs

fabiana December 1, 2015 at 12:49

oi pAT=)
tenho uma dúvida: quando deixamos de molho em meio ácido farinha/farelo de aveia ou de grao de bico, trigo etc… devemos enxaguar no dia seguinte antes de usar, como voce ensina a fazer com os grãos e sementes?
obrigada! desde que conheci seu blog ha 1 ano minha alimentação mudou 100%! beijos!

Pat Feldman December 1, 2015 at 13:23

Para o mingau não precisa enxaguar.

Lívia February 25, 2016 at 11:23

Como não consumo leite (tenho intolerância à lactose) parei de fazer mingau de aveia há tempos… essa foi a primeira vez que vi uma receita sem leite! Vou testar! Só uma dúvida: quanto seria “uma boa quantidade de manteiga orgânica”? Tem que ser manteiga sem sal? Obrigada e um abraço! ;)

Pat Feldman February 25, 2016 at 18:42

Aqui em casa a manteiga é sempre com sal. Não prejudica o resultado final. Se você preferir evitar derivados do leite, pode usar óleo de coco. Use, de um ou de outro, 1 a 2 colheres de sopa.

Lívia February 26, 2016 at 9:41

;)

Sofia March 31, 2016 at 20:54

olá pat,
acha que o farelo de aveia por ser mais quebrado tem menos anti nutrientes que os flocos?
bjj

Pat Feldman April 1, 2016 at 6:36

Não acho não!

Suelci May 18, 2016 at 10:20

Faco este mingau todos os dias pela manha. E muito bom!!!

Giseli Penha May 18, 2016 at 13:50

Oi Paty,

Coloco bem pouco óleo na minha alimentação, será que é por isso que meu intestino não funciona muito bem? Pq como mamão, bebo bastante água…

Pat Feldman May 20, 2016 at 15:05

Giseli, quando eu passei a incluir mais gorduras – do bem e naturais – na minha alimentação, meu intestino melhorou demais!

Wes August 15, 2016 at 1:22

Pat, sempre amei mingau de aveia.

Não como mais pela intolerância aos lácteos, mas a sua receita não o usa!! Então, o soro pra mim não tem jeito. Você poderia me dizer se o molho sem o ácido, funciona de verdade?

E outra coisa: a quantidade de grão que usamos influencia o período de tempo desse molho? Ex: 1/2 xícara de aveia (metade da sua receita) por 12 horas já estaria ok para cozinhar e consumir?

Eu agradeço se puder responder….

Sei que quando se trata de fermentação é certo recorrer a ti :)

Pat Feldman August 15, 2016 at 17:32

Wes, se você não pode usar o soro de iogurte, pode optar por kefir de água ou gotas de limão – o importante é o meio ácido. O tempo de molho é sempre aproximadamente o mesmo, não importa a quantidade dos grãos/farinhas.

silmara November 8, 2016 at 12:48

Pat
Vejo muitas receitas de overnight oats, dessa forma a aveia já é fermentada?
Grata,

Comments on this entry are closed.

{ 6 trackbacks }

Previous post:

Next post: