Já não é de hoje que eu acho que comidas “diet” não prestam… Na minha opinião, são completamente sem gosto e sem graça, além de com certeza fazerem muito mal – um monte de química no nosso organismo não pode ser bom!!!
E hoje em dia vejo até crianças consumindo “isso e aquilo” na versão diet!!
Eu não sou dona da verdade no que diz respeito à alimentação saudável, mas de uma coisa tenho certeza: produtos “diet” não prestam, nem para adultos e muito menos para crianças!! Uma alimentação balanceada, saudável e baseada no que a natureza nos oferece é com certeza a melhor opção. O estudo divulgado hoje no site da BBC Brasil, confirma as minhas impressões.
Comida de dieta ‘pode provocar obesidade em crianças’
Pesquisadores sugerem dieta baleanceada para crianças |
O estudo, publicado na revista científica Obesity, realizou testes com ratos de laboratório em que os roedores foram tratados com comidas de baixa caloria.
Os pesquisadores treinaram ratos jovens para relacionar o gosto da comida ao valor calórico e perceberam que, ao notarem que os alimentos tinham poucas calorias, os roedores comeram mais do que o necessário para compensar.
O consumo das versões de baixa caloria de produtos que normalmente têm alto teor calórico pode desregular a habilidade natural do corpo de controlar a ingestão de energia através do gosto dos alimentos.
Dieta balanceada
De forma semelhante, estimam os pesquisadores, crianças que fazem dieta podem acabar comendo mais das comidas de baixa caloria e aumentar o peso.
David Pierce, líder da pesquisa, disse que uma dieta balanceada, combinada com exercícios físicos, é a melhor forma de manter as crianças em forma e saudáveis.
“Com base no que aprendemos, é melhor que as crianças comam de forma saudável, com dietas balanceadas que contenham calorias suficientes para suas atividades diárias e evitem lanches ou refeições com baixas calorias.”
E acrescentou: “Comidas de dieta provavelmente não são uma boa idéia durante a fase do crescimento”.
Os estudiosos também perceberam que, ao contrário dos mais novos, os ratos mais velhos não apresentaram a mesma tendência e comeram menos.
Isto porque, acreditam os pesquisadores, eles foram capazes de identificar através do gosto o nível do valor energético dos alimentos e ingerir a quantidade certa de energia.
to contigo!
na minha casa nunca entrou produtos diet.
acho um horrorrrore!
bjs,