Me lembrei desse assunto na época em que escrevi o artigo sobre quiabo, em que alguém comentou a maravilha de alimento que ele é, tão rico em cálcio e ferro!! Gente, veio uma “pulguinha” me incomodar aqui. Ué, se quiabo pode ter essa combinação, por que não pode iogurte?!?!
Aí me lembrei de uma super explicação sobre este assunto que o Alexandre deu uma vez, diante de tanta gente preocupada (alguns indignados) com o fato do meu pequeno tomar tanto iogurte, e por vezes até muito leite, após as refeições.
Aí vai, a saga do cálcio!!!!
O iogurte não traz prejuízo na absorção/biodisponibilidade do ferro.
Ainda em 1991, o European Journal of Clinical Nutrition publicou o trabalho de cientistas do Centro de Pesquisas sobre Anemias Nutricionais, que testaram o efeito do consumo aumentado de iogurte em seres humanos voluntários, utilizando isótopos radioativos de ferro para medir a absorção desse mineral. Testou-se a absorção de ferro em indivíduos que se alimentavam sem e com iogurte. A conclusão foi que em condições de vida real, provavelmente o aumento do consumo de iogurte não possui efeito sobre a absorção de ferro.(Eur J Clin Nutr 1991, Nov; 45(11):553-9.)
Em 2005, o The Journal of Nutrition publicou um artigo no qual os autores (entre os quais o pediatra e pesquisador Steven Abrams, professor do Baylor College of Medicine, famoso por suas pesquisas no metabolismo de minerais nutricionalmente importantes como o ferro, cálcio, magnésio e zinco – envolvido inclusive em estudos de metabolismo de minerais em astronautas da estação espacial MIR – veja seu currículo e artigos publicados em www.kidsnutrition.org/faculty/abrams.htm) examinaram o efeito da adição de iogurte na biodisponibilidade do zinco e ferro em mulheres de uma comunidade rural mexicana.
Elas foram divididas em 3 grupos: o 1o recebeu a dieta típica/normal de sua comunidade; o 2o recebeu adição de leite; e o 3o de iogurte, durante 13 dias. As refeições foram marcadas com isótopos radioativos de Zinco e Ferro a fim de medir sua absorção. A dieta com iogurte provocou um aumento de 78% na absorção de zinco (o “mineral da inteligência”); ao passo que não houve diferença na absorção/biodisponibilidade de ferro entre os 3 grupos. (J. Nutr. 135:465-468, 2005)
Já enalteci a importância do consumo de iogurte em outro post. Aproveito para fazer isso novamente. O iogurte contém lactoferrina, que facilita a absorção de ferro e possui propriedades antimicrobianas, imunomoduladoras, antioxidantes e antiinflamatórias.
Bom apetite!
E tem meu pequeno aí para provar que o texto acima é super verdadeiro!!
Ele come iogurte diariamente, quase sempre após as refeições, já que é sua sobremesa favorita. Está com certeza muito longe da anemia!!!!
Mais uma prova de que o iogurte, alem de gostoso, e’ super importante. Eu aprendi com a Pat a fazer o caseiro e natural e agora nao para mais!
Uma maneira muito divertida e saudável de “cultivar” gratuitamente seu iogurte é através do Kefir, aquele bichinho do leite (que na verdade é um fungo) que além de fazer muito bem a saúde é uma delÃcia. Para conseguir uma cultura de kefir basta acessar comunidades no orkut e pedir o seu. Caso alguém more aqui em Curitiba, pode me pedir.
Abração!
Olá Rubiana, sou de Curitiba e gostaria de receber informações de como conseguir os grãos de Kefir Real (Leite) aguardo sua resposta meu e mail destaquerh@pop.com.br
Edna
Rubiana, Boa Noite!
Estou muito interressada na cultura do Keifir, moro em curitiba e me disponho a ir buscar, bom agradeceria muito se você conseguisse pra min.
Agradeço desde já,
Abraços,
Vicka.
Oi eu moro em Curitiba no bairro novo mundo queria algums kefir
Rubiana, na verdade o kefir não é fungo, mas sim uma riquíssima colônia de bactérias, contendo lactobacilos, leveduras, acetobactérias, entre outras. Se quiser saber mais informações, pode olhar em: http://www.kefir.50webs.org
Saudações,
Bruno Russo.
Eu moro em São Paulo, mas adoraria testar o kefir sim – seria legal criarmos este intercâmbio por aqui!!
Obrigada pela dica!
Olá, resido em curitiba, pretendo obter kefir, pode indicar-me como.
Obrigado
Olá, gostaria de obter kefir urgente!! Moro em Curitiba e posso buscar no local.
Obrigada…
quem quiser kefir em Curitiba, mande-me um email: sourosangela@gmail.com
Sou irmã da Rubiana e temos o bichinho em casa, combinaremos uma melhor maneira para passarmos as “mudas”.
Boa tarde
moro em Curitiba no Alto Boqueirão e gostaria de saber se vcs pdem me dar umas mudinhas de kefir? posso pegar no local ta…
brigadão
ola pat seu blog e 1000000000000000000…..gostaria de saber se amamentar tbm prejudica na absorçao de ferro…
aqui em casa e assim,minha filha tem 1 ano 5 meses..mama LM em livre demanda…quando ela pede eu do…no cafe da manha principalmente ela so mama(bastante heheh)o lanche depois e sempre frutass,pq e mais de uma…almoça,toma banho,mama e tira uma soneca???ela gosta bastante de iakut,ja peguei a receita falta achar a baunilha..e bem dificil por aqui…um bejao
Oi Franciele, fiquei interessada na sua receita de yakult… Será que vc poderia me passar?
E amamente sem medo, pois nao atrapalha a absorçao do ferro.
Bjs
Roberta, aqui no site temos publicada a receita de yakult caseiro: https://pat.feldman.com.br/?p=197
Olá !!! Vi uma reportagem sobre o kefir e me lembrei de quando eu comia na infância. Infelizmente não tenho mais os grãos. Como posso fazer para consegui-los ?
Obrigada,
Gisele
Moro em Curitiba. Gostaria de obter o kefir. Como posso consguir?
De preferência aquele do leite.
Obrigada… foi bastante esclarecedor!LI també o post sobre o quiabo: AMEI!!! Hilário!
Alias, vale a pena comprar uma iogurteira, ou melhor fazer iogurte do jeito que vc ensina aqui no site (na verdade nunca fiz de nenhum dos dois jeitos!)?
Tati, eu cheguei a ter uma iogurteira, mas detestei e mandei embora rapidinho! Desse jeito que eu faço é mais prático e mais barato – essas iogurteiras em geral são caríssimas!
A minha começava ruim porque era pequena, e aqui fazemos sempre grandes quantidades de iogurte. Outro defeito imperdoável: potinhos plásticos, e daqueles bem ruins, que pegam gosto a toa… Nem preciso dizer mais, né…
Pat,
eu sempre questionei internamente essa estória de cálcio e ferro, principalmente quando meus filhos vieram.
Sempre os amamentei em livre demanda e por muitas vezes eles pediam durante ou após as refeições. Como confio muito no instinto deles, nunca neguei.
Meus filhos nunca foram anêmicos.
Flávia Gontijo (mãe da Ana Clara – 4 anos e 10 meses e do João Pedro – 1 ano e 8 meses – ambos amamentados, comem orgânicos, adoram salada e suuuuper saudáveis)
Olá ! Tb estou interessada em conseguir o kefir … moro em São Paulo, alguma dica ?
obrigada
Pat, a mensagem aqui é que o iogurte (e o leite) não prejudica a absorção de ferro, certo? Porque foi isso que eu entendi da passagem do Dr Alexandre. Mas logo depois no seu trecho você diz: “O iogurte contém lactoferrina, que facilita a absorção de ferro” e eu não vi nos resultados dos dois estudos mencionados pelo Dr Alexandre que facilita (ou dificulta) a absorção…
Tenho ficado muito confusa (e frustrada) com esses efeitos contrarios que certos componentes tem sobre outros, achava que comendo uma alimentação mais integral e fresca resolveria “tudo”, ah se fosse tão facil…. :(
Pat, olha que artigo legal sobre alimentos refinados:
http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/saude/farinha-de-trigo-acucar-e-cocaina/
Silvia, esse foi um dos melhores textos que já li nos último tempos!! Vou reproduzi-lo no site, na forma de artigo, com créditos para você, que o indicou e, logicamente, cre’ditos para o genial autor!!
Obrigada!
Franciele, comprei minhas 5 primeiras favas de baunilha no Mercado Livre.
Não sei em que cidade/estado você mora, mas se estiver a fim de importá-las de outro estado posso te passar o telefone da pessoa que me vendeu.
Pat, quantas vezes posso reutilizar as favas no preparo do extrato?
Pat,
Aquele iogurte natural integral que se vende em supermercado também serviria? Eu sei que o ideal seria orgânico, mas aqui no Rio não tenho acesso a isso. Eu li um artigo de vocês explicando que o processo de transformar o leite em UHT em iogurte acaba o tornando um produto consumível.
Eu também faço iogurte caseiro e ja tive kefir e fiquei aqui pensando, se a gente pega um potinho de iogurte natural pra fazer o nosso, entao sera que se pegarmos um potinho daqueles com os tais bacilos, daquela marca, do potinho verde escuro pra fazer o nosso iogurte da certo?
Se forem culturas vivas, tem que dar certo. Se não der certo, significa que os tais lactbacilos vivos da “tal marca”, do “tal potinho verde escuro”, não são tudo isso que prometem!
Quem quiser Kefir de leite em Sao Paulo e puder vir buscar aqui em casa ( to sem carro gente, e por correio nao sei nem como funciona???), tenho pra doar! Poxa nunca acho quiabo organico…vi uma vez no pao de acucar e nunca mais…
Syl, quando está na época, você encontra quiabo orgânico na banca da Rita, lá na feirinha. É s’perguntar que o pessoal logo sabe que é ela, uma querida! Pode falar que é leitora do meu site!
Syl, me interesso por buscar o kefir na sua casa … vc pode me passar o endereço? Meu email é luciane.rici.heuseler@bancoreal.com.br. Obrigada !
Gostaria de receber grãos de kefir de leite, por favor como posso conseguir. Moro em Curitiba e posso retirar no local. Agradeço a resposta.
moreira45@hotmail.com
Olá sou de Curitiba e gostaria de receber mudas de Kombuchá e Kefir de leite (aquele que fica igual iogurte)
Quem tiver mudas por favor me contacte por email.
Obrigada.
Olá Pat,
Gostaria de saber com quantos meses seu filho já comia iogurte? Pergunto pq o leite de vaca é recomendado a partir de 1 ano…
Outra coisa, já chegou o óleo de coco?
Obrigada
Janaína, nada de óleo de coco ainda, infelizmente… O iogurte meu filho, que não mamou no peito, teve sempre presente em sua alimentação, desde as primeiras mamadeiras.
Oi alguém pode me vender ou doar Kefir de leite, moro em Curitiba e meu f: 41 35731970 obrigada!
Olá gostaria de receber uma doação de kefir URGENTE moro em Curitiba, SE ALGUEM PUDER ME DOAR VOU BUSCAR DESDE JÁ MUITO OBRIGADA!!! MEU E-MAIL: É vanessa_sorte@hotmais.com
Pat, fiz ontem o iogurte natural. muito fácil, nem usei termômetro pra medir a temperatura, coloquei o dedo pra ver se já estava morno. agora que deu certo, vou passar a fazer com leite orgânico. Espero que o meu marido abandone o industrializado…
Beijos
Mas esses iogurtes de supermercados não presta , n é?
Se tiverem muitos aditivos, é melhor evitá-los, mas se forem apenas leite e cultura láctea, não há ocm o que se preocupar.
Oi pat. Queria tirar algumas informações com você. Quanto de iogurte, fígado cozido e gema posso dar ao meu filho de 5meses.
E outro interesse meu é se você poderia me indicar sua pediatra ou algum outro que mais ou menos compreendesse essa linha de tratamento, pois até agora não tive sucesso quanto a isso, então já nem falo mais e faço o que quero.
Mas seria bom um profissional que soubesse um pouco e acompanhasse o crescimento através desta alimentação.
Obrigada aguardo o retorno.
Olá pat! Estou tentando engravidar há 3 meses e minha médica disse que a alimentação pode interferir 80% nas chances de conseguir… Ou não…
Andei lendo por aí que é necessário consumir iogurte todos os dias… Porém, não sei se essa dica é mesmo válida, você sabe???
E conhece mais algum alimento que pode me ajudar???
Um grande beijo!!
Manuela, consumir alimentos densos em nutrientes, como ovos, carnes, caldos caseiros, óleo de coco, etc, e evitar ao máximo os produtos alimentícios industrializados com certeza fortalecerá o teu organismo e facilitará a gravidez. Mas não fique ansiosa, isso também atrapalha!!! A minha médica, na época, me disse que algumas mulheres podem levar ate 2 anos para engravidar, sem que isso signifique que tenham algum problema de fertilidade.
Oi pat, mandei uma msg, não sei se chegou a ler, estou esperando sua resposta para me ajudar. Beijos
Não recebi nada, Mirella!
Oi pat. Então vou manda novamente. Queria tirar algumas informações com você. Quanto de iogurte, fígado cozido e gema posso dar ao meu filho de 5meses.
E outro interesse meu é se você poderia me indicar sua pediatra ou algum outro que mais ou menos compreendesse essa linha de tratamento, pois até agora não tive sucesso quanto a isso, então já nem falo mais e faço o que quero.
Mas seria bom um profissional que soubesse um pouco e acompanhasse o crescimento através desta alimentação.
Beijos
Mirella, em geral, para os meus filhos, eu dava em torno de uma colher de sopa de fígado, a mesma quantidade de iogurte (as vezes um pouco mais) e uma gema de ovo caipira orgânico a cada dia. Pediatra eu não tenho nenhum para indicar, porque como meu marido é médico, o acompanhamento mensal dos meninos ele mesmo fazia e faz até hoje. Apesar dele não ser pediatra, se precisar de alguma coisa, algum atendimento, marque com ele!
Ah que legal pat, seu marido então poderia atender meu filho de 5 meses?
Porque até hj tudo que sei foi lendo sites e acompanhando o site da weston price, mas ter uma pessoa orientando é ótimo ainda mais nessa fase que começa introduzir alimentos.
Você poderia me passar o contado pra marcar a consulta e o endereço.
Obrigada.
Creio que ele te atende sim, Mirella, mas não espere nada parecido com uma consulta de pediatra, ok! Anote o número: (11)3331-6665 Me avisa quando você vem, se der, apareço lá no dia da tua consulta!
Oi pat, já marquei para o dia 15maio as 10hr. Você pode falar pra ele que é pro meu filho e a respeito do que falei sobre alimentação mesmo.
Pode ficar tranquila que pediatra pra mim se resume em medir e pesar somente.
O que sei até hoje foi por procura e conceitos meu mesmo, e como meu pai é médico sempre me orienta nas descobertas, inclusive há uns 3 anos atrás a primeira matéria que li sobre o sol foi do seu marido, e fui descobrir esses dias vendo o seu blog.
O que quero mesmo na consulta é orientação certa para o meu filho que busco fazer o melhor seguindo a WP. Que acredito ser o melhor estilo de vida.
Muito obrigada e espero que consiga ir sim. Desde já agradeço muito.
Mirella.
Ah o nome do meu filho é Caíque. Caso vc ligue na clínica pra saber. Beijos
Gente, eu leio muito sobre alimentação e o leite ñ faz bem. Fermentado ele até é melhor tolerado pelo organismo. O leite cria muco no organismo, desencadeando crises alergicas e diversas outras doenças e males ( enxaqueca, sinusite, até cancer) . Procurem informações em diversas fontes e lembrem q esse ñ é um processo imediato. As alergias respondem rapidamente ao consumo da lactose mas outras doenças não. Grande parte das pesquisas são encomendadas pela bilionaria industria, que quer msis q nos entupamos de seus produtos enquanto eles enriquecem.
Leite de vaca é para os bezerros. ;)
Muito esclarecedor!!! Obrigada!